CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Advertisements

Luiz Augusto Marcondes Fonseca
MAUS-TRATOS CONTRA CRIANÇAS: ALGUNS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias do Mato Grosso
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Vilma Santana Universidade Federal da Bahia
Pediatria Ambiental Rio de Janeiro – maio/09
Aspectos gerenciais de hospitais filantrópicos no Brasil
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
Estudo de prevalência de base populacional das infecções pelos vírus das hepatites A,B e C no Brasil Brasília, outubro de 2009.
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (SST) POR MEIO DA IDENTIFICAÇÃO DO ABSENTEÍSMO, COM BASE NOS DADOS OBTIDOS DE UMA POPULAÇÃO URBANA Aluna: Sylvia.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência
Estatística Descritiva
Disciplina de Probabilidade e Estatística
João Luiz Barbosa Nunes
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Fonoaudióloga Mestre Milene Rossi P. Barbosa
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Estudos transversais Dr Hermano Alexandre Mestre em Saúde Pública
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Modelagem Estatística
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Projeto de pesquisa Natal 2006
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Os gaúchos e o coração.
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
SINTOMAS VOCAIS E FATORES RELATIVOS AO ESTILO DE VIDA EM PROFESSORES Autores: Carollina Caporossi Léslie Piccolotto Ferreira Instituição: Pontifícia Universidade.
ENSP FIOCRUZ SAÚDE PDSD SAÚDE PDSDSAÚDE PDSD Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) Módulo SAÚDE Institutos do Milênio – Edital CNPq.
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
TRABALHO COM ALTA EXIGÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM ELETRICITÁRIOS Autores: Suerda Fortaleza de Souza - CHESF Programa de Pós graduação em Saúde,
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO AGOSTO/2007 BELO HORIZONTE Dr. Antônio Dórea.
LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia Ministério da Saúde Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF Universidade Federal do.
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
4º Encontro Nacional de Gerentes de Risco Sanitário Hospitalar GGTES/GVISS/ANVISA Apresentador: Dr. Valdir LisboaSantana Apresentador: Dr. Valdir Lisboa.
Prof. André Aparecido da Silva
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
JANE MARLUZA DOS SANTOS PROF. NILZO MACHADO INFORMÁTICA I SEAC/ EAD
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Lídia Andrade Lourinho
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Universidade Federal da Bahia
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Transcrição da apresentação:

CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho Suerda Fortaleza de Souza Tânia Maria Araújo Universidade Federal da Bahia-UFBA. FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA MESTRADO EM SAÚDE, AMBIENTE E TRABALHO

OBJETIVOS Descrever as condições de trabalho, sob os aspectos psicossociais, e problemas de saúde referidos pelos trabalhadores de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão de energia elétrica de uma empresa do setor elétrico.

MATERIAL E MÉTODOS População de referência: 158 trabalhadores do sexo masculino, dos setores de manutenção de equipamentos e LT’s, da unidade regional de uma empresa de energia elétrica, situada nos Estados da Bahia e Sergipe. Desenho de estudo Estudo epidemiológico, descritivo de corte transversal Coleta de dados Questionário: Características socio-demográficas e estilo de vida Características do trabalho (Aspectos psicossociais do trabalho) Saúde geral e mental

MATERIAL E MÉTODOS Instrumentos de coleta: Aspectos Psicossociais  The Job Content Questionnaire – JCQ (Quetionário do Conteúdo do trabalho) e Effort-Reward Imbalance Questionnaire - ERI-Q (Desequilíbrio Esforço-Recompensa). Transtornos Mentais Comuns-TMC  SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire). Depressão  Center for Epidemiologic Studies Depression Scale - CES-D (Escala de depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos). Uso abusivo de Alcool  CAGE.

MATERIAL E MÉTODOS Análise estatística dos dados: Foram utilizadas medidas de tendência central, de dispersão e medidas de prevalência para descrever as condições socio-demográficas, estilo de vida e os aspectos do trabalho e da saúde Foi utilizado o programa “Statistical Package for the Social Sciences” – SPSS, versão 9.0 para Windows (1991).

