UnB/Faculdade de Educação/PIE1. 2 Direito de ser criança: 1/3 da população tem entre 0 e 14 anos; Destes 50 milhões, 15 pertencem a classe média urbana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRIANÇA AJUDA.
Advertisements

Democracia e Política Social
V F 1. O Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo. 2. O Apocalipse deve ser estudado e interpretado pela Bíblia. 3. Um dia profético simboliza.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Ciência Política e Teoria do Estado
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
Nos relatos da Infância de Jesus
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Desigualdade social e minorias
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
Trabalho Infantil.
Quais são os Objectivos do Milénio?
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
2008 Põe a caminho... és missionário. Apresentação: B.Areskurrinaga
História da Educação no Brasil
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
EDUCAÇÃO INFANTIL Adriela Sterchile.
Quem é o jovem brasileiro?
Music: Holding your hand
O Cachorro e o Coelho.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
JOSÉ COMO GOVERNADOR DE TODO EGITO
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
A Pintura.
Quem foi Allan Kardec?.
que temos aos nossos filhos, muitas vezes nos cegam
Amigo é que nem marca, se for falso, não vale.
Características da amostra Internautas, predominante mente no Estado de São Paulo 55,3% da amostra com renda acima de R$3.901/mês 5013 consumidores.
Quando chega o Verão, nós, humanos,
Abrigamento compulsório
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Estatísticas da Criança no Brasil
Os Jovens no Brasil.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
proposta Veja quem tem razão...
1.
A vida cotidiana na Grécia Antiga
O Pai Espiritual Lucas 15:
Na Roma Antiga era assim:
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Na sua opinião, qual é o formato de uma família?
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
Mulheres Fortes Danuza Leão. Mulheres Fortes Danuza Leão.
I LEVANTAMENTO NACIONAL
BATISMO CEIA.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
As eleições estão chegando... Depois de torcer por uma copa digamos, medíocre, resta-nos agora analisar os candidatos...
11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também.
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Efeito bulmerang.
Um compromisso real Atos
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
TRABALHO REALIZADO POR: Diogo m. nº 6 6ºa e.B.F.L H.G.P
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Ela era alta demais, gorda demais, tinha um lábio côncavo e o outro convexo, fartos cabelos negros que nasciam no meio da testa e olhos apertados parecendo.
Transcrição da apresentação:

UnB/Faculdade de Educação/PIE1

2 Direito de ser criança: 1/3 da população tem entre 0 e 14 anos; Destes 50 milhões, 15 pertencem a classe média urbana e gastam quase 50 bilhões de reais por ano = 10% do PIB do país; Consomem 80% dos iogurtes e 40% dos refrigerantes; Movimentam 650 milhões de reais por ano somente no setor de brinquedos.

UnB/Faculdade de Educação/PIE3 Quem são eles? O mineiro Bruno, de 13 anos, desde os sete compra roupas e acessórios sozinho. Gasta 250 reais por mês com perfumes franceses, CDs, cinema e lanches. Passa horas navegando na internet ou em jogos eletrônicos, mas que o tempo em que fica na escola.

UnB/Faculdade de Educação/PIE4 Direito de ser criança: 51% da renda nacional é concentrada por 10% da população e os 20% mais pobres ficam com 2%; 18 milhões de crianças brasileiras vivem em famílias, com renda inferior a um quarto do salário mínimo: 65% das crianças são pobres; Em cada grupo de 1000 nascidas vivas, 67 morrem com menos de cinco anos; Em cada 10 brasileiros que sofrem agressões físicas, dois têm menos de 17 anos. Cinco crianças são assassinadas a cada dia.

UnB/Faculdade de Educação/PIE5 J.S., 15 anos, interno num instituto para infratores do Rio de Janeiro, começou a vender drogas para realizar um sonho: ter um tênis de “marca”. Ele diz que começou como “olheiro”, depois, foi “fogueteiro” e, antes de ser interno, era “avião” de maconha e cocaína. Sonhava passar a “soldado”, para fazer a segurança dos pontos. Quando começou, aos oito anos, os traficantes eram seus amigos:-”Eles me davam balas e brinquedos. Gostei quando me chamaram para trabalhar. Isso não é trabalho para qualquer um, não. Tem que ter responsabilidade, apanhar da polícia e agüentar sem abrir o bico”. Quem são eles?

UnB/Faculdade de Educação/PIE6 E assim foi... As Leis de Rômulo – legislação romana mais antiga – impuseram aos pais o dever de criar todos os filhos homens, mas só a primeira filha mulher. Na cidade, existia a Coluna Lactária, destinada à exposição de crianças. Eram abandonadas ali, em grande número, as meninas e também os filhos ilegítimos, deformados, etc. Poucas eram recolhidas por estranhos, para serem criadas como escravas. A maioria eram deixadas dentro de cestos para morrer, expostas à intempérie, fome, ou eram devoradas por cachorros e porcos.

UnB/Faculdade de Educação/PIE7 Na Terra de Santa Cruz, a Companhia de Jesus privilegiou as crianças indígenas como o papel blanco, para inscrever seu processo civilizatório. Em 1554, cria a Confraria do Menino Jesus, destinada a formar um exército de pequenos jesuzinhos. Exército que deveria pregar e sacrificar-se, na selva e nos sertões, a fim de adestrar a moral e salvar o espírito da população das terras índias do Brasil. As crianças das tribos Tupis e Tamoios, mestiças e mamelucas eram castigadas com palmatória, açoitadas no tronco, e sofriam privação alimentar: para evitar os pecados que o “Demônio, seu pai, lhes ensinava”, dizia Nóbrega.

UnB/Faculdade de Educação/PIE8 No Rio de Janeiro, na sessão de 18 de junho de 1946, a Academia Imperial de Medicina discutiu a questão: - “A que atribuir a grande mortandade de crianças nos 6 primeiros anos de vida?” Foram encontrados: hábito de mergulhar as crianças em água quente; modo de cortar o cordão umbilical e empregar sobre ele substâncias irritantes; compressão da cabeça pela s parteiras ou amas; improbidade de alimentação e vestuário; vermes intestinais; maus tratos; maus costumes das amas-de- leite, que transmitiam sífilis e escrófulas.

UnB/Faculdade de Educação/PIE9 Por um levantamento do século XVI, trinta casos de infanticídio, ocorridos na Inglaterra, encontram-se as seguintes causas de mortes: estranguladas; sufocadas; asfixiadas com almofadas; no forno; surradas; em um paiol; afogadas, em balsa e em poço; enterradas em buraco; desnucadas; encerradas em baú e depois enterradas em um monte de estercos; atiradas contra o pilar da cama; golpeadas e degoladas.

UnB/Faculdade de Educação/PIE10 Vamos discutir essas questões: Pelos fatos lidos, será que a infância existia? Quando a infância foi verdadeiramente assumida? O que provoca essa diversidade no quadro da criança brasileira apresentada inicialmente?

UnB/Faculdade de Educação/PIE11 A exclusão social expulsa da escola milhões de crianças – apesar dos mais altos índices de matrículas da história da educação brasileira. O que veio primeiro: é a falta de estudo que gera a exclusão social ou é a pobreza que impede a manutenção das crianças e jovens na escola?