Tema: Abertura política de 1985 até os dias atuais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

“LEI DA FICHA LIMPA” (Lei Complementar 135/10)
Infecções Hospitalares
História e Geografia de Portugal
OS GOVERNOS MILITARES HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO
Direito à Vida.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
A volta de Getulio Vargas( ) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu.
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
Regimes autoritários nos anos 30
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
A República Populista ( )
Justiça, 2004 Maria Augusta Ramos
Pretérito Perfeito do Indicativo
A FUNÇÃO DOS JURISTAS DO LARGO SÃO FRANCISCO, DE 1967 A 1969 XXXXX
Fim do Governo Militar Gov. Figueiredo
A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel ( ) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:
Prof. Osiel Lima História do Brasil
PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS
Brasil no século XX: o desafio da educação
Brasil no século XX: o desafio da educação
Regime Militar (1964 – 1985).
Presidente da República
Betinho, uma vida de luta e afeto
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
REVISÃO DE HISTÓRIA.
Políticas e Gestão Democrática da Educação
A EXPANSÃO DA RADIODIFUSÃO E A RESTRIÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO DO CBT/1962 À ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
IMPRESSIONANTE.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ): A VOLTA AOS QUARTÉIS
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
Organização Política e Administrativa de Portugal
Projeto de Português “gente que faz a diferença”!
Curso Direito à Memória e à Verdade
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Pág 1, 2, 3, 4, 5, 6 ok.
Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva.... Aníbal António Cavaco Silva (Boliqueime, Loulé, 15 de Julho de 1939) Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro.
A Democracia Jovem do Brasil.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
José Roosevelt Pereira Maio /  Encontros pioneiros em 1984: 19/ Julho em Uberlândia e 17/Agosto em Uberaba  12/ Setembro: Discurso do candidato.
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
O Brasil redemocratizado A nova cidadania. Contexto Após o regime militar que ocorreu de assistimos a suspensão das garantias democráticas presentes.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
MULTIMÍDIA.
A Redemocratização do Brasil
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
REPÚBLICA MILITAR (1964/1985).
O velho e o novo na Nova República Governos Collor e Itamar
Curso Direito à Memória e à Verdade
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
Adjuntos Adverbiais em Livros Didáticos de História do Brasil.
PRÉ-CEFET HISTÓRIA.
Marlon Luiz e Eduardo Terra Turma: 704 Presidenciáveis 2014.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
 Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Foi o presidente.
ERA VARGAS ( )  Out – Governo Provisório (sem Constituição)  – Governo constitucional  10/11/1937 – a decretação do Estado Novo.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

Tema: Abertura política de 1985 até os dias atuais. E. E Camilo Bonfim. Tema: Abertura política de 1985 até os dias atuais. Alunas: Bruna Nogueira e Hérika Alencar. Nº: 29 e 30. Profª: Maria de Fatima. Disciplina: História. Série: 9º 'B'

O que foi Abertura Politica? A abertura política é o nome que se dá ao processo de liberalização da ditadura militar que governou o Brasil. Esse processo teve início em 1974 e terminou em 1988, com a promulgação da nova Constituição.

Governo Figueiredo. Em 15 de março de 1979, Figueiredo, o último dos generais no poder, assume a Presidência da República (1979-1985). Assumiu jurando fazer do Brasil uma democracia. Ficou famoso pela sua frase, ao ser questionado sobre a abertura política: "É pra abrir mesmo. Quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento!"

Propostas as Eleições Diretas. Em junho de 1984, o governo enviou ao congresso uma nova proposta de emenda constitucional, a emenda Leitão, também conhecida como emenda Figueiredo. A proposta definia as eleições diretas em 1988, mantidas as eleições pelo colégio eleitoral em 1984. A oposição então fez uma manobra contrária, apresentando uma sub emenda, mudando a data do pleito, colocando novamente as eleições diretas imediatamente. O governo então retirou a emenda.

Tancredo de Almeida Neves Foi um advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido primeiro-ministro de 1961 a 1962, ministro da Justiça e Negócios Interiores de 1953 a 1954, ministro da Fazenda em 1962, e governador do estado de Minas Gerais de 1983 a 1984.

Cirurgias de Tancredo. No dia 20 de março Tancredo foi operado pela segunda vez. Houve desentendimentos entre os médicos sobre os resultados da cirurgia. Tancredo foi conduzido ao Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde, em 26 de março, sofreu a terceira cirurgia, realizada pela equipe do doutor Henrique Pinotti. O país todo ficou acompanhando o quadro médico de Tancredo, dia a dia. Os boletins médicos eram lidos pelo jornalista Antônio Brito, porta-voz da presidência.

A Morte de Tancredo. Novo diagnóstico: infecção hospitalar contraída durante a internação no Hospital de Base de Brasília. Para combater, usaram um antibiótico não comercializado, por ser novo. No dia 2 de abril Tancredo sofreu sua quarta cirurgia, para corrigir uma "hérnia inguinal encarcerada no lado esquerdo do abdome". A quinta operação foi realizada no mesmo dia. No dia 9, uma sexta operação, uma traqueostomia. No dia 12, a sétima cirurgia. Os médicos anunciaram que Tancredo estava com quadro grave, sobrevivendo com aparelhos. Finalmente, no dia 21 de abril a morte de Tancredo foi anunciada.

Fonte: www.infoescola.com www.mundovestibular.com.br