E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Estrada de Ferro Central do Brasil – Tarsila do Amaral
República do Café III Aula 19.
Victor Brecheret.
Mario Raul de Moraes Andrade
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
PRÉ-MODERNISMO.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Primeira Guerra Mundial
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Modernismo no Brasil.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Vida e Obra: Francisco Rebolo Gonzales
República Oligárquica (1894 – 1930):
Pré-Modernismo.
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
Eduardo Afonso Viana.
Laura Reydon e Luana Castro
Pierre Auguste Renoir
Menu Anita Malfatti Di Cavalcante Candido Portinari Tarsila do Amaral
VISITA AO MUSEU DE ARTE DA BAHIA DIA: 20 DE SETEMBRO DE 2012 DAS 14H30MIN ÀS 18H LOCAL: CORREDOR DA VITÓRIA PÚBLICO-ALVO: ACADÊMICOS DE DIREITO PROFESSORA.
ARTE BRASILEIRA – PÓS SEMANA DE 1922
Cândido Portinari.
PRÉ- MODERNISMO.
Movimentos migratórios
Johann Moritz Rugendas
VENCESLAU BRÁS – 1914 a 1918 Desenvolvimento da indústria nacional devido a 1ª Guerra Mundial. O Brasil começou a produzir aqui o que não podia importar.
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
O Nascimento da Nova Arquitectura
LINHA DO TEMPO:GRAMOFONE
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Trabalho de Filosofia “E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS “ INDAIATUBA
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
Monumento Nacional ao Imigrante
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Resumo Em 1930, por meio da “Revolução de 1930”, Getúlio Vargas chega ao poder, e coloca fim à República Velha (ou política do café-com-leite), e consequentemente.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
ANITTA MALFATTI MENOTTI DEL PICCHIA
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
…um pintor que se chamava…
Pré-Modernismo.
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
“ E E Dom José de Camargo Barros ” Indaiatuba, disciplina de Filosofia “ Trabalho de Filosofia do 4° Bimestre de 2007 ” Titulo do Trabalho:Francisco Rebolo.
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
O pré-modernismo foi um período literário brasileiro, que marca a transição entre o simbolismo e modernismo e o movimento modernista seguinte O pré-modernismo.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
 Prof. Florêncio Caldas.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Semana da Arte Moderna  1900 a 1920 caldeirão cultural (Realismo-Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Vanguardas)  Vanguardas: Ruptura.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Leonardo di ser Piero DaVinvi nasceu no dia 15 de Abril de 1452, pintor, engenheiro, escultor, arquitecto e cientista, é considerado um dos maiores génios.
Transcrição da apresentação:

E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA FRANCISCO REBOLLO E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007 Alan Aparecido nº 01 Daniel César nº 15 Felipe Ribeiro nº 20 Leandro Cunha nº 28 Pedro Henrique nº 37

1903 Nasce Francisco Rebolo Gonsales, quinto filho de Francisco Rebollo Merguizo e Rosa Gonsales Rodrigues, no dia 22 de agosto, na rua Visconde de Parnaíba, em São Paulo. Devido a sua documentação como jogador de futebol, o artista adota 1902 como ano do seu nascimento.                       1903

Nas artes do país, os primeiros quinze anos do século mostram ainda a expansão do academismo, apoiado na tradição enraizada desde a Missão Francesa, quase cem anos antes. Mas, há registro de um "realismo regionalista" expresso na pintura, através da paisagem, e da caracterização particular de "tipos humanos" brasileiros.

1910 Inicia o curso primário, no Grupo Escolar da Mooca, em São Paulo 1910 Inicia o curso primário, no Grupo Escolar da Mooca, em São Paulo. Abalo na "Política do Café com Leite". Vencendo as eleições, Hermes da Fonseca reconduz o exército a participação política. 1/3 da população de São Paulo é formada por operários e 51% deste número são imigrantes.

1914 Trabalha como entregador, numa loja de chapéus em São Paulo 1914 Trabalha como entregador, numa loja de chapéus em São Paulo. Primeira exposição de Anita Malfatti, apresentando trabalhos expressionistas. Um ano antes, Lasar Segal expusera em São Paulo. Venceslau Brás vence as eleições, reconduzindo a política do "Café com Leite". Início da I Guerra Mundial. (1914-1918) Lenhadores, 1950

1915 Inicia seu contato com a pintura se tornando aprendiz de decorador. Estuda na Escola Profissional Masculina do Brás durante dois anos. Diante da guerra a indústria brasileira precisa substituir a produção importada.

1917 Inicia sua carreira de jogador de futebol na Associação Atlética São Bento. Passa a trabalhar independentemente como decorador de residências. Exposição percursora da Semana da Arte Moderna da artista Anita Malfatti, em São Paulo. No Rio de Janeiro, Darius Milhaud defende a utilização do folclore na música. Menotti del Picchia publica "Juca Mulato". Na economia, impasse agrícola geral: crise no café. Depois de um ataque a seus navios, o Brasil declara guerra a Alemanha. Greves operárias em São Paulo e no Rio. Revolução Russa.

Rebolo de duas artes: pintura e futebol Um início com raízes populares Francisco Rebollo Gonsales filho de imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil no final do século XIX. Viveu intensamente duas trajetórias: primeiramente, jogador de futebol de 1917 a 1932, atuou no Corinthians (1921 a 1927) e no Ypiranga, ambos clubes da cidade de São Paulo. Um fato curioso uniu suas duas atividades: na década de 30, pintor já conhecido, desenhou o símbolo definitivo do Corinthians, que é hoje um ícone nacional. 1910 1920 Atual

conclusão bibliográfia Francisco Rebollo Gonsales, conhecido como REBOLO nasceu em 22/08/1902 em São Paulo e faleceu em 10/07/1980 a partir de 1934, torna-se pintor uma história de quase meio século como importante artista plástico. Rebolo na década de 30, pintor já conhecido desenhou o escudo do Corinthians, que hoje é um ícone nacional. bibliográfia http://www2.uol.com.br/franciscorebolo/tempo/tempo.htm

Imagens retiradas de: http://www2.uol.com.br/franciscorebolo/museu/museu.htm