LIGUE O SOM De Beijing a Lhasa Tributo aos construtores de caminhos de ferro Author: Eddy Cheong
DESAFIOS Desde a fundação da República da China pelo Dr. Sun Yat-sol, em 1911, tem sido sonho desse país ter um sistema ferroviário nacional ligando todas as suas províncias. O Tibete tornou-se a última província a ser ligada, pois foram grandes os obstáculos existentes.
Como, se cerca de 85% da via férrea terá que ficar na "zona proibida.”, também conhecida como "Zona da Morte" por causa das intempéries: ar, clima severo e imprevisível, tempestades ferozes e radiação UV alta. Temperatura média anual é de menos zero graus, chegando a atingir 45 º C negativos; altitude média da via férrea: m acima do nível do mar; ponto mais alto: metros. Como construir uma linha ferroviária nestas montanhas para chegar à província mais remota da China, o Tibete? Esta é a "mãe de milhares de Montanhas”
Ao construir o Tunnel Mountain Fenghuo – m acima do nível do mar – os trabalhadores tiveram que ser equipados com cilindros de oxigénio. Foram construídas, ao longo da linha ferroviária, dezessete estações produtoras de oxigénio para "alimentar" o túnel metros de altas montanhas para escalar, vales com 12 km de largura, centenas de quilômetros de gelo e lama que nunca poderiam suportar comboios ! Como se pode abrir um túnel através da rocha, sob clima de 40 graus negativos e com séria dificuldade de oxigénio?
550 km de gelo ao longo do percurso ferroviário; gelo não compacto e solo úmido no verão - pesadelo para os engenheiros ferroviários.
Como a maioria do gado e de animais da vida selvagem pastoreiam em liberdade, a linha foi elevada na maioria dos lugares.
Quatro áreas foram reservadas especificamente para proteger as espécies de vida selvagem no planalto tibetano, incluindo a população Chiru.
Proteção ambiental dos ecossistemas: Foram feitos altos investimentos no projeto. Rotas foram selecionadas para evitar que a ferrovia passasse pelos principais habitats de animais selvagens. O Chiru, cuja lã é conhecida como ‘shahtoosh”, ou “raínha da lã”, à venda por até US$ cada exemplar, apesar da proteção legal, está ameaçado de extinção. A lã é contrabandeada do Tibete, principalmente para a Caxemira, onde são feitos xales e cachecóis. Embora o chiru seja protegido na China, ainda é legal tecer shahtoosh na Índia. Em todos os vagões do combóio foram instalados banheiros, tanques de depósito de águas residuais e instalações de tratamento de lixo para proteger o meio ambiente ao longo da rota.
Beijing West, aqui começa nossa história
Beijing West Railway Station é a primeira etapa da nossa aventura de combóio para Lhasa
Companheira de viagem, Joey, aponta para o sinal que diz, Beijing West para Lhasa".
Nesta foto, pode-se ver um trabalhador recolhendo os resíduos sanitários de um combóio na Qinghai-Tibet Railway, utilizando tecnologia de vácuo instalada na estação de Golmud. Todos os combóios que entram no Tibete, vindos da China, estão equipados com compactadores de lixo e banheiros a vácuo.
A proteção do meio ambiente foi prioridade importante.
Joey aprecia as paisagens que se vão sucedendo ao longo da viagem
Cozinha ocidental disponível no menu
O serviço é excelente. Simpático, ele serve sucos de frutas, lanches e bebidas.
Os passageiros não sofrem a doença de altura elevada, porque as carruagens são totalmente climatizadas e pressurizadas, como nos aviões. Máscaras de oxigênio também estão disponíveis nos seus quartos de dormir, bem como ao longo dos corredores e nos banheiros do combóio.
Cenário bonito e saudáveis refeições quentes.
Túneis na montanha
Building A construção de uma ponte sobre o solo de gelo. Isto tem o menor impacto sobre a área, mas é também o mais caro. Qingshuihe Bridge é a ponte mais longa no mundo construída em solo gelado.
Animais pastam pacificamente, alheios à passagem do combóio
Sempre que possível, a linha férrea é elevada para permitir a passagem de espécies migratórias e para minimizar qualquer impacto adverso ao ambiente natural.
Beleza intemporal do Lago Namtso
Combóio sobe a uma altitude superior a metros.
O comprimento do Qingzang ferroviário é de km. A linha inclui a passagem de Tanggula, a 5.072m acima do nível do mar, a mais alta do mundo.
Parando para tirar uma foto tendo gelo como pano de fundo
O combóio passa por gelos e montanhas cobertas de neve no caminho para Lhasa
Desde o início, os departamentos de design se preocuparam com a migração dos antílopes
A vida selvagem, ursos e burros selvagens, já se adaptou à presença da linha ferroviária.
Iaques pastando pacificamente, indiferentes à passagem do combóio.
A beleza encantadora do Lago azul de Yamdrok
O combóio passa pelo Mosteiro Patola, no caminho para a Estação Ferroviária de Lhasa
Com a abertura da linha de caminho de ferro Qinghai-Tibet e do novo aeroporto de Nyingchi, houve uma inundação de turistas no Tibete, atingindo 4 milhões no ano passado, aumento de 60 por cento.
Interior da Estação Ferroviária de Lhasa
Saída da estação de Lhasa
Exterior da Estação ferroviária de Lhasa
A Estação de Lhasa parece mais um terminal de aeroporto de primeira-classe. A economia do Tibete nunca foi auto-suficiente para dar a seu povo vida significativa. O Governo Central da China aplicou mais de US $ 4 bilhões para a construção deste sistema ferroviário - o mais caro do mundo.
Desde a época do imperador Kublai Khan, o Tibete pertence à China e é a sua província mais remota.
A nova ponte sobre o rio Tsangpo para a estação ferroviária
Área de recepção do hotel - Lhasa
F I M A ponte do Rio Lhasa liga o centro de Lhasa à nova estação ferroviária. Copyright reserved: E. Cheong New Huaren Federation 16 February 2011