Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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METEREOLOGIA Página 147.
Quem de vocês nunca viu uma imagem parecida com essa a seguir?
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano Descrição dos fenômenos meteorológicos

Quem de vocês nunca viu uma imagem parecida com essa a seguir? CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano Descrição dos fenômenos meteorológicos CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Olá, amiguinhos! Quem de vocês nunca viu uma imagem parecida com essa a seguir? Imagem: jean victor balin / domínio público

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Página de previsão para o Brasil no site do Instituto Nacional de Meteorologia. http://www.inmet.gov.br/portal/

Na aula de hoje estudaremos os fenômenos meteorológicos. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano Descrição dos fenômenos meteorológicos Na aula de hoje estudaremos os fenômenos meteorológicos. Mas antes disso veremos alguns conceitos sobre esse assunto. Imagem: jean victor balin / domínio público

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Meteorologia – é uma das ciências que estuda a atmosfera terrestre e que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo.1 Tempo – compreende as condições atmosféricas de determinado local em certo momento.2 Clima – compreende as condições atmosféricas que ocorrem com mais frequência em determinada região durante um longo período.3

Fatores que interferem na previsão do tempo: CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Fatores que interferem na previsão do tempo: as nuvens; as massas de ar; as frentes frias; as frentes quentes; a temperatura da região; a umidade do ar; a pressão atmosférica.4 Imagem: jean victor balin / domínio público

Nuvens: cinzentas e brancas CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Nuvens: cinzentas e brancas O movimento do ar interfere na formação das nuvens, mudando suas características e tornando possível a existência de quatro tipos básicos de nuvens: estratos; cúmulos; cirros; nimbos.5

Estratos São nuvens cinzentas que se assemelham a um nevoeiro. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Estratos São nuvens cinzentas que se assemelham a um nevoeiro. Formam-se em camadas superpostas. Sua presença pode ser sinal de chuva.6 Imagem: LivingShadow / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada

Cúmulos São nuvens com aspectos de flocos de algodão. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Cúmulos São nuvens com aspectos de flocos de algodão. Sua presença no céu é sinal de tempo estável, sem chuva.6 Imagem: LivingShadow / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada

Cirros São nuvens altas, largas, de cor branca. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Cirros São nuvens altas, largas, de cor branca. São formadas por finíssimos cristais de gelo. Imagem: LivingShadow / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Alemanha Sua presença no céu indica ausência de chuva.7

Nimbos São nuvens de cor cinza- escuro. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Nimbos São nuvens de cor cinza- escuro. Sua presença no céu indica chuva.6 Imagem: Marcosviniciusrs / domínio público

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos As massas de ar São grandes blocos de ar que se estendem horizontalmente por alguns milhares de quilômetros e verticalmente, por algumas centenas de quilômetros. As massas originadas em regiões polares são frias e as originadas em regiões tropicais são quentes. Por onde passam, provocam alterações no tempo.8

Frentes frias e frentes quentes CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Frentes frias e frentes quentes O encontro entre duas massas de ar de temperaturas diferentes dá origem a uma frente – que pode ser fria ou quente.9 Imagem: jean victor balin / domínio público

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Frente fria Forma-se quando uma massa de ar frio encontra e empurra uma massa de ar quente que estava estacionada em uma região. Ela traz consigo uma névoa resultante do resfriamento do ar úmido próximo ao solo. Em seguida, formam-se nuvens baixas e cinzentas que podem provocar chuvas fortes.9

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Imagem: António Miguel de Campos / Domínio Público Aguaceiros úmido Imagem: António Miguel de Campos / Domínio Público

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Frente quente Forma-se quando uma massa de ar quente encontra e empurra uma massa de ar frio que estava estacionada em uma região. Provoca algumas alterações nas condições do tempo. Formam-se nuvens escuras, que causam chuva contínua, podendo durar várias horas.9

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Imagem: António Miguel de Campos / Domínio Público úmido Imagem: António Miguel de Campos / Domínio Público

Temperatura: sentindo na pele CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Temperatura: sentindo na pele A temperatura é facilmente percebida por qualquer pessoa ao pensar nos dias frios e nos dias quentes. Termômetros – são instrumentos usados para medir a temperatura do nosso corpo, da água, ou do ar, por exemplo.8 Termômetros de máxima e mínima: utilizado para medir a maior e a menor temperatura do ar.10

Termômetro usado para medir a temperatura do nosso corpo. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Imagem: Menchi / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada Lumos3 / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada Termômetro usado para medir a temperatura do nosso corpo. Termômetro de máxima e de mínima.

