Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Implantando o PGRSS Etapas do Manejo
Biotecnologia Prof.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
Apometria Energia Espiritual Estudo de Casos
Empreendedorismo na Saúde
Ciência e Tecnologia João Carlos Paiva
Noções sobre medicamentos
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero
O que é Química? É a Ciência que estuda as propriedades e as transformações que ocorrem com a matéria e a energia envolvida nesses processos.
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
PIRATARIA DE REMÉDIOS.
INDÚSTRIA ELETRÔNICA TURMA REDENTOR Fernanda Amorim Esteves n°8
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Química e qualidade de vida
Engenharia Genética.
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Importância da Química na Medicina
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO III. SAÚDE E MEDICINA
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Rafaela Ferreira dos Santos
Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM
O Que é a Física.
Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.
Controle de Infecção Hospitalar
Nome: Isabelle Sobral 1 Ano do Ensino Médio.
Química Pablo Felipe Profª. Carol
Yasmin Morais N°:33 Prof°: Ana Carolina 1°AM
Nome:Gabriel Pereira Gomes Nº6 1ºEM 20/03/14
Ruan Lucca nº26 – Professora Carol
Química na Medicina.
Prevenção.
Luiz Henrique Silva de Freitas nº17 Profª Carol
Professora: Ana Carolina Química 1ºAM
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Infra-estrutura 77 leitos (63 na Internação + 8 de Terapia Intensiva + 6 na Unidade de Transplante de Medula Óssea) consultas/ano internações/ano.
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Como a química interfere na medicina
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Raffaela Plazezwski n°24
Fernanda Catarine de Carvalho nº05 1ºEM
Lixo Nuclear.
ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS
CEBRAC ATENDENTE DE FARMÁCIA SÃO JOÃO DE MERITI
O BIOMÉDICO E A IMAGENOLOGIA
nome:Nicole Moledo Serie:1 EM N°: 21
I Jornada Interdisciplinar da Liga Acadêmica de Oncologia
Colégio Da Polícia Militar
Curso de Física Física Médica Licenciatura em Física.
Importância da Química na Medicina
Victor Augusto da Silva n°29 1°EM
Fundamentos em Farmacologia
MEDICINA GENÔMICA Prof. MSc. Hélio Alves.
Trabalho apresentado a profª. Carol, na disciplina de química
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Química medicina. Colégio da policia militar Profª Ana Carolina Jenifer Rodrigues N°11 1°EM.
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar Química Medicina Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar

Química e Medicina

Química Medicina ... Sem química não há cura!  Já sabemos que a química é uma ciência experimental , que esta presente em praticamente tudo , e uma das áreas que ela atua e tem grande importância é na medicina ! Encontramos a química em diversos desenvolvimentos das técnicas medicinais , nas diversas substâncias do organismo e em vários processos . O que prova sua importância na medicina é o fato de ter aplicação de química , na descoberta de remédios , tratamentos e até nos aprimoramento de conhecimento do nosso corpo . O estudo da química é necessário até mesmo para entender diversas atividades necessárias ao nosso metabolismo . E assim contribuir para o profundo desenvolvimento de cada atuante na medicina Basicamente , a química na medicina é tudo , sem a química seria praticamente impossível , entender o funcionamento do nosso corpo , para depois diagnosticar o que esta acontecendo , para estudar como matar certo vírus e criar as substâncias que curem as doenças !

Química Medicina

Química Medicina Observando de forma mais detalhada , as nossas atividades biológicas , que são fundamentais para o nosso corpo funcionar , e a estrutura química dos indivíduos , conseguimos perceber que a relação entre a química e a medicina , é de importância vital para o diagnostico do paciente .  O desenvolvimento da medicina se baseia no auxilio de estudos mais aprofundados de outras áreas , entre uma das mais importantes , a química , apresentando e revelando com maior eficiência as necessidades de cada paciente . A partir de 1954 começaram a ser abertas discussões sobre o assunto , que é estudado até hoje , trazendo novas tecnologias e inovações na área da saúde para estudar como matar certos vírus e criar substancias que matem doenças . Hoje em dia se não fosse a química não teríamos os exames de grande sofisticação  , e não teríamos o diagnostico de doenças como temos , e a indústria farmacêutica não fabricaria remédios , pois sem química não a diagnostico , não a remédios , não há cura .

