Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática Industrial
Advertisements

Organização de Computadores I
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Aritmética Computacional
Lógica booleana e implementação de funções booleanas
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
SISTEMAS DIGITAIS FUNÇÕES E PORTAS LÓGICAS
Portas lógicas
Sistema de numeração decimal
Lógica Booleana A álgebra booleana é baseada totalmente na lógica. Desta forma, os circuitos lógicos executam expressões booleanas. As expressões booleanas.
Conceitos fundamentais
VISÃO GERAL Profa. Fernanda Denardin Walker
PORTAS LÓGICAS Prof. Wanderley.
ÁLGEBRA BOOLEANA Prof. Wanderley.
Eletrônica Digital Funções e Portas Lógicas
Assembly Language for Intel-Based Computers, 5th Edition
Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos
Ivan Saraiva Silva Aula 1 - Álgebra Booleana
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Introdução à Informática
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
Uma chave é normalmente aberta e a outra normalmente fechada
Eletrônica Digital Circuitos Combinacionais: O seu estado (os valores) de todas as saídas depende apenas dos valores das entradas neste mesmo instante.
Unidades de Armazenamento
Circuitos combinatórios
UNIDADE II.
Circuitos Combinacionais Portas Lógicas
Interfaces de entrada e saída discreta
Organização e Arquitetura de Computadores
Simplificação de Expressões Booleanas e Circuitos Lógicos
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 5
ÁLGEBRA DE CHAVEAMENTO
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores - SDAC
CIRCUITOS LÓGICOS UNIDADE 1 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Conceitos de Lógica Digital
Conceitos de Lógica Digital
Fábio de Oliveira Borges
Infra-Estrutura de Hardware
Introdução à Automação
Campus de Caraguatatuba Aula 8: Noções Básicas sobre Erros (2)
Circuitos Lógicos e Álgebra de Boole
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
Sistemas de Numeração.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores - SDAC
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL – 2011/1 PROF. PEDRO MARANHÃO AULA 3 – 23/02/2011.
Aula -2 Técnica Digitais Álgebra Booleana. Técnica digital 1) Uma idéia que liga a eletrônica ao cálculo da álgebra da matemática. Tem por principal objetivo.
Sistemas numéricos Dados X Informações  Em computação, dados são os sinais brutos e sem significado individual que os.
CIRCUITO ELÉTRICO.
Programação Computacional Aula 4: Álgebra Booleana
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Álgebra Booleana Faculdade Pitágoras Prof. Edwar Saliba Júnior
Eletrônica Digital II ELT013
Introdução à Computação
Álgebra de Boole Circuitos Digitais
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
Organização e Arquitetura de Computadores A.L.Lapolli – Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo: Objetivo: Realizar as quatro.
Introdução 1ª Semana # Introdução # Álgebra Lógica Simbólica Famílias Lógicas 2ª Semana # Organização de um Computador # Memória Registradores Instruções.
Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Em 1854, George Boole introduziu o formalismo que até hoje se usa para o tratamento sistemático da lógica, que é.
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
|PAULANINA| Byte Bits. Bits/Bytes Os computadores só “percebem ” o que lhes dizemos através de impulsos elétricos, que PODEM SER representados por: 1.
Famílias Lógicas: CMOS, TTL – Tensões como Variáveis Lógicas
Circuitos Lógicos Leonardo Estrela, nº20, 10ºITM.
Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte I
1 Unidade 1 – Representações Numéricas – Decimal, Binária, Octal e Hexadecimal. Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula.
Transcrição da apresentação:

Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Os circuitos eletrônicos que formam os computadores digitais atuais são capazes de distinguir apenas dois níveis de tensão - computadores digitais binários. Estes sinais elétricos são tensões que assumem dois diferentes valores: um valor positivo (hoje, nos PC's, cerca de +3 V - três volts positivos) para representar o valor binário 1 e um valor aproximado a 0 V (zero volt) para representar o valor binário 0. Na realidade, estes valores não são absolutos, e sim faixas de valores, com uma margem de tolerância (entre +2.5 e +3.5 V, representando o valor binário 1, e entre 0 e + 0,5 V representando o valor binário 0). A lógica que permite aos computadores operar baseados nestes dois valores é chamada Álgebra de Boole, em homenagem ao matemático inglês George Boole (1815-1864).

