EVANGELHOS E ATOS A s Narrativas da Vida de Jesus e o Nascimento da Igreja Primitiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

O BATISMO E TENTAÇÃO DE JESUS
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
história da salvação A História da Salvação
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
24 de Maio de 2009 Ascensão do Senhor –B-
no Evangelho de S. Marcos
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
As quatro grandes proclamações
NOVO TESTAMENTO MÓDULO 1.
O livro dos Atos dos Apóstolos
Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
JOÃO BATISTA E JESUS LUCAS 1:41 “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,
Frei Vanildo Luiz Zugno
ATOS DOS APÓSTOLOS.
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Santo André, Apóstolo.
Mãe do Salvador.
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
1.
Conhecendo a Cristo em Lucas
O Ministério de Jesus Cristo
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
A Fé que transforma sua vida
O perigo de perder a si próprio
Evangelho de João Programa:
Série: Atos dos apóstolos Atos
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Catequese 2.
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
A verdadeira conversão
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
Evangelho de João Programa:
O Inícío da Igreja Bíblica
“...Pois eu sou o SENHOR que os cura.” Ex 15.26b
LIÇÃO 2 - O NASCIMENTO DE JESUS
Mateus Mateus “13.Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:— Quem o.
LIÇÃO 11 A SUPEREXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DA IGREJA
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Lição 9 para 27 de fevereiro de Durante o nascimento da Igreja, foram travadas diversas batalhas do Grande Conflito. Os primeiros cristãos tiveram.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
16 DE ABRIL DE 2016 As credenciais do Filho do Homem Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados,
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
Transcrição da apresentação:

EVANGELHOS E ATOS A s Narrativas da Vida de Jesus e o Nascimento da Igreja Primitiva

Introdução do livro Neste livro analisaremos os primeiros cinco livros do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João e os Atos dos Apóstolos. Unidades 1 – Os Evangelhos: O início do Ministério de Jesus 2 –Os Evangelhos: Ensinamentos Fundamentais de Jesus 3 – Os Evangelhos: Os últimos dias de Jesus 4 – Atos: História do Pentecostes na Igreja Primitiva

As Narrativas da vida de Jesus e o Nascimento da Igreja Primitiva EVANGELHOS E ATOS As Narrativas da vida de Jesus e o Nascimento da Igreja Primitiva Os Evangelhos: O início do Ministério de Jesus Unidade I

Introdução Nesta unidade, estaremos dando no primeiro capítulo uma visão introdutória sobre o contexto em que os quatro Evangelhos foram confeccionados. No segundo sobre a Pessoa de Jesus Cristo. No terceiro sobre o precursor do ministério do Messias,João Batista. No quarto alguns acontecimentos inicias do ministério de Jesus, e no quinto a rejeição da pregação do Messias por parte das cidades Corazim, Betsaida e Carnafaum.

Capítulo 1: Introdução aos Quatro Evangelhos Iniciaremos os nossos estudos com uma visão geral do contexto político, social e religioso dos judeus durante os dias de Jesus. 1.1 – A Cultura de Israel Os judeus, sua sociedade e costumes, como qualquer outra etnia, eram distintos e tinham os seus pontos fortes e fracos. 1.1.1 – O Ambiente Político 1.1.2 – O Ambiente Social 1.1.3 – O Ambiente Religioso 1.1.4 – Propósitos

Capítulo 1: Introdução aos Quatro Evangelhos 1.2 – Temas e Versículos-Chave 1. Mateus: Jesus, Rei e Messias (Ungido de Deus) Mt. 2.2 2. Marcos: Jesus, Servo do Senhor, Sofredor. Mc 10.45 3. Lucas: Jesus, Deus/Homem Salvador. Lc 19.10 4. João: Vida por Jesus, O Filho de Deus. Jo 10.31

Capítulo2: A Introdução de Jesus Cristo Neste capítulo, estudaremos a genealogia de Jesus e a sua importância no contexto judaico, a vida e o ministério de João Batista, precursor do Messias. 2.1 – A História Inicial de Jesus Sobre sua infância temos poucas informações. Segundo os registros bíblicos, temos a informação em Lucas 2.46,47. Outro fato esclarecedor é o episódio no qual aos 12 anos de idade, ciente de sua missão, já ensinava no Templo e todos se maravilharam se sua sabedoria.

Capítulo2: A Introdução de Jesus Cristo 2.1.1 – Genealogia de Jesus 2.1.2 – O Nascimento de Jesus 2.1.3 – A primeira Páscoa de Jesus 2.1.4 – O Crescimento de Jesus

Capítulo 3: A História e Ministério de João Batista e As Tentações de Jesus O nascimento miraculoso de João Batista e seu relacionamento com Jesus iniciam esta terceira divisão do nosso estudo. 3.1 – A História de João Batista O Evangelho, segundo Lucas registra que João Batista, nascido aproximadamente no ano 5 d.C., proveniente da linhagem Araônica (sacerdotal), filho de Zacarias e Isabel, pessoas tementes a Deus, foi uma pessoa singular e tremendamente importante.

Capítulo 3: A História e Ministério de João Batista e As Tentações de Jesus 3.2 – O Batismo de Jesus Qual foi a razão principal do batismo de Jesus? Segundo o escritor Mateus, foi para que a justiça se cumprisse, ou que a vontade do Pai de inserir seu Filho no meio dos homens a fim de que se identificasse com eles, principalmente com os judeus.