Química na Medicina

Quais as aplicações da Química na Medicina? São inúmeras as aplicações da Química na Medicina, a começar pelas novas drogas sintéticas capazes de controlar doenças como a AIDS. As contribuições da Química na saúde humana se fazem presentes sempre que algum material novo é produzido e aplicado na melhoria da qualidade de vida da população. Assim, o desenvolvimento de próteses menos agressivas ao corpo humano, por exemplo, depende da produção de materiais nos quais as células sejam capazes de se desenvolver, o que é um problema cuja solução passa pela Química. Também são relevantes as contribuições da Química na Medicina preventiva, como é o caso da nova geração de contrastes, cada vez mais específicos para permitir o diagnóstico de tumores quando ainda são operáveis. Por fim, se considerarmos também os aspectos sociais da Medicina, como a melhoria nas condições de saneamento básico e o controle de doenças sexualmente transmissíveis, veremos que a atuação da Química se estende a produtos simples como desinfetantes ou preservativos. Por fim, sempre que a peça-chave de um quebra-cabeça envolver um material com propriedades específicas, há o trabalho de centenas de químicos junto a outros profissionais para resolver problema.

Química e Medicina

Química na Medicina Sabemos que a Química Orgânica tem feito inúmeras contribuições para a Medicina, através da descoberta de princípios ativos, do planejamento e da síntese de fármacos. No entanto, a Química Inorgânica tem igualmente papel importante, tanto na clínica quanto na pesquisa e no desenvolvimento de novos medicamentos, como veremos neste Caderno Temático. Mostramos aqui algumas possibilidades de intervenção da Química Inorgânica na Química Medicinal, através de exemplos de compostos inorgânicos em uso clínico ou que estão sob investigação, bem como de compostos orgânicos cujo mecanismo de ação envolve a interação com um metal.

Química na Medicina A medicina nuclear envolve dois usos distintos de radioisótopos: terapia e diagnóstico. No uso terapêutico, a radiação é empregada na tentativa de curar doenças. Algumas formas de câncer, por exemplo, podem ser tratadas por radioterapia. As células do tumor cancerígeno são destruídas pelos efeitos da radiação. Embora o feixe radiativo seja apontado precisamente sobre o tumor, diversos efeitos colaterais acompanham o tratamento. As células da mucosa intestinal, por exemplo, são particularmente susceptíveis à radiação, fazendo com que os pacientes sofram de náuseas e vómitos.

Química na Medicina A química está presente em praticamente todos os medicamentos modernos. Sem ela, os cientistas não poderiam sintetizar novas moléculas, que curam doenças e fortalecem a saúde humana. Mas a aplicação da química vai além dos medicamentos. Ela cerca o homem de outros cuidados que prolongam e protegem a vida. Fornecedor de uma quantidade fantástica de produtos básicos para outras indústrias, o sector químico também desenvolveu matérias-primas específicas para a medicina. Válvulas cardíacas, próteses anatômicas, seringas descartáveis, luvas cirúrgicas, recipientes para soro, tubos flexíveis e atóxicos e embalagens para retirar e armazenar sangue são apenas alguns dos exemplos dos produtos de origem química que revolucionaram a medicina. Hospitais, clínicas, laboratórios, enfermarias e unidades de terapia intensiva têm na química uma parceira indispensável. Os modernos equipamentos utilizados em cirurgias ou diagnósticos foram fabricados com matérias-primas químicas. Avançados desinfetante combatem o risco de infecções. Reagentes aceleram o resultado de exames laboratoriais. Na medicina, mais do que em qualquer outra atividade, fica patente que química é vida.