BIT é uma contração de BInary DigiT e representa um dos valores possíveis em binário, 0 ou 1. BYTE é um grupo de 8 bits Em um byte, há 28 = 256 combinações, portanto pode-se representar 256 diferentes valores, desde 00000000 até 11111111. O termo "byte" foi inventado pela IBM.

CONCEITOS DE LÓGICA DIGITAL CIRCUITOS LÓGICOS E GATES Todos as complexas operações de um computador digital acabam sendo combinações de simples operações aritméticas e lógicas básicas: somar bits, complementar bits (para fazer subtrações), comparar bits, mover bits. Estas operações são fisicamente realizadas por circuitos eletrônicos, chamados circuitos lógicos (ou gates - "portas" lógicas). Computadores digitais (binários) são construidos com circuitos eletrônicos digitais - as portas lógicas (circuitos lógicos). .

Falso(0) ou Verdadeiro(1). Os sistemas lógicos são estudados pela álgebra de chaveamentos, um ramo da álgebra moderna ou álgebra de Boole, conceituada pelo matemático inglês George Boole (1815 - 1864). Boole construiu sua lógica a partir de símbolos, representando as expressões por letras e ligando-as através de conectivos - símbolos algébricos. A álgebra de Boole trabalha com apenas duas grandezas: Falso(0) ou Verdadeiro(1). Nota: nos circuitos lógicos do computador, os sinais binários são representados por níveis de tensão Na informática, adotamos a notação [0,1], que é utilizada em eletrônica digital.

Operação Complementação ou Negação - , ~ , ’ A ~A 1 2 / 12 3 / 12

Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos A chave de tudo é um circuito eletrônico chamado CHAVE AUTOMÁTICA. Como funciona uma chave automática? Vamos imaginar um circuito chaveador com as seguintes entradas: - uma fonte de alimentação (fornece energia para o circuito) - um fio de controle (comanda a operação do circuito) - um fio de saída (conduz o resultado)

Operação OU (V) (Adição Lógica)

Operação E (Λ) (Multiplicação Lógica)

Operação Complementação ou Negação - , ~ , ’

Descrevemos as funções Booleanas utilizando tabelas. A tabela que descreva uma função Booleana recebe o nome de tabela verdade. Nela são listadas todas as combinações de valores que as variáveis de entrada podem assumir e os correspondentes valores da função (saídas).

TABELAS VERDADE

Operação OU (V) (Adição Lógica) Liderança em TI Operação OU (V) (Adição Lógica) Só entra no Camarote do ASA quem tiver CONVITE ou INGRESSO. Entra = 1 Não Entra = 0 (função) Convite Ingresso Função (Entrar) 1 2 / 12 SENAI

Operação E (Λ) (Multiplicação Lógica) Só bebe no Camarote do ASA quem tiver CONVITE e tiver mais de 18 anos. Entra = 1 Não Entra = 0 (função) Convite > 18 Função (Entrar) 1 2 / 12

Uma campainha que toca (saída) se o motorista der a partida no motor do carro (entrada) sem estar com o cinto de segurança afivelado (entrada). Se a ignição for ACIONADA (1) e o cinto estiver DESAFIVELADO (1), a campainha é ACIONADA (1). Caso contrário, a campainha não toca Tabela Verdade: Ignição Cinto Campainha 1

Detector de incêndio com vários sensores (entradas) e uma campainha para alarme (saída). Se QUALQUER UM dos sensores for acionado (significando que um dos sensores detectou sinal de incêndio), a campainha é ACIONADA. Tabela verdade: Sensor 1 Sensor 2 Campainha 1