Capítulo 3: A História e Ministério de João Batista e As Tentações de Jesus As Escrituras nos relatam que após ser batizado, Jesus é levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado por quarenta dias, passando todo esse período sem se alimentar.A Bíblia nos relata que ao final dos quarenta dias teve fome. E foi nesse momento em que as tentações se intensificaram. 3.3.1 – A Primeira Tentativa 3.3.2 – A Segunda Tentativa 3.3.3 – A Terceira Tentativa 3.3.4 - A Vitória Completa de Jesus

Capítulo 4: Ministério Inicial Neste capítulo estudaremos sobre o início do ministério de Jesus, abordaremos alguns dos eventos mais marcantes nessa fase. 4.1 – Eventos Iniciais do Ministério de Jesus O Evangelho de João, além de acontecimentos já relatados , registra alguns que marcaram o início do ministério de Jesus, são eles: o chamamento dos primeiros apóstolos; o Seu primeiro milagre; a primeira purificação do Templo; o primeiro encontro com um príncipe dos judeus e o primeiro encontro com uma mulher samaritana.

Capítulo 4: Ministério Inicial 4.2 – O zelo de Cristo pela casa do Pai Ao chegar à Jerusalém depois de seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Jesus encontrou mercadores no Templo e, enfurecido, expulsou-os do local, cumprindo-se, assim, a profecia do Salmo 69.9: “O zelo da tua casa me devorará”. Jesus nesse versículo referia-se ao Templo como casa de seu Pai (Jo 2.16).

Capítulo 4: Ministério Inicial 4.3 – Encontros pessoais de Jesus As narrativas contidas nos Evangelhos nos mostram como com riquezas de detalhes a preocupação que Jesus tinha com as pessoas e também a atenção que dispensava a cada uma delas. 4.4 – De volta à Galiléia O Senhor ficou com os samaritanos por dois dias e depois regressou à Galileia (Jo 4.40-45). Metade do seu ministério ocorreu naquela região.

Capítulo 4: Ministério Inicial 4.5 – Ministério de Jesus na Galileia Ao chegar à Nazaré, Jesus foi à sinagoga e pregou usando como base um trecho do profeta Isaías ( 61.1-2). O âmago da mensagem foi que Ele era o cumprimento da profecia, a esperança e a resposta de Deus aos pobres, quebrantados de coração, cativos, cegos e oprimidos, o proclamador do novo tempo do favor do Senhor.

Capítulo 5: Maravilhas e Controvérsias Neste capítulo, abordaremos a condenação das cidades rebeldes feita por Jesus; resultados efeitos das batalhas entre o reino de trevas e o Reino de luz; a libertação da filha de uma cananéia; a confissão da messianidade de Jesus por Pedro; a importância de se carregar a cruz e segui Cristo e a transfiguração do Senhor no monte Hermom.

Capítulo 5: Maravilhas e Controvérsias 5.1 – Cidades Obstinadas Muitos foram os lugares pelos quais Jesus passou, porém entre esses merece destaque, por conduta negativa da população, as cidades de Corazim, Betsaida e Carfanaum, que se encontravam ao norte do mar da Galileia. A razão de Jesus pronunciar justiça sobre esses povos foi que, apesar de ter operado muitos sinais entre eles, mostravam-se incrédulos e resistentes ao Seu ministério.

Capítulo 5: Maravilhas e Controvérsias 5.2 – Libertação de um homem com um espírito maligno Certa ocasião, Jesus curou um endemoninhado cego e mudo e o libertou do espírito maligno que o atormentava. Tal ato fez com que as pessoas em sua volta começassem a considerar que Ele era realmente o Messias (Mt 12.22-23). 5.3 – Exigência de um sinal de messianidade em Jesus Certas autoridades religiosas pediram que o Senhor lhes mostrasse um sinal, mas Jesus recusa-se a fazê-lo porque conhecia os seus corações. Jesus diz àquela geração incrédula que lhes seria dado o sinal de Jonas, que ficou três dias no ventre do peixe, referindo-se ao evento de Sua morte e ressurreição.

Capítulo 5: Maravilhas e Controvérsias 5.4 – A libertação da filha da mulher cananéia A fama de Jesus já tinha alcançado a s redondezas de Tiro e Sidom e nessa região uma mulher o reconheceu, pois o chamou de Senhor, Filho de Davi. Tinha um problema grave e estava aflita, pois sua filha estava em uma situação lastimável. 5.5 – A confissão do apóstolo Pedro Quando Simão respondeu, o Senhor disse a ele que era bem-aventurado e que sua resposta não era humana, mas divina, que o próprio Deus, o Pai, tinha lhe revelado.

Capítulo 5: Maravilhas e Controvérsias 5.6 – O discípulo e sua cruz Jesus prega uma pequena mensagem com grandes verdades sobre o tema da salvação por meio da cruz. 1- Se alguém quiser vir após mim: desejo/vontade; 2- Renuncie a si mesmo: rejeição/renúncia; 3- Tome sobre si a sua cruz: escolha/ seleção; 4- E siga-me: perseverança / constância; 5.7 – A Transfiguração de Jesus Cristo Jesus subiu ao monte com a intenção de orar, levando Pedro, Tiago e João. O corpo e até as roupa de Jesus experimentaram algo sobrenatural. O fulgor da glória divina, por algum tempo, tomou posse da sua aparência natural.