Umidade do ar: chuvas e secas CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Umidade do ar: chuvas e secas A umidade do ar contribui para uma previsão mais correta do tempo. Quanto maior for a umidade do ar, maior será a probabilidade de chover. Regiões de clima seco – lugares onde a umidade do ar se mantém baixa por longos períodos. (Ex.: Região Nordeste)8

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos A umidade do ar é diretamente medida nas estações meteorológicas através do instrumento chamado higrômetro.8 Imagem: José Cruz/ABr / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Higrômetro

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos A quantidade de chuva que cai em determinado lugar pode ser medida com um aparelho chamado pluviômetro.8 Imagem:  CambridgeBayWeather / domínio público Pluviômetro

Esse instrumento mede a quantidade de chuva em milímetros. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Esse instrumento mede a quantidade de chuva em milímetros. 1 milímetro de chuva significa 1 litro de água por metro quadrado. Chuvas leves correspondem à precipitação inferior a 0,5 milímetros por hora. Chuvas fortes têm precipitações superiores a 4 milímetros por hora.11

Pressão atmosférica: ligação com a umidade do ar CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Pressão atmosférica: ligação com a umidade do ar A pressão atmosférica pode ser medida por um aparelho chamado barômetro. O barógrafo mede e registra numa folha de papel, continuamente, as variações de pressão atmosférica em certo lugar. A pressão atmosférica depende da umidade do ar.8

Instrumentos que medem a pressão atmosférica CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Instrumentos que medem a pressão atmosférica Imagem: Barôgrafo / SPBer / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: Barômetro / SPBer / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Barômetro Barógrafo

O ar seco é mais pesado que o ar úmido. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos O ar seco é mais pesado que o ar úmido. Quanto mais seco o ar estiver, maior será a pressão atmosférica. A diminuição da pressão atmosférica num lugar indica o aumento da umidade do ar, tornando provável a ocorrência de chuva.8

Vento: velocidade e direção CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Vento: velocidade e direção A velocidade e direção influem na previsão do tempo. Conhecendo a velocidade dos ventos, pode-se prever quando um massa de ar chegará a determinado local. Para medir a velocidade dos ventos é utilizado um aparelho chamado anemômetro.8

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Esse aparelho possui um dispositivo que registra o número de rotações num intervalo de tempo.8 Imagem: Anemômetro / Staycoolandbegood / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Anemômetro

O ar penetra através da extremidade fixa e sai pela outra extremidade. CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos A direção dos ventos pode ser conhecida por meio de um dispositivo chamado biruta. Esse aparelho tem forma de saco aberto nas extremidades, sendo a maior delas fixa. O ar penetra através da extremidade fixa e sai pela outra extremidade. O fluxo do ar alinha a biruta com a direção do vento.8

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Ela é usada nos aeroportos, pois auxilia na orientação da decolagem e da aterrissagem dos aviões.12 Imagem:  Joanjoc / domínio público Biruta

Mapa Conceitual CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos o ESTUDADO PELA METEOROLOGIA é é uma CONDIÇÃO ATMOSFÉRICA PASSAGEIRA TEMPO Havendo os seguintes Diferente de FATORES QUE INTERFEREM NA PREVISÃO DO TEMPO CONDIÇÃO ATMOSFÉRICA FREQUENTE Que é uma CLIMA NUVENS MASSA DE AR FRENTES FRIA E QUENTE TEMPERATURA DO AR UMIDADE DO AR PRESSÃO DO AR VELOCIDADE E DIREÇÃO DOS VENTOS Tipos básicos ESTRATOS: SINAL DE CHUVA TERMÔMETRO DE MÁXIMA E DE MÍNIMA MAIOR UMIDADE MAIOR A PROBABILIDADE DE CHUVA CÚMULOS: TEMPO ESTÁVEL FRIO QUENTE CIRROS: AUSÊNCIA DE CHUVA Mapa Conceitual NIMBOS: CHUVA

Agora, vamos fazer uma atividade legal! CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Agora, vamos fazer uma atividade legal! Imagem: jean victor balin / domínio público

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Atividade Levar os alunos para fora da escola ou para fora da sala de aula. Observar as nuvens no céu. Solicitar que eles façam anotações sobre os tipos de nuvens e suas características. Cada aluno deve realizar uma pequena previsão do tempo: será que com essas nuvens, há probabilidade de chover?

CIÊNCIAS NATURAIS, 6º Ano do Ensino Fundamental Descrição dos fenômenos meteorológicos Referências BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências: o meio ambiente. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2009. http://pt.wikipedia.org

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   2 Jean Victor Balin / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cartoon_cloud.svg 05/09/2012 4 6 8 LivingShadow / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sun_through_Stratus.JPG 9 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cumulus_con_above_Brienzersee.JPG 10 LivingShadow / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Alemanha http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CirrusUncinusWithPlane.jpg 11 Marcosviniciusrs / Domínio Público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Clouds_Piren%C3%B3polis_039.jpg 13 15a António Miguel de Campos / Domínio Público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nuvens_Ffria.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   15b António Miguel de Campos / Domínio Público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ffria.gif 05/09/2012 17a http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Frente_quente.gif 17b http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fquente.gif 19a Menchi / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Clinical_thermometer_38.7.JPG 19b Lumos3 / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Max_Min_Thermometer.JPG 21 José Cruz/ABr / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Umidaderelativa.jpg 22 CambridgeBayWeather / Domínio Público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Standard_rain_Guage.JPG 25a Barômetro / SPBer / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vakuumbarometer.jpg 25b Barôgrafo / SPBer / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Barograph.JPG 28 Anemômetro / Staycoolandbegood / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anemometer.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   30 Biruta / Joanjoc / Domínio Público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anemoscopi.JPG 05/09/2012 32 Jean Victor Balin / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cartoon_cloud.svg