Economia dos Recursos Naturais Mestrado em Economia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS PRELIMINARES
Advertisements

TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
MEIO AMBIENTE E GESTÃO AMBIENTAL
Equilíbrio no mercado monetário:
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
Economia Internacional Objectivo: introduzir abordagem microeconómica dos problemas de economia internacional Abordagem teórica com uso de análise gráfica.
Mercados de Bens e Financeiros: O Modelo IS-LM
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
– 1 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Prof. Dr. Fernando Lopes CAPÍTUL0 8 O Processo do Crescimento Económico.
Vantagem Absoluta e Comparativa
Oferta Agregada e Procura Agregada
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
Preços e produto numa economia aberta
3ª e 4ª aulas Economia clássica
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
Curso de Economia Fabio Nusdeo
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
O “Ensaio de 1815” e a Lei dos Rendimentos Decrescentes
Agregando Todos os Mercados: O Modelo AS-AD
Steady-State Economics versus Growthmania: A Critique of the Orthodox Conceptions of Growth, Wants, Scarcity, and Efficiency Herman E. Daly.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Limite da Capacidade Fotossintética
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
TEORIAS POPULACIONAIS
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Os fundamentos da Economia Prof. Jorge Mendes de Sousa
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
06. MODELOS DE CRESCIMENTO
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
09. SISTEMAS OSCILATÓRIOS
07. MAIS MODELOS OBJETIVOS:
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
Características e Crescimento da População Mundial.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Os Recursos Naturais na Teoria Econômica
Capítulo 7 A teoria dos recursos esgotáveis e dos recursos renováveis: Visão Geral.
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
DETERMINANTES DA PROCURA
Há certo consenso entre os estudos de que a especulação, assim como as melhorias nas condições de acessibilidade, sempre está presentes nos processos de.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
A MACRO E MICRO ECONOMIA
O Modelo da Procura e Oferta
Capítulo 7 Recursos Renováveis Privados: Agricultura.
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar.
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
6.1 Tecnologia de produção
Dinâmica demográfica Conceitos e polêmicas atuais.
Aula Teórica nº 6 Sumário: 3.3 Importância da produtividade média do trabalho 3.4. Determinantes da produtividade média do trabalho 3.5 Políticas de promoção.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Limites do Crescimento Um pouco de história No ano de 1962 um grupo formado por 30 pessoas reuniram-se para discutir os dilemas da sociedade e o futuro.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 7 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Agregando Todos.
Inflação Aula 9.
N4 Controlo dos impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

Economia dos Recursos Naturais Mestrado em Economia

Capítulo 1 Visões do Futuro

O pressuposto do fim do mundo A visão bíblica: – A expulsão do Éden; – O Apocalipse. O fim dos impérios: – A queda do império romano; – A queda do império soviético; – O declínio do império americano A premissa básica é de que todas as sociedades geram as causas da sua própria destruição.

Teorias do crescimento económico Adam Smith; O modelo de Malthus; O modelo de Solow;

Adam Smith Com recursos naturais disponíveis; O crescimento do produto depende do crescimento da população; Porquê? Quais os limites deste modelo?

Alimentação Vestuário ADAM SMITH e a Idade do Ouro L=2 L=4

Malthus Admite a teoria de Adam Smith mas.. Salienta que o crescimento da população faria diminuir os salários para os níveis de subsistência.. Com salários abaixo do nível de subsistência a população reduzia-se. Com salários ao nível de subsistência a classe trabalhadora estaria condenada a uma vida infra humana e curta,

Alimentação Vestuário O modelo de Malthus L=2 L=4

O novo malthusianismo Há limites para o crescimento?? – Aumento rápido do uso dos recursos naturais; – Esgotamento dos recursos energéticos; – Restrições ambientais ao crescimento: O efeito de estufa; O desaparecimento da floresta amazónica; O aumento das emissões poluentes; As alterações climáticas.

As velhas e as novas catástrofes Crescimento descontrolado da população; Pobreza… Catástrofes ambientais; Furacões, tornados; Degelo das calotes polares; Subida do nível do mar;

Modelo Limits to Growth Grande modelo computacional usando uma técnica de dinâmica de sistemas; Usa feedback loops para explicar o comportamento da economia e sociedade; O feedback loop é um circulo de acção fechado que liga os efeitos duma acção aos seus efeitos no ambiente que por sua vez afectam uma nova acção; A característica dominante do modelo é a utilização dum modelo de crescimento exponencial conjuntamente com recursos fixos nomeadamente terra e recursos não renováveis. Adicionalmente a oferta de bens alimentares tem uma relação fixa com a disponibilidade de terra.

Gráfico 1.1 Beyond the Limits Standard Run

Conclusões do modelo pessimista Em 100 anos haverá um esgotamento dos recursos não renováveis que provocará: – Colapso do sistema económico; – Desemprego massivo; – Diminuição da produção alimentar; – Aumento da mortalidade e redução da população.

Conclusões: A 2ª conclusão é de que pequenas medidas não evitarão o colapso por exemplo a duplicação das estimativas de recursos iniciais apenas aumentará o nível de poluição; A 3ª conclusão é de que o colapso apenas pode ser evitado pela limitação imediata do crescimento populacional e da poluição concomitante com crescimento económico zero.

O modelo optimista “ O nível de vida tem crescido simultaneamente com o aumento da população desde que há registos. O aumento de rendimento e o crescimento da população tem sido acompanhado por um decréscimo de custos, uma maior disponibilidade de recursos, incluindo um melhor ambiente e um maior acesso a áreas de lazer. Não existem argumentos convincentes que justifiquem que essa tendência de baixa de preços dos recursos e de melhoria do bem estar não continue indefinidamente” In the ultimate resource.

A natureza do modelo A criatividade humana tem ultrapassado as limitações de recursos e o aumento da poluição; A quantidade de terra disponível para a agricultura e a produção agrícola continua a aumentar; Os recursos naturais não se tornaram mais escassos ao longo dos anos contrariamente ao senso comum; Os níveis de poluição têm diminuído concomitantemente ao aumento da população e do rendimento.

Quais são as forças motrizes deste modelo? Os nossos sistemas económicos e políticos respondem ao limites e à escassez eliminando ou diminuindo o seu impacto; Processo de feedback negativos criam um processo de auto- limitação; Por exemplo o aumento de preços devido à escassez estimula os produtores a encontrar mais recursos e/ou recursos alternativos e tb reduz a procura e/ou a sua taxa de crescimento. Os níveis de poluição diminuem para níveis de rendimento mais altos porque simultaneamente aumenta a procura de melhor ambiente e a capacidade de o pagar. Algumas dessas relações foram quantificadas pelo Banco Mundial:

Gráfico 1.2 Indicadores Ambientais para países com diferentes níveis de rendimento

O factor humano “ the main fuel to speed our progress is our stock of knowledge, and the brake is our lack of imagination: the ultimate resource is people- skilled, spirited and hopeful people who will exert theie wills and imaginations for theie own benefit, and so, inevitably, for the benefit of us all” Julian Simon(1981) in The Ultimate Resouce

Leitura adicional Brander, James A. e M. Scott Taylor, “ The simple economics of Easter Island: A ricardo- Malthus Model of renewable Resource Use”, The American Economic Review 88(1) (1998):