CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

Soneto.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
O caçador de borboletas
Jackson e taina e Danielly
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
OBRIGADO SENHOR ===Edmen===.
Progressão automática
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
AH! SE EU PUDESSE... Ah! Se eu pudesse... JANE
A coleção de bonecas Vitor e Maria
T R O V A S Zélia Nicolodi.
Isa Slides.
Esse teu olhar ao despertar de uma aurora são carícias de luar,
O TESTAMENTO DO MENDIGO
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
Meus Oito Anos Casimiro de Abreu Isa Slides.
SE EU PARTIR José Geraldo Martinez.
MARIA... MINHA MÃE MARIA! LIGUE O SOM!
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Pe. Orlando Gambi CSsR (Inspirado no Cântico dos Cânticos)
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
Eu quero ir... OlhosDe£in¢e.
PRIMAVERA É primavera, festa de amor . A graça impera, em cada flor.
Poema de Casimiro de Abreu interpretado por Paulo Autran
O TESTAMENTO DO MENDIGO
SANGA PUITÃ Nasci em Sanga Puitã Aqui cresço a cada dia
NAS ASAS DA CANÇÃO WAGNER BORGES.
Nascer do Sol Alyne Roberta Neves Costa Naquele tempo parecia ter o céu um azul mais céu. E as nuvens costumavam brincar como carneirinhos correndo soltos.
Discurso.
Mais um dia começa a findar. Os homens passam, o céu continua.
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
A piscina e a cruz.
………………………………………….. Esta è a aldeia e è bela è o silencio que ela fornece.
Ligue o som A beleza da mulher
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Alunas: Camila Thomaselli nº04 Carolina Côrtes nº08 Carolina Molar nº09 Carolina Saade nº10 Carolina Sequeiros nº11.
By Búzios Slides ESTRELA DA TARDE Automático Era a tarde mais longa de todas as tardes Que me acontecia Eu esperava por ti, tu não vinhas Tardavas e.
Sou feito de sentimentos, de emoções, de luz e de amor...
Posso Entrar? Aguida Hettwer.
By Búzios Slides Apresenta
Cheiro da chuva No fim desta história você terá duas opções. Acho que você descobrirá qual opção eu escolhi. Clique para prosseguir.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
Amor meu.
Uma oração para mim.
OH! PASTORES QUE VELAIS A GUARDAR VOSSO REBANHO EIS QUE VOS NASCE UM CORDEIRO FILHO DE DEUS, SOBERANO ! IRMÃOS, QUEM CANTA AÍ FORA ? SÃO ANJOS À LUZ DA.
6 6 POEMAS E 1 CANÇÃO.
...De tanto andar na contra mão da vida... De tanto buscar sonhos impossíveis... De tanto viajar ao meio do nada... De tanto viver com o corpo sem alma...
Feliz Páscoa E eu fiquei sonhando o tempo todo
Ao MEIO-DIA O sol está aceso A vela ilumina o que não vemos Hora da Ave-Maria Rezar faz bem para a alma Nos ajuda a iluminar a vida.
O TEXTO POÉTICO.
"Para os montes... " Salmo 120.
Eu Mulher Sou mulher de abraços de braços apaixonados, Sou mulher de abraços Eu Mulher.
O Presente.
automático sandro.al®slidemusical Neuza Maria Spínola MÚSICA- YOU NEEDED ME.
Que eu sinta meus pés pulsarem com a terra. Que meus braços se ergam numa invocação. Que sopre em minhas mãos uma suave brisa.
“Eu quero acreditar que ainda resta alguma magia no mundo”, disse ela...
Flores de Luanda Infância E quando acordei A minha irmã mais nova eu afastei… Vi-a isolar-se com seu bibe branco No tempo que passou Mas, de entre.
“A DOR DO ABANDONO” By Búzios Slides Avanço automático.
No céu do meu mar sinto a vastidão Uma força tamanha penetra meu ser.
Toque no coração Música - Sunshine in my shoulder Cantor - Andy willians Elaborado em Julho/2004 LhT.
Sim Pai (Maria Célia Monteiro) Grupo OPA. Sim Pai, eu quero ouvir a sua voz. Sim Pai, quero Você perto de nós (Bis)
Consciência Fonológica
GÊNEROS LITERÁRIOS ÉPICOLÍRICODRAMÁTICO EPOPEIA ROMANCE CONTO NOVELA POESIA LÍRICA TRAGÉDIA COMÉDIA DRAMA Predominância da objetividade Predominância da.
Inferências Discursivas
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Desde o amanhecer, Senhor, é por Ti que chamo! 0nde Te encontrar?
LITERATURA ROMANTISMO: 2º GERAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EDUCASUL 2008 23 a 26 de julho de 2008 – Florianópolis-SC CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Importante ferramenta para o ensino da escrita Fga. Ms. Ana Paula Rigatti Scherer PUCRS

