- Física e Segurança no Trânsito -

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- Física e Segurança no Trânsito - Bem-vindos!!!

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-“Crash Tests” - Testes de Colisões - Vídeos de testes de colisões 1 - 8.

- Testes de Colisões -

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DETERMINAÇÃO DE DISTÂNCIAS DE FRENAGEM - Física e Segurança no Trânsito - DETERMINAÇÃO DE DISTÂNCIAS DE FRENAGEM

DETERMINAÇÃO DE DISTÂNCIAS DE FRENAGEM - Física e Segurança no Trânsito - DETERMINAÇÃO DE DISTÂNCIAS DE FRENAGEM

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Conservação da Energia Mecânica Total - Testes de Colisões - Conservação da Energia Mecânica Total ENERGIA MECÂNICA TOTAL: Forças conservativas: conservam a ET. Forças NÃO-conservativas: podem aumentar ou reduzir a ET. Forças dissipativas: reduzem a ET.

Colisão inelástica: EMEC se dissipará na deformação do veículo; - Testes de Colisões - Colisão inelástica: EMEC se dissipará na deformação do veículo;

Colisão inelástica: Ec se dissipará na deformação do veículo; - Testes de Colisões - Colisão inelástica: Ec se dissipará na deformação do veículo; NÃO USAR CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA!!!

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO DETERMINAR VELOCIDADES A PARTIR DAS DISTÂNCIAS DE FRENAGEM: DETERMINAR VELOCIDADES ANTES E/OU APÓS AS COLISÕES: Energia Mecânica dissipada pelo Trabalho da Força de Atrito. Conservação da Quantidade de Movimento Linear Total.

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO Vídeo “Perícia Porsche Fantástico”. “Porsche bateu a 150km/h, diz perícia; jovem morta no outro carro era da BA.” Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=190153

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO Vídeo “Perícia Carro Pendurado Fantástico”. “Carro perde controle e invade segundo andar de casa em SP.” Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/04/carro-perde-controle-e-invade-casa-na-zona-leste-de-sp-.html

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO Dois automóveis (1 e 2) colidem transversalmente em um cruzamento. Após o acidente, os condutores, que, por sorte, sofreram ferimentos leves, foram interrogados. Ambos afirmaram que estavam dentro do limite de velocidade permitido na via, que é de 60km/h. Após a análise dos peritos, concluiu-se que um dos condutores havia mentido. Qual é o mentiroso? 1 ou 2?

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO Dois automóveis (1 e 2) colidem transversalmente em um cruzamento. Após o acidente, os condutores, que, por sorte, sofreram ferimentos leves, foram interrogados. Ambos afirmaram que estavam dentro do limite de velocidade permitido na via, que é de 60km/h. Após a análise dos peritos, concluiu-se que um dos condutores havia mentido. Qual é o mentiroso? 1 ou 2? Aceleração da gravidade local: g. Massas: m1 e m2. Ângulos de entrada: a1 =0° e a2 =90°. Velocidades logo após a colisão: u1 e u2. Ângulos de saída: b1 e b2. Velocidades logo antes da colisão: V1 e V2. Distâncias após a colisão: d1 e d2. Coeficiente de atrito cinético entre os pneus e o asfalto: µ . 1 2 b2 b1 V1 V2 u2 u1 d1 d2

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO DETERMINAR VELOCIDADES A PARTIR DAS DISTÂNCIAS DE FRENAGEM: DETERMINAR VELOCIDADES ANTES E/OU APÓS AS COLISÕES: Energia Mecânica dissipada pelo Trabalho da Força de Atrito. Conservação da Quantidade de Movimento Linear Total.

Situação problema. Numa rodovia em reta e nível, uma caminhonete colidiu de sua dianteira contra a traseira de uma moto e a conduz, em acoplamento, por uma distância de 69m, enquanto freia. Antes do impacto, a caminhonete já vinha usando os freios, deixando marcados 29m de frenagem, antes do embate, na pavimentação de asfalto seco e em bom estado. a) Qual a velocidade inicial da caminhonete? b) Qual a distância entre a caminhonete e a moto no instante em que o condutor da caminhonete a avistou? Dados: M = 1800kg m = 220kg Vmoto = 30km/h = 8,33m/s g = 9,81m/s² Tr = 1,8s µ = 0,6 Vi = ?

