Escola Secundária da Boa Nova 2013 Aplicações informáticas – Ensino da programação.

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Transcrição da apresentação:

Escola Secundária da Boa Nova 2013 Aplicações informáticas – Ensino da programação

Apaga primeiro, último ou todos os elementos de uma lista Adiciona um objecto no fim da lista Insere um objecto numa determinada posição da lista Substitui um objecto numa determinada posição da lista

Aceder primeiro, último ou qualquer elemento de uma lista, através de uma variável índice, que pode tomar os valor 1,2,3… Aceder ao tamanho da lista (numero total de elementos que a lista contém) Verificação booleana (V/F) que permite saber se a lista contém determinado elemento

Objectivos: O objectivo principal desta ficha é familiarizar o aluno com a utilização e manipulação de listas e algumas estruturas de controlo do scratch.

Exercício nº1: Processamento de listas Crie um programa em Scratch que vai solicitar ao utilizador para introduzir uma lista de valores e que depois vai apresentar uma série de resultados resultantes do processamento dessa lista. Na realização deste programa implemente as seguintes tarefas: a)Solicite ao utilizador que defina o tamanho da lista a ler; O tamanho da lista deverá ser guardado numa variável, e será utilizado como limite num ciclo que deverá ser implementado na alínea b b)Solicite ao utilizador que introduza os elementos da lista e armazene-nos; Os elementos da lista são introduzidos pelo teclado, através de um ciclo, limitado pelo tamanho da lista. Dicas:

c)Calcule o máximo e o mínimo da lista ; Para resolver esta alínea precisamos de criar as variáveis necessárias, vamos precisar de um índice que nos permita percorrer os elementos da lista, e através de um ciclo Verificar qual é o valor máximo e mínimo. Dicas: consideramos que o primeiro elemento da lista no início será simultaneamente o nosso máximo e mínimo, à medida que percorre- mos a lista (incrementar índice) vamos comparar o elemento da lista com os valores de máximo e mínimo, se maior que o valor existente de máximo, passa a a ser o novo máximo, senão o máximo mantém o seu valor. Se menor que o valor existente de mínimo, passa a ser o novo mínimo, senão o mínimo mantém-se. d)Calcule o somatório dos elementos da lista; Criar uma variável, e aproveitar o ciclo anterior que percorre a lista e fazer a acumulação dos valores nessa variável.

e)Calcule a média dos elementos da lista; Média = Somatório / nº total de elementos da lista f)Indique quantos elementos são superiores à média. Criar uma nova lista, novo ciclo, e guardar na lista os elementos maiores que a média.