Revivendo os ideais da cultura grego-romana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e Sugere que a partir do século.
Advertisements

A CONQUISTA DA AMERICA E RENASCIMENTO
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Renascimento
Trabalho de História Professor: Joaquim Aluno: Bruno Cautiman
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Arte e representação.
Humanismo e individualismo
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
A Arte do Renascimento.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Comunicação, Arte e Cultura
ARTE RENASCENTISTA III Trimestre e 172
Prof. Everton da Silva Correa
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
RENASCIMENTO.
Renascimento Cultural
Renascimento Cultural
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
O Renascimento XIV - XVI
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
RENASCIMENTO.
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Renascimento Séculos XIII / XIV
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
RENASCIMENTO CULTURAL:
Perspectiva - Renascimento
Renascimento
Sandro Botticelli ( ), considerado o último dos pré-renascentistas, inspirou-se na mitologia da Antigüidade e associou a estética greco-romana.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa.
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Períodos Musicais na Idade Moderna Quais os seus principais compositores? Qual a relação da música e das artes plásticas neste período?
O COMEÇO DA PINTURA MODERNA.  Redescoberta da arte greco-romana  Estudo científico do corpo humano e do mundo natural  Intenção de reproduzir com realismo.
O RENASCIMENTO RENOVAÇÃO NAS ARTES E CULTURA. A ARQUITECTURA Recuperam o conceito de ordem arquitectónica, já utilizado na Grécia antiga.
RENASCIMENTO CULTURAL
O RENASCIMENTO DEFINIÇÃO: Movimento cultural da Idade Moderno (XV e XVI) que representou uma contraposição aos valores medievais, defendendo os novos.
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

Revivendo os ideais da cultura grego-romana RENASCIMENTO Revivendo os ideais da cultura grego-romana

Renascimento é o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1 Renascimento é o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1.300 e 1.650 final da Idade Média e na Idade Moderna

Características O ideal do Humanismo foi o espírito do Renascimento Humanismo é valorização do ser humano e da natureza Oposição ao divino e sobrenatural da Idade Média Os artistas buscaram expressar a racionalidade e a dignidade do ser humano

Arquitetura As igrejas foram criadas com espaços compreensíveis de todos os ângulos e com justa proporção entre todas as partes do edifício. A principal característica foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superassem o ideal de infinitude das catedrais góticas.

Filippo Brunelleschi Redescobriu os princípios da perspectiva linear, que ficaram esquecidos na Idade Média.

Catedral de Santa Maria del Fiore - Florença

Pintura No final da Idade Média e no Renascimento predominava a tendência de uma interpretação científica do mundo. O resultado disso é um estudo da perspectiva segundos os princípios da matemática e geometria. O uso da perspectiva conduziu a outro recurso, o claro-escuro, este jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos e contribuiu para o maior realismo na pintura

Artistas que se destacaram Surge na pintura o estilo pessoal. Eram autônomos nas suas criações. Botticelli Leonardo Da Vinci Michelangelo Rafael

A Primavera - Botticelli

Mona Lisa – Leonardo da Vinci

Mona Lisa – Leonardo da Vinci

Teto da Capela Sistina - Michelangelo

Michelangelo – Detalhe de A Criação de Adão Teto da Capela Sistina

Interior da Capela Sistina

Escola de Athenas - Rafael

A Deposição - Rafael

Cristo Benedicente – Rafael Sansio

O Triunfo da Galatea - Rafael

Escultura Verrochio foi um precursor do jogo de luz e sombra Trabalhou em ourivesaria e isso influenciou sua escultura

Davi de Verrochio

Características Escultura feita em bronze Representa um adolescente ágil e elegante Túnica revela o preciosismo do ourives Transmite ao observador sensação de fragilidade

Davi de Michelangelo

Características Escultura feita em mármore Jovem adulto, corpo tenso Não é frágil como Davi de Verrochio Mão colossal representando homem do povo Heróico