Exercício. Numa rodovia em reta e nível, uma caminhonete colidiu de sua dianteira contra a traseira de uma moto e a conduz, em acoplamento, por uma distância de 69m, enquanto freia. Antes do impacto, a caminhonete já vinha usando os freios, deixando marcados 29m de frenagem, antes do embate, na pavimentação de asfalto seco e em bom estado. a) Qual a velocidade inicial da caminhonete? b) Qual a velocidade máxima que a caminhonete poderia estar desenvolvendo para evitar o acidente? Dados: M = 1800kg m = 220kg Vmoto = 30km/h = 8,33m/s g = 9,81m/s² Tr = 1,8s µ = 0,6 Vi = ?

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO Dois automóveis (1 e 2) colidem transversalmente em um cruzamento. Após o acidente, os condutores, que, por sorte, sofreram ferimentos leves, foram interrogados. Ambos afirmaram que estavam dentro do limite de velocidade permitido na via, que é de 60km/h. Após a análise dos peritos, concluiu-se que um dos condutores havia mentido. Qual é o mentiroso? 1 ou 2?

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO Dois automóveis (1 e 2) colidem transversalmente em um cruzamento. Após o acidente, os condutores, que, por sorte, sofreram ferimentos leves, foram interrogados. Ambos afirmaram que estavam dentro do limite de velocidade permitido na via, que é de 60km/h. Após a análise dos peritos, concluiu-se que um dos condutores havia mentido. Qual é o mentiroso? 1 ou 2? Não há sinais de frenagem antes da colisão. Aceleração da gravidade local: g. Massas: m1 e m2. Ângulos de entrada: a1 =0° e a2 =90°. Velocidades logo após a colisão: u1 e u2. Ângulos de saída: b1 e b2. Velocidades logo antes da colisão: V1 e V2. Distâncias após a colisão: d1 e d2. Coeficiente de atrito cinético entre os pneus e o asfalto: µ . 1 2 b2 b1 V1 V2 u2 u1 d1 d2

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO 1°) Calcular as velocidades logo depois da colisão a partir do teorema trabalho energia mecânica: Aceleração da gravidade local: g = 9,8 m/s². Coeficiente de atrito cinético entre os pneus e o asfalto: µ = 0,8. Distâncias após a colisão: d1 e d2. d1 = 14m d2 = 8m Velocidades logo após a colisão: u1 e u2. u1 = ? = 14,82 m/s = 53,34 km/h u2 = ? = 11,20 m/s = 40,32 km/h 1 2 b2 b1 V1 V2 u2 u1 d1 d2

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO 2°) Calcular as velocidades logo antes da colisão a partir da conservação da quantidade de movimento linear total: OBS: Problema bidimensional. 1 2 b2 b1 V1 V2 u2 u1 d1 d2

ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Testes de Colisões - ANÁLISE E RECONSTITUIÇÃO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO 2°) Calcular as velocidades logo antes da colisão a partir da conservação da quantidade de movimento linear total: Massas: m1 = 1000kg e m2 = 1200kg. Ângulos de entrada: a1 =0° e a2 =90°. Velocidades logo após a colisão: u1 e u2. u1 = 14,82 m/s = 53,34 km/h u2 = 7,92 m/s = 28,51 km/h - Ângulos de saída: b1 = 50° e b2 = 20° Velocidades logo antes da colisão: V1 = ? = 19,78 m/s = 71,21 km/h V2 = ? = 6,99 m/s = 25,15 km/h MOTORISTA 1 = MENTIROSO!!! 1 2 b2 b1 V1 V2 u2 u1 d1 d2

- TESTES DE COLISÕES - Muito obrigado!!!

- Direção Defensiva - Vídeo RESPEITO CICLISTA.

- Direção Defensiva -

- Direção Defensiva -

- Direção Defensiva - Vídeo DIREÇÃO DEFENSIVA. REPORTAGENS 1 e 2.

Evite acidentes! Dirija defensivamente. Respeite os limites de velocidade. Use cinto de segurança e exija que todos usem também, principalmente no banco de trás. Respeite a sinalização. Respeite pedestres e ciclistas. Dirigir sob efeito de álcool = acidente. Álcool + altas velocidades = MORTE!!! Vídeo Final.

- Física e Segurança no Trânsito - Muito obrigado!!!