MODELO DEMANDA-CONTROLE Suporte Social Demanda Baixa Alta Alto Baixa Exigência Trabalho Ativo Baixo Trabalho Passivo Alta Exigência Diagonal B Controle Diagonal A Fonte: Araújo et al., 2003

MODELO ESFORÇO-RECOMPENSA

CARACTERÍSTICA DA POPULAÇÃO Média de idade: 45 anos (±8,6) Situação conjugal: 64,6% são casados Filhos: 75,9% têm de 1 a 3 filhos Escolaridade: 41,1% têm o curso médio completo Renda: 54,4% ganham de 1.001,00 a 2.500,00 Uso regular de bebida alcoólica : 59,5% Hábito de fumar: 13,3% Prática de atividade física regular: 39,9% Média de tempo de trabalho na empresa: 19,6 anos (±10,6) Média de tempo na função: 14,4 anos (± 9,8) Média de tempo no setor: 12,6 anos (± 9,27) Função: Auxiliar de manutenção: 45,6% Técnico/Supervisor de manutenção:43,0% Engenheiros: 11,4%

RESULTADOS Freqüência dos Aspectos psicossociais do trabalho, segundo funções, em 158 trabalhadores de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão de energia elétrica. Salvador, Bahia, Brasil, 2008.

RESULTADOS A maioria dos Engenheiros apresentava: Alto esforço, alto comprometimento e alta demanda psicológica; A maioria dos Técnicos /Supervisores apresentava: Baixo suporte social e alto comprometimento; A maioria dos auxiliares apresentava: Baixo controle, alta demanda física, baixo suporte social, alto esforço e alto comprometimento.

RESULTADOS Freqüência dos aspectos psicossociais do trabalho, segundo funções, em 158 trabalhadores de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão de energia elétrica. Salvador, Bahia, Brasil, 2008.

RESULTADOS A maioria dos Engenheiros se encontrava na situação de trabalho ativo; O maior percentual dos Técnicos/Supervisores estava na situação de trabalho com baixa exigência (40,0%); O maior percentual de Auxiliares se encontrava na situação de trabalho passivo (33,3%); Os auxiliares apresentaram maiores percentuais nas situações de alta exigência (25,0%) e de desequilíbrio esforço-recompensa (11,1%).

RESULTADOS Freqüência de aspectos relativos à saúde, segundo função, dos 158 trabalhadores de manutenção de geração e transmissão de energia elétrica. Salvador, Bahia, Brasil, 2008.

RESULTADOS Os Engenheiros apresentaram o maior percentual de Hipertensão arterial (33,3%) e de depressão (27,8%); Os Técnicos/Supervisores apresentaram o maior percentual de uso abusivo de álcool (42,6); Os Auxiliares apresentaram o maior percentual de Hernia discal (16,7%) e de TMC (25,0%).

FATORES PSICOSSOCIAIS Modelo Esforço-Recompensa RESULTADOS Freqüência dos Transtornos Mentais Comuns - TMC, segundo os Modelos Demanda-Controle e Esforço-Recompensa, em 158 trabalhadores de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão de energia elétrica. Salvador, Bahia, Brasil, 2008. FATORES PSICOSSOCIAIS N PRESENÇA DE TMC n % Modelo Demanda-Controle Trabalho com baixa exigência 54 5 9,3 Trabalho passivo 34 6 17,6 Trabalho ativo 37 9 24,3 Trabalho com alta exigência 33 12 36,4 Modelo Esforço-Recompensa Situação de esequilíbrio 14 7 50,0 Situação de equilíbrio 144 25 17,4

CONCLUSÃO A presença de fatores de riscos psicossociais na população estudada foi expressiva, principalmente entre os auxiliares de manutenção. Baixo suporte social foi marcante entre os Técnicos/Supervisores e Auxiliares. O maior percentual de trabalhadores na situação de alta exigência foi entre os auxiliares de manutenção. Os auxiliares de manutenção têm maiores prevalências na maioria das doenças. As presenças de uso abusivo de álcool , de hipertensão arterial e de transtornos mentais foram expressivas em todas as funções. A prevalência de TMC foi maior entre trabalhadores nas situações de alta exigência e de desequilíbrio esforço-recompensa.

PERSPECTIVAS DO ESTUDO Os resultados do estudo poderão servir como um dos indicadores utilizados pela empresa para adoção de ações que venham a proporcionar uma maior atenção à saúde física e mental dessa população, levando em consideração os aspectos psicossociais do trabalho.

Este estudo foi dedicado aos trabalhadores do setor elétrico do Brasil, em especial aqueles que trabalham na manutenção das usinas, subestações e linhas de transmissão. Um trabalho tão perigoso e muitas vezes pouco reconhecido. Trabalhadores que com a sua energia garantem a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica, tão essencial à sociedade brasileira. OBRIGADA A TODOS! suerda.souza@gmail.com