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Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.

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Apresentação em tema: "Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa Universitário de Educação Ambiental do Campus “Luiz de Queiroz” Sustentabilidade Socioambiental no ensino, pesquisa, extensão e gestão Reunião de Trabalho Piracicaba, 3 de Maio de 2010

2 Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) – Legislação: Constituição Federal de 1988; Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938, de 31/08/81); Lei de Diretrizes e Bases de 1996; Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Nº 9.795, de 27/04/99). O Estado tem o dever de “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio”. Educação Ambiental? “ Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.” “Prover a todos, especialmente a crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável” Carta da Terra, documento oficial da ECO RIO 92

3 Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) Histórico da construção: – Valorização da construção participativa. – Processo educador com os agentes participantes da construção. Seminário sobre o Programas Universitário de Educação Ambiental – dez/2009 Apresentação do Programa para as instâncias do campus – COC’s, CTA, Cultura e Extensão, Comissão de Graduação – mar a jun 2010 Mesa-redonda sobre “A ambientalização do Ensino Superior: da gestão do campus a sala de aula” – ago/2010 Construção do documento – Grupos de Trabalho para aprofundamento nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e gestão – set a dez de 2010

4 Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) Objetivos: – Promover a educação ambiental na pesquisa, ensino, extensão e gestão do campus “Luiz de Queiroz”, envolvendo tanto a comunidade interna quanto externa ao campus; – Contribuir para a formação crítica de pessoas mais sensibilizadas e comprometidas com o meio ambiente e a qualidade de vida, tanto em relação ao campus, bem como em suas atuações na sociedade.

5 Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) Objetivos específicos: – Contribuir para a otimização do uso de recursos físicos, financeiros e ambientais; – Fortalecer e apoiar iniciativas de interdisciplinaridade, integração e cooperação dentro do campus, voltadas à sustentabilidade socioambiental; – Estimular e apoiar a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a construção do conhecimento socioambiental, fortalecendo potências de ação com perspectivas educadoras ambientalistas; – Contribuir para que a instituição se torne referência em educação ambiental para a sociedade; – Estimular e apoiar os vínculos de comprometimento entre universidade e sociedade no campo socioambiental; – Fortalecer os espaços de comunicação e valorização da cultura, das questões socioambientais e das perspectivas educadoras.

6 ESTRUTURA DO DOCUMENTO Introdução A Construção do Processo Por que é importante para o campus ter um programa de educação ambiental? Objetivos Diretriz de ambientalização das relações de ensino e aprendizagem Objetivo 1 da Diretriz Ações Objetivo 2 da Diretriz Ações Diretriz de ambientalização da Pesquisa Diretriz de ambientalização da Extensão Diretriz de ambientalização da Gestão

7 DIRETRIZ DE AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM “ Enfatizar-se a potencialidade educadora e de aprendizados ambientalistas, em cada dimensão do cotidiano da instituição: sala de aula, currículo, vida estudantil, docente e instituição” Objetivo 1: Ambientalização dos currículos da graduação e pós graduação Objetivo 2: Ambientalização na relação professor / aluno, favorecendo as potencialidades em ambos os atores do processo educativo Objetivo 3: Ambientalização da gestão da USP Piracicaba, no que está relacionado ao ensino / aprendizagem

8 DIRETRIZ DE AMBIENTALIZAÇÃO DA PESQUISA ”fazer do componente socioambiental um elemento intrínseco nas orientações, planejamentos e execuções das atividades investigatórias” “ interiorização de valores que busquem e possibilitem que aspectos tais como a coletividade, interdisciplinaridade e comunicação, possam ser praticados na pesquisa acadêmica. ” Objetivo 1. Mitigação dos impactos ambientais das pesquisas Objetivo 2. Estímulo à pesquisa com temáticas socioambientais e as perspectivas educadoras ambientalistas Objetivo 3. Incorporação dos valores socioambientais nos agentes envolvidos com a pesquisa

9 DIRETRIZ DE AMBIENTALIZAÇÃO DA EXTENSÃO “ consolidar a extensão enquanto espaço educador reconhecido institucionalmente, abrangendo a abordagem socioambiental como requisito básico na implementação de seus objetivos e ações”. “dar um grande salto na qualidade da formação sistêmica dos estudantes da ESALQ, bem como contribuir para as reais demandas sociais de maneira efetiva. ” Objetivo 1. Favorecer espaços de diálogo entre as comunidades interna e externa ao campus Objetivo 2. Fortalecer o componente da extensão nas atividades de ensino, pesquisa e gestão Objetivo 3. Favorecer a utilização da Fazenda Areão como um ponto de convergência para iniciativas de extensão.

10 DIRETRIZ DE AMBIENTALIZAÇÃO DA GESTÃO “Criar uma estrutura dinâmica de trabalho que compatibilize os interesses da instituição com as demandas socioambientais” “A educação ambiental na gestão da instituição poderá contribuir para promover a integração entre os setores ” Objetivo 1. Institucionalizar e estimular programas de educação ambiental voltados à formação de funcionários do campus Objetivo 2. Realizar o Planejamento Estratégico da gestão do campus, com inserção da Educação Ambiental como tema transversal Objetivo 3. Elaborar um calendário anual e permanente de atividades que promovam a educação ambiental em eventos de formação/mobilização. Objetivo 4. Criação de um Núcleo de Educação Ambiental e de “espaços educadores” no campus, para informação/formação de funcionários/docentes

11 Próximos Passos... - Discussão do Programa pelos setores - Aprimoramento do documento - Construção de uma proposta de gestão para o programa - Construção de indicadores de educação ambiental para o programa - Aprovação do documento nos órgãos e setores: congregação, conselho do campus e órgãos de interesse - Apresentação do documento aprimorado para a comunidade - Implementação do programa


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