Programação da Produção I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Just-in-Time - Sistema de Puxar
Advertisements

Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Sistemas de Informações Gerenciais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA
Planejamento da Necessidade de Materiais
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
LAYOUT DE EMPRESAS INDUSTRIAIS
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Planejamento-Mestre da Produção
PCP TRADICIONAL MRP, MRP II e ERP.
EM335 – Tecnologia Mecânica
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Balanceamento de Linhas
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Conceitos básicos sobre organizações
Logística Interna.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Processos e Layouts Produtivos
Jogo Programação da Produção
HEIJUNKA (NIVELAMENTO)
Introdução à Engenharia de Produção
Gabriel Silva Giliarde Barni Lucas Fernandes
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Relação de Movimentação de Produtos 1 Posto de Combustível.
A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel.
Vanessa Farias Pereira
LAYOUT DE EMPRESAS INDUSTRIAIS
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Organização Industrial
Administração da Produção
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
Salas de Matemática.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Arquitetura de computadores
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Programação da Produção I
Administração de Materiais Papel da administração de materiais no processo produtivo • A importância da administração de materiais no contexto de uma empresa.
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Organização Racional do Trabalho
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Quem levou vantagem? Denise e Pedro são colegas. No ano passado, cada um recebia 200,00 reais de mesada. Este ano, eles fizeram aos pais propostas diferentes.
FLEXIBLE MANUFACTURING SYSTEM
Sistemas de Informações Gerenciais
Programação da Produção I
Contagem Sequencial do Estoque
ARRANJO FÍSICO CÉLULAS
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Profº Eduardo Batman Júnior
Técnica de Elaboração de Lay-out
ARRANJO FÍSICO (LAY OUT) Prof. Luís Felipe Tolentino
Programação da Produção I
1 28 de agosto INTRODUÇÃO PROFa. Giovana Savitri Pasa SISTEMAS PRODUTIVOS IIENG
1 Programação da Produção I ENG de outubro Estudos para P1 PROFa. Giovana Savitri Pasa
ARRANJO FÍSICO ou LAYOUT
JIT (Just in Time) - História
BALANCEAMENTO DE LINHA Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna.
Layout de Empresas Industriais
Transcrição da apresentação:

Programação da Produção I ENG 09010 Programação da Produção I 9 de outubro Arranjo físico e fluxo Cap. 7 - continuação PROFa. Giovana Savitri Pasa giovanapasa@producao.ufrgs.br 2012-2

1 – Arranjo físico ou layout ENG 09010 V Programação da Produção I 1 – Arranjo físico ou layout Layout é a disposição física dos equipamentos e das pessoas

2 – tipos de layout 3 ENG 09010 V a) posicional b) funcional, por processo, ou job c) celular d) linha, por produto, ou flow; e) contínuo  variedade enfatizam o processo  volume  variedade enfatizam o produto  volume 3

ENG 09010 Tipos de Layout C) Celular

ENG 09010 MANUFATURA CELULAR

ENG 09010 célula de manufatura Alguns autores definem como uma aplicação da tecnologia de grupo componentes similares são agrupados em famílias, estas são processadas em um subsistema, chamado célula.

ENG 09010 Tecnologia de grupo componentes ou produtos similares são identificados e agrupados para obter vantagem das suas similaridades no seu projeto e produção

ENG 09010 PERGUNTAS: Uma célula pode ser resumida a apenas esta parte técnica de agrupamento de equipamentos? Uma célula é apenas um tipo de layout e nada mais?

ENG 09010 A adoção da manufatura celular vai além do rearranjo do layout envolve e modifica aspectos humanos e organizacionais

ENG 09010 célula é o arranjo de pessoas, máquinas, materiais e métodos as partes são processadas em um fluxo contínuo as etapas do processo estão próximas em ordem seqüencial.

Um elemento a ser destacado nesta definição é o fluxo contínuo ENG 09010 Um elemento a ser destacado nesta definição é o fluxo contínuo

Definição proposta por Hyer e Wemmerlöv (2002) ENG 09010 Definição proposta por Hyer e Wemmerlöv (2002) célula é um grupo de estações de trabalho próximas umas das outras onde múltiplas operações seqüenciais são realizadas sobre uma ou mais famílias de matérias-prima, peças, componentes é uma unidade organizacional distinta dentro da organização, avaliada por resultados, à qual é delegada a responsabilidade de uma ou mais atividades de planejamento, controle, suporte e melhoria.

ENG 09010 células compostas por equipamentos distintos, agrupados segundo as necessidades de processamento dos produtos devem promover o fluxo contínuo devem possuir certa independência na gestão de seus recursos.

Sistemas de manufatura baseados em células ENG 09010

ENG 09010 takt-time O takt-time define o ritmo necessário para atender a demanda dos clientes.

ENG 09010 takt-time é calculado a partir do tempo de produção disponível e da demanda para um dado produto, utilizando valores diários. TD, ao tempo disponível por dia em minutos; e DD, corresponde à demanda diária :

ENG 09010 tempo de ciclo (TC) intervalo real entre a conclusão de duas unidades consecutivas de um dado produto. Para atender a demanda, o tempo de ciclo da célula deve ser menor que o takt-time.

Razões para o uso de células ENG 09010 Razões para o uso de células Segundo Wemmerlöv e Hyer (1989), em um estudo baseado em 32 empresas dos Estados Unidos que utilizam a manufatura celular, as cinco razões mais comuns para o uso de células são: redução de estoques em processo, do tempos de setup, do tempo de atravessamento e da movimentação de materiais, além do aumento na qualidade.

Características dos equipamentos utilizados em células: ENG 09010 Características dos equipamentos utilizados em células: - devem ser de fácil movimentação, permitindo experimentar novos arranjos ou remover o equipamento para outro local quando ocorrerem mudanças na sequência de processamento dos itens; - facilidade de setup, permitindo produzir maior variedade de produtos em um mesmo turno; - equipamentos devem ser dedicados à célula e de tamanho reduzido, podendo possuir menor produtividade, desde que atinjam o ritmo necessário para o atendimento da demanda dos itens produzidos na célula.

Características dos operadores utilizados em células ENG 09010 Características dos operadores utilizados em células Dois ou mais operadores são treinados para a mesma tarefa. O supervisor da célula também deve estar habilitado para realizar qualquer tarefa na célula, pois assim este pode permitir o descanso de um operador ou substituí-lo durante a troca de postos entre dois operadores

ENG 09010

ENG 09010 CASO A – 3 op

ENG 09010 CASO A – 2 op

ENG 09010

volume variedade Tipos de processos de produção: Volume e Variedade contínuo volume Linha lotes job projeto variedade

Funcional/processo/job Tipos de Layout: Volume e Variedade Diferentes tipos de layout correspondem a diferentes níveis de volume e variedade de produtos Produto/linha/flow Celular Funcional/processo/job volume variedade Posicional ou Fixo