ARGENTINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Populismo na América Latina
Advertisements

GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS ( )
1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
História e Geografia de Portugal
25 de Abril de 1974.
Independência da América Latina
ERA VARGAS ( ).
Revolução Francesa.
História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21
A República Velha Brasileira ( )
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
REPÚBLICA VELHA ( ).
CONTEXTO EUROPEU - Regimes Totalitários ( Alemanha e Itália)
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
Revolução Mexicana.
ERA VARGAS ( ).
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
PROF. FABIO ESCARAMBONI A ERA VARGAS
A Era Vargas Período dividido em Três fases
ERA VARGAS (1930 – 1945) PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Era Vargas – Estado Novo
A ERA VARGAS ( ) *GOVERNO PROVISÓRIO ( )
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Revolução Francesa.
PODER PARALELO.
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
GOVERNO PROVISÓRIO – 1930 a 1934 Suspensão da Constituição de 1891, dissolução do poder Legislativo e nomeação de interventores para governar os estados.
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
Área de Integração Democracia e cidadania
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
Faça o teste dos 35 anos do golpe militar no Chile Teste seus conhecimentos sobre esse fato que marcou a história latino-americana. Entrar.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Atualidades 2014.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
conflito da Irlanda do norte
Era Vargas HB.12.
A ERA VARGAS (1930/1945).
América Platina.
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
GUATEMALA.
CUBA Estou AQUI!!!.
O Populismo na América Latina
GUERRA DO VIETNÃ.
ESTADO SOCIAL.
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
NAZISMO E FASCISMO.
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
Rússia e Europa Oriental
Independência do Paraguai. Crise em relação à Argentina após o Paraguai ter deixado de ser uma intendência e se tornado parte do Vice-Reinado do Rio da.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

ARGENTINA

HIPÓLITO YRIGOYEN Pertencente à União Cívica Radical (UCR). Esse partido, surgido em 1891, congregava oposicionistas ao grupo fechado que dominou a política argentina desde a década de 1860. Defendia a democracia, tinha discurso meio nacionalista e algumas preocupações sociais.

União Cívica Radical (UCR).

Até 1929 ... O país vivia grande prosperidade econômica com seus principais produtos: os cereais e a carne, abastecendo o mercado europeu. Houve queda com o crack da Bolsa de Valores de N.Y. Com isso, ocorreu o golpe do general J. F. Uriburu que derrubou o presidente Hipólito Yrigoyen

José Félix Uriburu realizó el primer golpe de estado en el país José Félix Uriburu realizó el primer golpe de estado en el país. Tenía ideas muy corporativas y fascistas esto lo llevo a tener fuertes presiones en los partidos políticos e incluso en el seno de las fuerzas armadas.

A DÉCADA DE 1930 – DÉCADA INFAME Repetidas fraudes nas eleições após o golpe. Repressão intensa com prisão e tortura de seus adversários , entre eles – comunistas, anarquistas e membros do Partido Radical La “década infame” y el “fraude patriótico”

O GOLPE MILITAR DE 1943 Pôs fim a esse período sem propor uma mudança substancial nas diretrizes políticas do país. Os golpistas declaravam que o movimento se fazia pela restauração da democracia. No entanto, os chefes militares se afirmaram como antiliberais, nacionalistas e advogados da hegemonia argentina na América do Sul.

El 4 de junio de 1943 se produce un Golpe de Estado que derroca al entonces presidente Ramón Castillo

OS LÍDERES DO GOLPE Estavam vinculados ao Grupo de Oficiales Unidos (GOU): caracterizava-se pelo nacionalismo e tinha simpatias pelo nazifacismo. Em 1943, dissolveu todos os partidos políticos e suprimiu o laicismo escolar, tornando obrigatório o ensino religioso, pelo apoio da Igreja Católica.

Grupo de Oficiales Unidos (GOU),

JUAN DOMINGOS PERÓN Era um coronel, fazia parte do GOU No governo de E. J. Farrell, passou a trabalhar na Secretaria de Trabalho e Previdência, onde: Elegeu trabalhadores como interlocutores políticos e medidas que os beneficiavam: salário mínimo e aguinaldo (13º) Criou tribunais do trabalho e Unificou o sistema de previdência.

