A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio

2 CAPITALISMO SOCIALISMO
Com o desenvolvimento industrial surgiram várias correntes ideológicas que pretendiam justificar e apoiar o capitalismo (doutrinas liberais), ou condená-lo e destruí-lo (doutrinas socialistas). CAPITALISMO SOCIALISMO Propriedade privada (controle da burguesia). Propriedade coletiva (socialização). O proletário trabalha para a burguesia. O proletário trabalha para a sociedade. Objetivo: LUCRO. Objetivo: BEM-ESTAR coletivo. Economia baseada no mercado. Economia planificada pela sociedade.

3 DOUTRINAS LIBERAIS Essas doutrinas, que procuravam defender e justificar o capitalismo, se apoiam nas idéias de três grandes pensadores: Adam Smith Thomas Malthus David Ricardo

4 DOUTRINAS LIBERAIS: Direitos individuais (ênfase na liberdade e PROPRIEDADE). Liberdade de comércio e produção. Leis naturais da economia (oferta e procura, livre concorrência...). Liberdade de contrato de trabalho (salários e jornada). NÃO INTERVENÇÃO do Estado na economia. ADAM SMITH (1723 – 1790) – “A Riqueza das Nações”.

5 Criador do chamado Liberalismo Econômico
ADAM SMITH “A Riqueza das Nações”. Criador do chamado Liberalismo Econômico  Defendeu um novo sistema econômico baseado na liberdade de concorrência, na qual a lei da oferta e da procura regularia a produção e a distribuição de riquezas.  Defendeu o trabalho livre e socialmente dividido como a verdadeira fonte de riqueza social.  A divisão social do trabalho e a liberdade de concorrência aumentariam a oferta e a qualidade das mercadorias e diminuiria os preços. O trabalho assalariado facilitaria o acesso a essas mercadorias, incentivando o aumento da produção.  Negou ao Estado o direito de intervir na economia.  Papel do Estado na economia: incentivar setores que o capital particular não pudesse desenvolver  A prosperidade estaria ao alcance de todos.

6 PROSPERIDADE PARA TODOS?
Condições de vida do proletariado: Longas jornadas de trabalho; ausência de leis trabalhistas; baixíssimos salários; trabalho infantil; quebradeira de máquinas (ludismo); repressão a sindicatos; problemas urbanos em geral ...

7 THOMAS MALTHUS (1766 – 1834) – “Ensaio sobre a População”
Teórico da “miséria inevitável”. Alimentos crescem em proporção aritmética e população em proporção geométrica. Guerras e epidemias = equilíbrio entre a população e produção. Contenção da natalidade. Limitação de assistencialismo. Lei dos pobres (1834) – Workhouses Locais de confinamento de miseráveis. Serviam ainda como depósitos de mão de obra barata.

8 DAVID RICARDO (1772 – 1823): “Princípios da Economia Política e tributação”
Defende a idéia de que toda a riqueza é gerada pelo trabalho. Pela Lei Férrea dos Salários, defendeu a idéia de que o preço pago aos trabalhadores seria suficiente apenas para garantir a sua sobrevivência física.

9 Com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as idéias de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores como KARL MARX, FRIEDRICH ENGELS e outros, conhecidos como socialistas

10

11

12 DOUTRINAS SOCIALISTAS:
Socialismo Utópico: Visão romântica da dinâmica capitalista. Críticas a grande propriedade e defesa da pequena (visão de mundo ainda liberal); acordo de classes; iniciativas individuais sem resultados. idéias de uma sociedade mais justa, mas sem mostrar efetivamente como.

13 SAINT-SIMON (1760 – 1825): Sociedade sem ociosos (militares, clero, nobreza...). Ausência de exploração. 3 classes: sábios, proprietários e sem posses. Governo: conselho de sábios e artistas. CHARLES FOURIER (1772 – 1837): Falanstérios: fazendas coletivas agroindustriais; divisão justa da riqueza; ausência de comércio e de divisão social do trabalho; contato com a natureza. ROBERT OWEN (1771 – 1858): Melhoria nas condições dos trabalhadores das suas fábricas. Falência. Auxílio na criação de Trade Unions (o embrião dos sindicatos).

14 Socialismo Utópico X Socialismo Científico
Visão positivista do Progresso; Confiança no aperfeiçoamento natural e constante do ser humano; Interpretação superficial da sociedade burguesa e do capitalismo; Não compreensão da luta de classes; A construção do socialismo baseava-se na propaganda e na implantação de „experiências“ que servissem de modelo; O Socialismo era visto como uma evolução natural do desenvolvimento da sociedade burguesa. Visão materialista do “Progresso“; Não é a consciência que determina a vida material, mas é a vida material que determina a consciência; Interpretação científica da sociedade burguesa e do capitalismo; Compreensão da luta de classes; A construção do socialismo passa pela ação “consciente“ e organizada da classe trabalhadora; A construção do Socialismo exige uma ação revolucionária; A luta socialista é, necessariamente, emancipadora.

