Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Funcionalidades de um SGBD
MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Banco de Dados Profa. Dra. Angélica Félix de Castro Aula 02 Universidade Federal Rural do Semi-Árido Curso de Ciência da Computação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx {scalabrin, download:
Introdução a Bancos de Dados
Professora: Aline Vasconcelos
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Fundamentos de Banco de Dados Prof. Alexander Roberto Valdameri
Sistema ERP.
Sistema de Banco de Dados
Professor Victor Sotero
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Alexis Adriano da Silva Vitek Consultoria Ltda.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Arquitetura Cliente /Servidor
Monitorar Pessoas Por Carlos Reis.
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Projeto de Banco de Dados
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Curso Técnico em Mineração
Curso Técnico em Informática
Curso Técnico em Mineração
Curso Técnico em Informática
Contexto da disciplina
Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Curso Técnico em Informática
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Implementação a Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Nomeação de arquivos – Cap 4.1.1
Dados e Informações são considerados os maiores ativos de uma organização. Muito importantes para o correto planejamento, desenvolvimento e operação de.
Teste.
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Projeto de Banco de Dados Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Marcelo da Silveira Siedler SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Integração de Ferramentas CASE
Análise de Mundo Fechado Tratável com Atualizações Autor: Fábio Alves Marques.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Paulo Renato de Morais.
Bancos de Dados Fundamentos Prof. Marcos R. Cardoso.
Sistemas de Arquivos- Cap4
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
Professor: Leandro Chernicharo.  Uma coleção de dados relacionados;  Dados  Fatos conhecidos que podem ser gravados e têm um significado implícito.
UCSal – Bacharelado em Informática
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.
Professor: reno nooblath
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Felipe do Espírito Santo Análise de sistemas - AS Conceito de Engenharia de Sistemas.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Mineração DISCIPLINA: Organização de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG

Dado e Informação?

Dados: 1. São códigos que constituem a matéria prima da informação. 2. É a informação não tratada. 3. Representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. 4. Não permitem a tomada de decisão.

Dados pesquisa Eleitoral 1. Nome dos Candidatos 2. Cargos que pretende candidatar 3. Partido 4. Opiniões dos entrevi dados referentes os candidatos.

Informações 1. São dados tratados. 2. É o resultado do processamento de dados. 3. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.

No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retém dados dos entrevistados, mas quando inseridos nos sistemas e processados produzem informações e essas informações diz que tem mais chance de ser eleito, entre outras. Fonte da imagem: Manual de Pesquisa Eleitoral Eleições 2014http://tre-se.jus.br/

Podemos dizer que as informações é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.

Conhecimento?

O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. O conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que as informações por si só não será capaz de mostrar. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.

Banco de Dados?

 BANCO DE DADOS: É uma coleção(repositório) de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito. 1- INTRODUÇÃO

Um banco de dados pode ser de qualquer tamanho e de complexidade variável, podendo ser gerado e mantido manualmente ou pode ser automatizado (computadorizado). 1- INTRODUÇÃO

Evolução dos Bancos de Dados 1960 e 1970 : Através de pesquisas de funções de automação de escritório. surgiu na IBM, os fundamentos de bancos de dados relacionais; Neste período as empresas descobriram que estava muito custoso empregar um número grande de pessoas para fazer trabalhos como armazenar e organizar arquivos. Por este motivo, valia a pena os esforços e investimentos em pesquisar um meio mais barato e ter uma solução mecânica eficiente.

Evolução dos Bancos de Dados Em 1970 um pesquisador da IBM – Ted Codd – publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais. Um sistema onde o usuário seria capaz de acessar as informações através de comandos em inglês, onde as informações estariam armazenadas em tabelas.

 Sistema de Banco de Dados(SGBD): É uma coleção de programas que permite aos usuários CRIAR E MANTER UM BANCO DE DADOS, garantindo o armazenamento de informações e permitindo que os usuários busquem e atualizem essas informações quando as solicitarem. 1- INTRODUÇÃO

2- COMPARTILHAMENTO DE DADOS

 Exemplo: indústria hipotética em que são executadas três funções: Vendas; Produção e Compras. COMPARTILHAMENTO DE DADOS

REDUNDÂNCIA DE DADOS = determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. IMPORTANTE: Há duas formas de redundância de dados: A Redundância controlada de dados e a Redundância não controlada de dados. Surge o problema da REDUNDÂNCIA DE DADOS.

REDUNDÂNCIA DE DADOS = determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. IMPORTANTE: Há duas formas de redundância de dados: A Redundância controlada de dados e a Redundância não controlada de dados. Surge o problema da REDUNDÂNCIA DE DADOS.

REDUNDÂNCIA DE DADOS = determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. IMPORTANTE: Há duas formas de redundância de dados: A Redundância controlada de dados e a Redundância não controlada de dados. Surge o problema da REDUNDÂNCIA DE DADOS.

Programas Banco de Dados Microsoft Access Microsoft Excel LibreOffice Base LibreOffice Calc Suparc

Banco de Dados Geológico Consiste de um número de tabelas que contêm diferentes dados, tais como profundidade máxima, inclinação, teores para a modelagem do corpo mineralizado. Esses dados constituem a base para estudos de viabilidade e estimação de reservas minerais.

1. Disserte sobre a relação entre dados, informação e conhecimento. (Mínimo 5 linhas) 2. Explique o que é um Banco de Dados. 3. Diferencie Banco de Dados de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados 4. Defina com suas palavras: 1. Redundância de dados 2. Redundância controlada 3. Redundância não controlada 4. Compartilhamento de dados 5. Cite dois problemas, que podem ocasionados pela redundância de dados não controlada? 6. Qual a importância do banco de dados para mineração. Atividades