Programa Intel® Educar

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Transcrição da apresentação:

Programa Intel® Educar Guia para Cadastro de Turmas no Sistema de Gerenciamento on-line

Veja as orientações e o passo–a–passo nos próximas slides. Apresentação Este guia tem como objetivo auxiliar os professores seniores e mediadores do Programa Intel® Educar no processo de abertura e fechamento das turmas dos cursos Fundamentos Básicos e garantir que todos os professores que participem do programa sejam incluídos na base de dados do programa. O processo completo consiste de 5 etapas principais: Cadastro da turma, Preenchimento dos dados pessoais dos participantes, o qual é feito pelos próprio participantes no primeiro dia do curso. Preenchimento da avaliação de fim de curso que é feito pelos próprios participantes no último dia do curso. Fechamento da turma Emissão dos certificados. Veja as orientações e o passo–a–passo nos próximas slides.

Antes do Início do Curso Para que o curso ocorra com tranquilidade, segurança e qualidade os passos abaixo dever ser executados com 2 semanas de antecedência do início do curso. Coletar informações dos professores como: o nome completo, no. do CPF, RG e E-mail. Nota: Como a turma usará um ambiente online no Moodle para publicar as atividades de extensão a distância. Todos deverão ter um endereço de e-mail. Se necessário, auxilie os professores na criação de uma conta. Use a planilha de metas para registrar esses dados. Fazer o cadastro da turma no sistema on-line. Se necessário, solicitar o material para o curso enviando e-mail para intel.educacao@fundacaobradesco.org.br Siga o passo-a-passo para o cadastro da turma nos próximos slides.

Acesse o site http://www.escolavirtual.org.br/intel_login.asp

Todo o participante aprovado como professor sênior ou professor mediador, visualizará uma tela com o seguinte menu de opções: Cadastro Alterar Excluir Manutenção Relatórios Sair do sistema

Alterar Senha No menu “Manutenção” a opção “Altera Senha” tem como objetivo, a troca de sua senha de acesso a área do professor.

Cadastro de Turmas A opção “Turma/Professor” do menu “Cadastro” tem como objetivo, a inclusão de novas turmas e o cadastramento dos novos participantes desta turma

Tela de cadastramento das novas turmas Cada Sênior/Mediador deve preencher todos os campos solicitados. Nota: Não é obrigatório ter dois mediadores por turma. Clique aqui para Pesquisar seu nome

Após especificar o número de participantes, será aberto uma nova tela para cadastramento dos usuários(participantes do curso), conforme apresentado abaixo. Você deve ter em mãos as seguintes informações sobre os participantes: CPF, RG e nome completo. O código funcional só é valido para profissionais que trabalham na Fundação Bradesco, portanto não é obrigatório.

Do menu “Altera”, a opção “Turma/Professor” tem como objetivo, a inclusão de novos participantes e exclusão dos participantes da turma selecionada. O multiplicador deve escolher a turma que deseja realizar a alteração através da seleção do período do curso. Ele poderá escolher entre inclusão ou exclusão dos participantes

Para excluir uma turma informe os dados solicitados na tela. A opção “Turmas” do menu “Exclui” tem como objetivo, a exclusão de turmas cadastradas pelo multiplicador. Nota: Não é possível excluir turmas cujos participantes já tenham sido incluídos, ou que estejam em andamento. Para excluir uma turma informe os dados solicitados na tela.

Menu Relatórios Através do menu “Relatórios” o mediador poderá fazer a impressão dos seguintes informações: Lista de Presença(relaciona os participantes de uma turma) Solicitação de Direitos Autorais Turmas por Multiplicadores Participantes que não Responderam ao Questionário de Fim de Curso Emissão de Certificados

Imprimir Lista de Presença Para a impressão do controle de frequência, Informe o período da turma. Caso tenha dúvida sobre o período informe uma data superior a data do curso.

O sistema listará todas as turmas que estão ocorrendo neste intervalo. Você terá acesso a lista quando clicar sobre o período desejado.

Imprimir Documento de Autorização de Diretos Autorais O item “Solicitação de Direitos Autorais” do menu “Relatórios” tem como objetivo a emissão de um documento onde mediante ao recolhimento de assinaturas, é acordado o direito da divulgação da imagem e das produções dos participantes do programa Intel® Educar. Esse direito de divulgação será concedido apenas para a Intel e Fundação Bradesco.

