PARNASIANISMO E SIMBOLISMO

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Transcrição da apresentação:

PARNASIANISMO E SIMBOLISMO ENTRE O EQUILÍBRIO E A LOUCURA

CARACTERÍSTICAS DO PARNASIANISMO

BUSCA DA PERFEIÇÃO FORMAL VOCABULÁRIO CULTO GOSTO PELO SONETO RIMAS RARAS, CHAVES DE OURO GOSTO PELAS DESCRIÇÕES

OBJETIVISMO RACIONALISMO UNIVERSALISMO APEGO À TRADIÇÃO CLÁSSICA PRESENÇA DA MITOLOGIA GRECO-LATINA ARTE PELA ARTE

PRINCIPAIS POETAS

ALBERTO DE OLIVEIRA

a) o mais atado aos rigores do Parnasianismo; b) poemas que reproduzem mecanicamente a natureza e objetos decorativos; c) poesia morta e aberta apenas para a apreciação do objeto.

RAIMUNDO CORREIA  

a) fase romântica (Primeiros sonhos – 1879): influências de Casimiro de Abreu e Fagundes Varela; b) fase parnasiana (Sinfonias – 1883; Versos e versões – 1887): poesia filosófica, negativa (influenciada por Schopenhauer) c) fase pré-simbolista: pessimismo que busca refúgio na metafísica e na religião. Poesias com pesquisa de musicalidade e sinestesia.

OLAVO BILAC  

a) o mais inovador do Parnasianismo; b) metalinguagem (poética da perfeição); c) lirismo amoroso e textos históricos (influência do Romantismo); d) escritor parnasiano, mas um homem nacionalista ufanista.

CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO

SUBJETIVISMO LINGUAGEM VAGA, IMPRECISA (PARA TRASMITIR SUGESTÕES) ABUNDÂNCIA DE FIGURAS DE LINGUAGEM MUSICALIDADE (SUGESTIVA) SONETO E OUTRAS FORMAS POÉTICAS

ANTIMATERIALISMO E ANTI-RACIONALISMO MISTICISMO E RELIGIOSIDADE INTERESSE PELAS ZONAS PROFUNDAS DA MENTE HUMANA E PELA LOUCURA PESSIMISMO, DOR DE EXISTIR INTERESSE PELO NOTURNO RETOMADA DE ELEMENTOS DA TRADIÇÃO ROMÂNTICA

PRINCIPAIS POETAS

CRUZ E SOUSA

  a) herança do Romantismo: culto da noite, certo satanismo, pessimismo e morte; b) preocupação formal para gerar musicalidade (forte presença de aliterações e assonâncias); c) Praticamente todas as características simbolistas estão presentes em seus poemas.

d) emprego de palavras com iniciais maísculas ( para dar um valor absoluto a certos termos); e) obsessão pela cor branca, brilhos, forte conflito entre matéria e espírito.

ALPHONSUS DE GUIMARAENS  

a) é constante (ou Constança) o tema da morte; b) atmosfera litúrgica e mística; c) adotou o uso das Redondilhas (o que não era comum no final do século XIX)