15 Interesse em produzir para obter lucros
Socialismo científico: Visão revolucionária da dinâmica capitalista. Para Marx e Engels o capital pressupõe a formação de duas classes sociais opostas e complementares: BURGUESIA PROLETARIADO Vende a sua força de trabalho para obtenção dos meios de subsistência e para a manutenção da própria vida Interesse em produzir para obter lucros

16 OUTROS CONCEITOS BÁSICOS DO MARXISMO
Materialismo Histórico – interpretação socioeconômica da história, formulada por Marx. Modo de produção: como as sociedades produzem seus meios num determinado período. Compreender a História = compreender a produção. Meio de produção: bens necessário para produzir. Força de trabalho: capacidade de trabalhar. Relação de produção: relação entre os donos dos meios de produção e os donos da força de trabalho. SEMPRE é uma relação de EXPLORAÇÃO (Luta de classes). Mais valia: é a medida da exploração.

17 OUTROS CONCEITOS BÁSICOS DO MARXISMO
Propriedade privada: motivo básico da exploração. Deve ser abolida. Estado: instrumento de poder dos donos dos meios de produção. Poder político: instrumento de dominação de classe. Luta de classes: agente transformador (espécie de “motor” da História). No capitalismo: PROLETÁRIOS X BURGUESIA Socialismo: ditadura do proletariado. Eliminação da propriedade privada (coletivização). Fim da exploração e da luta de classes. Etapa de transição para a posterior eliminação do Estado e implantação do comunismo.

18 “A história de toda a sociedade até hoje é a história de luta de classes” (p.66)
“A sociedade inteira vai-se dividindo cada vez mais em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes diretamente opostas entre si: burguesia e proletariado” (p.67)

19 Objetivos do Marxismo:
Criticar os problemas sociais, propondo formas de anular as desigualdades; Buscar caminhos para devolver a dignidade às pessoas; Superar a alienação do trabalhador; Levar o trabalhador a refletir sobre sua ação sob a seguinte dialética: Capitalistas = Burgueses = dono das máquinas/capital; Trabalhador = força do trabalho

20 Considerações: Segundo Marx:
a classe capitalista acabaria derrotada e suprimida por uma Revolução Mundial da classe operária; A Revolução do proletariado daria origem a um Estado socialista; O socialismo evoluiria dando origem a uma sociedade sem classes, o Comunismo;

21 No comunismo o Estado seria abolido;
não haveria divisão social nem exploração do trabalho humano; Cada indivíduo contribuiria de acordo com sua capacidade, e; Receberia de acordo com sua necessidade.

22 ANARQUISMO

23 O QUE É ANARQUISMO? É a teoria baseada na ausência do Estado. Afirma que tudo o que limita a liberdade do ser humano deve ser suprimido.

24 "Aquele que botar as mão sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo" Pierre-Joseph Proudhon

25 - Ausência de um governo nocivo -População organizada em harmonia
O QUE ELE DEFENDE? - Ausência de um governo nocivo -População organizada em harmonia -Sociedade sem hierarquia -Descentralismo -Em sua maioria são contra a violência "As liberdades não se concedem, Conquistam-se." (Piotr Kropotkin)

26 ANARQUISMO ou COMUNISMO LIBERTÁRIO
Supressão de toda a forma de governo. Liberdade geral. Contra a propriedade privada, a exploração e qualquer tipo de hierarquia (governo, exército, Igreja, partidos...). Mais radical que o socialismo. Passagem imediata ao comunismo e eliminação do Estado.

27 -Seu desenvolvimento foi paralelo ao do movimento socialista;
DE ONDE SURGIU? -Teve início na metade do séc.XIX, na frança. -Seu desenvolvimento foi paralelo ao do movimento socialista; -Foi criado pela luta do oprimido pela liberdade; -Criado por uma classe trabalhadora e sua resistência à exploração. “o movimento Anarquista se renova cada vez que recebe as impressões de uma grande lição prática: ele deriva sua origem dos ensinamentos da vida em si mesma“ (Kropotkin)

28 PRINCIPAIS TEÓRICOS: PIERRE PROUDHON (1809 – 1865) – “O que é a propriedade” Aceita pequenas propriedades. Empréstimos sem juros e cooperativas. Estado abolido: república de pequenos proprietários. MIKHAIL BAKUNIN (1814 – 1876) – maior líder anarquista. Anarquismo terrorista. Violência = método. Objetivo: destruição de toda a ordem burguesa. Outros representantes: LEON TOLSTOI (1828 – 1910), PETER KROPOTKIN (1842 – 1921).

29 Doutrina social da Igreja.
Papa Leão XIII. Encíclica RERUM NOVARUM (1891). Contra a exploração de operários. Contra a luta de classes e o marxismo. Religião: instrumento de reforma e justiça social. Apelo ao “espírito cristão” dos empregadores para respeitassem os operários.

30 Positivismo AUGUSTE COMTE (1798 – 1857). Ignorância = fonte dos problemas. Ciência = evolução (caminho para a resolução dos problemas). Governo: elite intelectual. Contra a democracia (possibilidade dos ignorantes interferirem politicamente). Lema: “ORDEM E PROGRESSO”.


Carregar ppt "O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google