No campo, criou o Estatuto do Peão; Atuou entre a cooptação e repressão aos partidos anarquistas, socialistas e comunistas. Foi destituído pela aproximação com os trabalhadores. Em 12/10/1945, foi preso e enviado à ilha de Martin García.

Em 17/10/1945 Trabalhadores na Praça de Maio gritavam: “Perón, Perón”, exigindo sua libertação. A partir dessa extraordinária manifestação, Perón foi solto e, às 23 h, do balcão da Casa Rosada, falou à multidão; Tornou-se candidato à presidência da República nas próximas eleições. Foi criado o Partido Laborista, para sustentar sua candidatura.

SEU GOVERNO PROPUNHA Criar um imposto sobre a renda; Recuperar as indústrias fundamentais; Combater os latifúndios e Ampliar as melhorias previdenciárias Seus inimigos eram a minoria constituída por latifundiários, banqueiros e rentistas, isto é, todas as formas do grande capitalismo nacional e estrangeiro.

DIANTE DA ACUSAÇÃO DE LIGAÇÃO COM O NAZISMO Pelo ex-embaixador norte-americano S. Braden, Perón atacou-o com o lema: “Braden ou Perón”, manifestando seu repúdio à ingerência estrangeira nas eleições nacionais

O 1º PERÍODO PRESIDENCIAL DE PERÓN (1946-1952) Foi favorecido pela situação econômica argentina, pois durante a 2ª Guerra Mundial, o país havia acumulado divisas no exterior; O governo ofereceu aumento de salário aos trabalhadores e Outros benefícios sociais; Fez 1º Plano Quinquenal; A indústria de alimentos, têxtil e metalurgia cresceu bastante.

Dissolução do Partido Laborista e criação do Partido Peronista com 3 setores: A ala feminina (Eva Perón), a ala masculina e a ala sindical (CGT) O nº de sindicatos cresceu muito, chegando a 3 milhões de filiados

MEDIDAS NACIONALISTAS Nacionalização de empresas elétricas, de telefonia e de estradas de ferro (maioria inglesa) Criação de uma frota aérea do Estado, as Aerolíneas Argentinas; O petróleo não foi nacionalizado; Todas as nacionalizações foram feitas com indenizações; O autoristarismo peronista mostrou-se com a Corte Suprema, a universidade e a imprensa

EVA PERÓN De origem pobre, casou-se com Perón em 1945; Criou a Fundação Eva Perón – obras assistenciais Abriu um importante espaço político de atuação, chegando a fazer discursos; Contribuiu para o voto feminino em 1952; Assumiu a Secretaria do Trabalho; Mobilizou potentes estratégias simbólicas para cativar a lealdade dos sindicatos e Puniu os que mantiveram posições independentes; Morreu de câncer no útero, em 1952, aos 33 anos.

PERÓN FOI REELEITO Denominou sua posição de “terceirista”: nem capitalista nem socialista Com essa posição pretendia combater o “imperialismo” e a oligarquia; Pretendia instaurar a “justiça social” para os trabalhadores – justicialismo – sua doutrina. Sem Eva e com o dinheiro acabando, seu poder diminuía; A CGT apoiu o governo; Conflitos com a Igreja Católica: revogou o ensino religioso e implantou o divórcio em 1954.

CONFLITOS A procissão de 11/06/55 de Corpus Christi foi uma manifestação contra o governo; Em 15/06, a aviação naval bombardeou a Casa Rosada; Perón não se encontrava, mas centenas de civis foram vitimados; A resposta dos peronistas foi incendiar várias igrejas.

PERÓN TENTOU A RECONCILIAÇÃO MAS ... Em 16/09/55, um levante militar, iniciado em Córdoba e liderado pelo general Eduardo Lonardi avançava sobre Buenos Aires; Em 22/09, Perón renunciou; Exilou-se Paraguai, foi para a República Dominicana e depois para a Espanha. Montoneros é um grupo guerrilheiro que fez a mais radical manifestação contra as ditaduras militares na década de 70.

Os Montoneros - ao redor de 25 Os Montoneros - ao redor de 25.000 - esperavam que o retorno de Perón do exílio na Espanha transformaria a Argentina em uma verdadeira "Pátria Socialista