Economia
A Receita A receita R(q) de um bem é dada pela multiplicação da quantidade vendida q pelo seu preço unitário p. R (q) = p. q asCruz
Curva da demanda p q A um preço muito alto, a quantidade vendida é muito pequena e a receita, portanto, é mínima. A um preço muito baixo, a quantidade vendida é alta, mas a receita também é pequena. asCruz
Curva da demanda Se o preço do ingresso cobrado for muito alto, digamos de R$50,00, o cinema ficará vazio (q será muito baixo) e a receita será pífia; Já se o valor do ticket foi de R$2,00, o faturamento não será assim tão alto mesmo que o cinema fique sempre cheio. asCruz
Receita total R q A receita total R (q) se comporta em função da quantidade produzida. asCruz
Receita Marginal Vamos entender como funciona a receita marginal, RMg(q). A receita marginal é a receita obtida quando se produz uma unidade a mais, dado que já se decidiu produzir q unidades. É definida de maneira similar ao custo marginal. RMg(q) = R(q+1) – R(q) asCruz
Exemplos Jatos aéreos Considere uma empresa produtora de aeronaves cuja curva de demanda por um determinado modelo é a seguinte: a empresa é capaz de vender 1 jato por mês a R$30 milhões, e dois jatos por mês a R$28 milhões cada um. Qual a receita quando se passa da produção zero para um avião e depois para dois aviões? asCruz
Exemplos RMg(1) = 30 – 0 = 30 RMg(2)= 56 – 30 = 26 Livros – uma editora esta lançando um novo livro no mercado. Ela sabe que o preço de R$41,00, será capaz de vender cópias. Reduzindo o preço para R$40,00, a empresa consegue vender cópias. Qual a receita marginal da venda dessas 100 cópias? asCruz
Exemplos A R$41,00, a empresa vende cópias e fatura R(2.000) = 41 x = R$82.000,00 A R$40,00, a empresa vende cópias e fatura R(2.100) = 40 x = R$84.000,00 A receita marginal para cada uma dessas 100 cópias é de R$20,00 (2.000 / 100) asCruz
Exercício Uma empresa fabrica 60 carros vendendo toda frota por R$ ,00, se aumentar a produção para 80 venderá toda frota por R$650,000,00. Qual a receita marginal para cada carro? asCruz
Equilíbrio de mercado Vários fatores afetam os preços que observamos: Computadores pessoais e relógios de pulso já foram muito mais caros e raros, mas ao longo do tempo a tecnologia evoluiu, mudou a oferta desses bens e os preços caíram, impulsionando as vendas; Ciclo de vida; asCruz
Equilíbrio de mercado A violência ao redor dos estádios de futebol também afeta os preços e o público que vai assistir aos jogos, mas de modo diferente: mais violência diminui a demanda por esse programa, o que faz o preço cair; Se o clima ajuda a plantação de café, a safra(oferta) é maior, e os preços, menores. asCruz
Equilíbrio de mercado Todos esses fatos refletem o equilíbrio entre a oferta e a demanda do mercado. asCruz
Curva da demanda p q Quanto maior os preço, menores as quantidades vendidas. asCruz
Curva da oferta p q Se os preços aumentam as empresas produzem mais asCruz
Equilíbrio de mercado Se o preço for maior consumidores não desejarão comprar tudo o que foi produzido. Assim, as empresas escolherão produzir menos. asCruz
Equilíbrio de mercado p P* q*q O preço praticado p* e a quantidade vendida q*, a demanda e a oferta por esse bem se equivalem. Essa é a situação de interesse. asCruz
Exercícios Uma empresa fabrica 31carros vendendo toda frota por R$ ,00, se aumentar a produção para 35 venderá toda frota por R$150,000,00. Qual a receita marginal para cada carro? Qual a diferença entre receita marginal e custo marginal? Porque a curva de oferta é inclinada para fora? asCruz
Deslocamentos na curva da demanda Por exemplo: no EUA, na primeira metade do século passado, quando as aventuras do Marinheiro Popeye se tornaram populares, ficou mais fácil para as mães convencerem suas crianças dos benefícios de se comer espinafre. asCruz
Deslocamentos na curva da demanda p P* q* q Curva de oferta de espinafre Se a mais pessoas querendo comprar o preço aumenta asCruz
Deslocamentos na curva da demanda Um aumento na vontade de consumir espinafre que desloque sua curva de demanda para a direita leva a um aumento na quantidade comprada e a um aumento no preço. Esse incentivo leva os produtores a aumentar a produção. Contudo, no curto prazo, é custoso para os agricultores modificar seus planos e passar a produzir espinafre, assim, produzir mais só vale a pena se o preço sobe. asCruz
Oferta elástica No curto prazo, pode ser difícil para o agricultor modificar sua produção, digamos de batata para espinafre, mas no longo prazo essa mudança é relativamente simples. Assim, no médio e longo prazo, é de se esperar que o espinafre esta sendo mais lucrativo que a batata ou as maçãs, mais gente passara a produzir espinafre, a um custo parecido com o dos outros produtores(depois de aprender sobre o negócio). asCruz
Oferta elástica Segue-se daí que a produção no mercado de espinafre aumenta sem importantes aumentos de custo por cada quilo de espinafre produzindo: a curva de oferta de mercado é quase horizontal no longo prazo. asCruz
Oferta elástica p P* q* q Curva de oferta de espinafre Demanda por espinafre: depois do Popeye Demanda por espinafre: antes do Popeye asCruz
Oferta inelástica No outro extremo, há casos em que a curva de oferta do bem é vertical, ou seja, a quantidade ofertada não depende do preço. Por exemplo, a quantidade de quadros de Van Gogh está fixa, não é possível produzir mais, dado que ele morreu em Naquela época havia pouca demanda por seus quadros. Com o passar do tempo, Van Gogh passou a ser considerado u dos mais importantes pintores de sua época, e hoje seus quadros valem milhões. asCruz
Oferta inelástica p P* q* q Curva de oferta Demanda por quadros de Van Gogh em 2000 Demanda por quadros de Van Gogh em asCruz
Exemplos p q Curva da oferta de carne bovina Demanda por carne: antes da vaca louca Demanda por carne: depois da vaca louca p q asCruz
Exemplos p q p q Oferta de celulares em 1995 Oferta de celulares em 2005 Curva da demanda asCruz
Exemplos p q Oferta de café com geada Oferta de café sem geada Curva da demanda p q asCruz