O sistema listará todas as turmas que estão ocorrendo no período O sistema listará todas as turmas que estão ocorrendo no período. Selecione a turma desejada, clicando sobre o período.

Você poderá imprimir a lista que está na tela clicando no botão “imprimir” Obs.: Faça a configuração da página, adequando o modo de impressão.

Consulta Turmas por Mediador O item “Turmas por Multiplicadores” do menu “Relatórios” tem como objetivo exibir as turmas que foram ministradas por um determinado multiplicador. É possível visualizar dados como o período, turno, local, status, relação de participantes e de suas respectivas fichas cadastrais.

O mediador poderá visualizar todas as turmas e listar os participantes selecionados em uma turma. O mediador poderá imprimir a lista da turma selecionada, e também obter um relatório individual de todos os participantes com os dados pessoais.

Disponibilizar Avaliação de Fim de Curso O Mediador não tem acesso a opção para habilitar a avaliação de fim de curso. Por isso, deverá solicitar à Fundação Bradesco que libere a avaliação imediatamente após o cadastramento da turma no sistema. Faça isso enviando um e-mail para intel.educacao@fundacaobradesco.org.br informando seu nome completo, data início e término da sua turma. Quando a Avaliação de Fim de Curso estiver disponível o professor participante visualizará o link na opção Questionários.

Fechamento de Turma O item “Fechamento de Turma” do menu “Cadastro” tem como objetivo, a finalização das turmas encerradas com a avaliação do multiplicador sobre os participantes. Antes de iniciar o fechamento, o multiplicador deve garantir que todos os participantes tenham respondido a avaliação de fim de curso. Caso contrário o participante não conseguirá responder a avaliação com a turma fechada.

O multiplicador deve escolher a turma que deseja fechar informando os dados solicitados na tela. Clique aqui para pesquisar por nome

Caso apareça a mensagem abaixo, você deve solicitar a liberação da Avaliação de Fim de Curso para os participantes. Portanto, não deixe de conferir e assegurar que os participantes realizem a avaliação.

Para realizar a avaliação do participante clique sobre o nome Para realizar a avaliação do participante clique sobre o nome. Faça isso para cada participante. o sistema perguntará a situação do participante. Caso, seja desistente o sistema encerrará a avaliação. Se o participante for concluinte, o sistema dará prosseguimento na avaliação.

No curso Fundamentos Básicos, considere o Plano de Ação no lugar do Portfolio de Unidade Responda cada item solicitado conforme legenda abaixo: Considere os conhecimentos de softewares de acordo com a plataforma usada no curso. Participantes que vão se tornar mediadores devem ser indicados nessa avaliação. A indicacão deverá estar compatível com a pontuação atribuida a cada item.

Ao concluir a avaliação individual, você visualizará a pontuação final atribuída e o status que indica se o participante está apto a implementar o programa em seu dia-a-dia. Participantes formados como mediadores, devem ter o status de Plenamente satisfatório. Inclua comentários sobre pontos positivos, negativos e considerações finais. Para finalizar, clique no botão fechar turma.

Se ao clicar no botão “Fechar Turma” aparecer a mensagem abaixo, significa que algum participante não respondeu a Avaliação de Fim de curso ou a mediador não efetuou a avaliação individual de algum participante. Verifique se você avaliou todos os participantes da turma. Você também deve consultar no menu Relatórios o relatório de participantes que não responderam ao questionário de fim de curso para saber quais participantes você terá que reorientar para responder a avaliação.

Emissão de Certificados O item “Emissão de Certificados” do menu “Relatórios” tem como objetivo a emissão dos certificados dos participantes que foram previamente formados pelo mediador responsável. Para emitir os certificados a turma deve estar fechada. O sistema não libera os certificados automaticamente. O mediador deve solicitar a liberação dos certificados enviando um e-mail para intel.educacao@fundacaobradesco.org.br . Somente após a liberação será possível imprimir os certificados. É possível que a emissão dos certificados das turmas da SEE-SP ocorra fora deste sistema on-line.

Após escolher a opção de emissão de certificados, o mediador deve informar o período da turma. Se houver mais de uma turma no mesmo período, o sistema mostrará todas e o mediador deverá escolher a turma para a qual deseja emitir os certificados.

Será impresso um certificado por participante, exemplo abaixo.

Clique aqui para sair do sistema