Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.

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Transcrição da apresentação:

Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral Profa. Aliana, Profa. Regina e Profa. Sabrina Coordenação Rio Grande, Julho de 2010.

Roteiro Contexto Atual Ações para a Implementação Cronograma Referências

Contexto Atual O IFRS conta, atualmente, com média de alunos, distribuídos em 6 cursos técnicos, cursos na modalidade em EAD e de graduação; Inexistência de uma equipe específica para apoio aos alunos especiais; Contratação de intérpretes por tempo determinado; Professores desconhecem métodos e Tecnologias de Interação e Comunicação (TIC’S); Temos no momento, 6 alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Proeja.

Contexto Atual Depoimento dos professores: - “ deixei os restantes dos alunos vendo um filme, enquanto tentei achar uma maneira de atender os surdos ”. - “ semestre que vem, vou ter aula com os alunos surdos do PROEJA, não tenho nem idéia como vou fazer ”. Ao serem perguntados se conheciam as Tecnologias Assistivas: a resposta foi que nunca tiveram contato. Professores de língua inglesa e portuguesa.

Ações para a Implementação Promover sensibilização para mudança de paradigma na comunidade IFRS/Campus Rio Grande; Projetos e ações como forma de Inclusão Social, Digital e Profissional das PNE’s; Capacitar os Profissionais do IF através dos cursos de extensão; Promover eventos/oficinas/seminários, divulgar na mídia; Participar de eventos de capacitação a nível municipal, estadual, nacional e internacional. Promover uma sociedade igualitária através do núcleo;

Ações para a Implementação Mobilização de parcerias com os segmentos da comunidade local de Rio Grande (Apaes, prefeituras e instituições de ensino da região, cooperativas, sindicatos, empresas, indústrias, etc); Livre acesso às Tecnologias Assistivas/Adaptativas, como: Falibras (surdos), Dosvox (cegos), etc; Levantamento das necessidades/dificuldades/perspectivas de cada um desses alunos. Elaborar um chekclist de acordo com as normas de ACESSIBILIDADE da ABNT (NBR9050- Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos ).

Cronograma Atividades Julho AgostoSetembroOutubroNovembroDezembro Definição de equipe; Levantamento de dados e Elaboração do regimento Elaborar um Chekclist Divulgação do NAPNE Instalação Funcional (recursos tecnológicos) Promover sensibilização Atendimento a alunos, professores e setores envolvidos Participação em eventos

Referências =article&id=12507&Itemid=826 =article&id=12507&Itemid=826

Profa. Aliana Cardoso Profa. Regina Barwaldt Profa. Sabrina Rosa