A Revolução Russa - 1917 “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revolução Industrial INTENSIVO
Advertisements

A REVOLUÇÃO RUSSA.
A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Emerson Guimarães.
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Sob o domínio do Capital.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
DEMOCRACIA.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
(Socialismo Científico)
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
SOCIALISMO Sociedade igualitária
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
Geografia . Aula 01 A influência dos modos de produção na transformação do espaço 1 . A influência dos modos de produção na transformação do espaço 1.1.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
O Vermelho e o Negro: Europa no após 1ª Guerra Mundial
CAPITALISMO SOCIALISMO
Prof. Everton da Silva Correa
O Liberalismo e os Socialismos
Bolcheviques x Mencheviques
Materialismo histórico e dialético
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Pensamentos, revoluções e unificações
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A Revolução Russa.
Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX
O pensamento revolucionário do século XIX
Pensamento e cultura no século XIX
Revolução Russa Webster Pinheiro.
Karl Marx Unidade 1, capítulo 5: p. 63
CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Conceitos Históricos: socialismo, revolução
SOCIALISMO.
Liberalismo e Socialismo
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Industrial Slide já disponível em
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
ESTADO SOCIAL.
Socialismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Doutrinas sociais.
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
Karl Marx e o materialismo histórico
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio.
PROLETARIADOS DE TUDO MUNDO, UNI-VOS!.  SOCIALISMO  SUBSTANTIVO MASCULINO  POL. DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA QUE PREGA A COLETIVIZAÇÃO DOS MEIOS DE.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Capitalismo x Socialismo
Socialismo X Comunismo
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros financeiros, o inglês ou o alemão, devia receber uma maior parte do saque -, e depois estes dois ‘tratados de paz’, abrem os olhos, com uma rapidez até agora desconhecida, a milhões e dezena de milhões de homens atemorizados, oprimidos iludidos e enganados pela burguesia. Em conseqüência da ruína mundial, fruto da guerra, cresce, pois, a crise revolucionária mundial, que, por mais longas e duras que sejam as vicissitudes que atravesse, não poderá terminar senão com a revolução proletária e a sua vitória”. (Lênin. O imperialismo: etapa superior do capitalismo)

Liberalismo e Socialismo CAPITALISMO  Propriedade Privada  Domínio burguês  Exploração do proletariado LIBERALISMO: Defesa do sistema. CRÍTICA MARXISMO (Socialismo Científico) Anarquismo Socialismo Utópico “Os primeiros socialistas, ao formularem profundas críticas ao progresso industrial, estavam ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes proprietários, mas tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes. Elaboraram soluções que não chegaram, porém, a constituir uma doutrina, e sim modelos idealizados.” (Cláudio Vicentino) Saint-Simon Charles Fourrier Robert Owen COMUNISMO Passagem direta para sociedade sem classes Fim da propriedade privada Fim do Estado Ausência de classes sociais Período de Transição SOCIALISMO Fim da propriedade privada Ditadura do proletariado “Anarquismo não quer dizer bagunça, mas sim ausência de poder. Para os anarquistas, a origem de todos os problemas sociais está nas relações de poder. Nenhum ser humano tem o direito de mandar em outro ser humano! – dizem os anarquistas. Por isso, o anarquismo combatem o capitalismo, a propriedade privada e o Estado.” (Mário Schimidt)

1. Antecedentes: a Rússia no início do século XX 2. Ensaio Geral: a Revolução de A Revolução de fevereiro/março de A Revolução de outubro/novembro de 1917 (Bolchevista) 5. A Guerra Civil: o comunismo de guerra ( ) 6. O surgimento da URSS: Lênin e a NEP “Estudar a Revolução Russa nos leva a tomar uma consciência crítica mais profunda sobre os grandes problemas que nos afligem neste início do novo milênio” (Mário Schimidt)