MEUS OITO ANOS Casemiro de Abreu Oh ! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais ! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras, À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais ! Como são belos os dias Do despontar da existência ! - Respira a alma inocência Como perfumes a flor; O mar é - lago sereno, O céu - um manto azulado, O mundo - um sonho dourado, A vida - um hino d'amor ! Que auroras, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele ingênuo folgar ! O céu bordado d'estrelas, A terra de aromas cheia, As ondas beijando a areia E a lua beijando o mar ! Oh ! dias da minha infância ! Oh ! meu céu de primavera ! Que doce a vida não era Nessa risonha manhã ! Em vez das mágoas de agora, Eu tinha nessas delícias De minha mãe as carícias E beijos de minha irmã !

CONTINUAÇÃO... Livre filho das montanhas, Eu ia bem satisfeito, Da camisa aberta o peito, - Pés descalços, braços nus - Correndo pelas campinas À roda das cachoeiras, Atrás das asas ligeiras Das borboletas azuis ! Naqueles tempos ditosos Ia colher as pitangas, Trepava a tirar as mangas, Brincava à beira do mar; Rezava às Ave-Marias, Achava o céu sempre lindo, Adormecia sorrindo E despertava a cantar !

...E A ESTRUTURA DA POESIA? Oh ! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais ! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras, À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais !

O QUE É CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? “Quando olhamos pela janela vemos através dela, vemos a rua... Ter consciência fonológica é olhar para a vidraça da janela” (Moreno)

O QUE É CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? É a consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos (Cardoso-Martins, 1991). Permite a identificação de rimas, de palavras que começam ou terminam com os mesmos sons e de fonemas que podem ser manipulados para a criação de novas palavras.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ESCRITA A consciência fonológica relaciona-se com a escrita de forma recíproca: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA   ESCRITA

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PALAVRA SÍLABICO INTRA-SILÁBICO FONÊMICO

PALAVRA Ter consciência de que as palavras compõem as frases. Ex.: Ana sabe andar de bicicleta.

SÍLABA Sílaba: ter consciência de que as palavras são formadas de sílabas. Ex.: BI – CI – CLE - TA

INTRA-SILÁBICO Ter consciência de segmentos ainda menores que a sílaba (rima e aliteração) Ex.: Rima: BOLA – ESCOLA Aliteração: A – VIÃO

RIMA Ter consciência da parte da palavra que vai da vogal tônica até o final. Ex.: ESCOLA – COLA – VIOLA – ARGOLA LIMÃO – SABÃO – VIOLÃO - MÃO

ALITERAÇÃO Ter consciência da parte inicial das palavras. Ex.: ABELHA – AVIÃO IGREJA – ÍNDIO FOGO - FACA

FONEMA Ter consciência de que há segmentos ainda menores – os fonemas Ex.: s – a – p – o Este é o nível mais complexo da consciência fonológica, geralmente a criança já está com a hipótese alfabética de escrita.

TAREFAS Simples: quando a tarefa é seguida de uma resposta e só há uma operação a fazer. Ex.: Retire o pedaço SOL de SOLDADO Resp.: DADO.

TAREFAS Complexa: há duas operações a fazer: a primeira é realizada e seu resultado guardado na memória, enquanto é realizada a segunda operação. Ex.: Retire /m/ de MOLA e substitua por /s/ Resp.: SOLA

TIPO DE TAREFAS Segmentar; Unir; Substituir; Identificar; Produzir; Transpor; Inverter.

Níveis de CF X psicogênese Cada hipótese de escrita está relacionada ao nível de consciência fonológica da criança Se a criança está pré-silábica, é provável que ainda não esteja com nível silábico de CF bem desenvolvido;

Níveis de CF X psicogênese Se a criança está na hipótese silábica de escrita, provavelmente esteja com o nível silábico mais desenvolvido; Se a criança está alfabética, já compreendeu a relação letra-som e já está com o nível fonêmico de CF mais avançado.

anafono@pop.com.br