Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
Advertisements

O Projeto.
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
1 II CONGRESSO DO DIREITO DE LÍNGUA PORTUGUESA Luanda, 6 e 7 de Dezembro de 2010.
HISTÓRIAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
O Português: uma língua capital exilada num lugarejo insignificante
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil.
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
Direitos aqui, Direitos agora. XVIII CONFERÊNCIA INTERNATIONAL DE AIDS JULHO | | 2010 | VIENA ÁUSTRIA.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – GRANDES EIXOS
Empreendedorismo na Saúde
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso ( ) Introdução Visamos contribuir para o debate a respeito da globalização e da inserção.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
União europeia SÓNIA VICENTE.
Março 2010 Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado.
À conquista... Um olhar diferente…
IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft no domínio da Fala e Língua Natural, em Portugal.
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Convenção Internacional contra a dopagem
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
Paulo Gama Mota Museu Nacional da Ciência e da Técnica Coimbra, Portugal A criação de cultura científica. O papel dos museus de ciência e técnica Memória.
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior
Talentos para Inovação
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património.
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
Conferência de Joanesburgo
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
II MOSTRA DE JOVENS CRIADORES DA CPLP REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS.
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho.
A Lionesa é uma nascente de energias.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Senegal Ilha Maurício Namíbia Geórgia Turquia Japão.
Breve notícia do trabalho desenvolvido no ANTT pela DTTDA no biénio Fátima Ó Ramos, chefe de Divisão | 27 de novembro | A TT ao Encontro.
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos
LER E COMUNICAR: EDUCAR PARA A INCLUSÃO MENINOS DO MUNDO
Conferência Parlamentar Sobre Ciência Assembleia da República 3 de Março 2009 IICT Saber Tropical
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 2010 HISTÓRICO Professora: Márcia Cristiane da Silva Galindo.
+ 1 José Luís Cacho Presidente da Associação de Portos de Portugal APLOG, 13 Outubro 2011.
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Eugénia Rodrigues Parcerias Investigação e Formação.
A União Europeia Papel da Delegação da União Europeia no Brasil Promover as relações políticas e económicas entre a UE e o Brasil; Acompanhar a implementação.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo

1.Conhecimento mútuo e arquivos da lusofonia 2.Investigação histórica e cooperação - A construção do presente e do futuro com o recurso ao conhecimento do passado 3.Saberes tradicionais em espaços lusófonos: documentação e património 4.Fronteiras de África: passado e presente na reconstrução do futuro 5.Viagens e parcerias

De Berlim a Pequim Na apresentação do Catálogo imagino paragens da lusofonia global: –Berlim, por causa da conferência de 1885 –Rio de Janeiro, por causa do Conselho de Ministros da Ciência e Tecnologia da CPLP em 2003 –Bissau, por causa da declaração sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em 2006 –Luanda, por causa da presidência da CPLP iniciada em 2010 – do espólio de José de Macedo Hoje acrescento Pequim, por causa do projecto parcerias sino-lusófonas iniciado em 2005 com o IPAD, na sequência do 1º Fórum de Macau em 2003.

Teve lugar no passado dia 25 de Abril a inauguração da exposição itinerante “A Aventura das Plantas. Os Portugueses e a Primeira Globalização” no “The Beijing Center for Chinese Studies”, que contou com uma palestra pelo Professor Braga de Macedo, intitulada “Shifting Wealth, Mutual Knowledge and the Blue eyed crisis”, focada no tema da crise global e do paradoxo entre globalização e governação. O Presidente do IICT lembrou a importância do conhecimento mútuo num mundo em que “a riqueza está a mudar de sítio”, referindo que “pela primeira vez na Historia, o comércio mundial está agora baseado na Ásia”.

A exposição, baseada no livro editado pelo IICT e da autoria do Professor Mendes Ferrão, “A Aventura das Plantas” conta, em 3 línguas (português, chinês e inglês) a história de 25 plantas que há 5 séculos atravessaram continentes e que hoje fazem parte da alimentação global. Estará patente ao público até ao próximo dia 16 de Maio, na Universidade de Economia e Comércio Internacional (UIBE), Cheng Xin Bldg. Esta é uma iniciativa do IICT e da Secção Cultural da Embaixada de Portugal na China, em colaboração com o Centro de Estudos Chineses de Pequim da UIBE, uma Universidade fundada em 1951 e que desde o ano lectivo 2009/10 tem também uma Licenciatura em Português. A sessão reuniu dezenas de estudantes e diplomatas, entre os quais os embaixadores do Brasil, Timor Leste, Eslovénia, Espanha e Portugal.

História nos Dias do Desenvolvimento! 1ª vez a História e o Património Lusófono em parceria com a Saúde, Educação, Agricultura, Sociologia, Demografia, Economia, Política e as Alterações Climáticas nos “Dias do Desenvolvimento” Será que a Memória partilhada é fundamental para construir o Presente e o Futuro das sociedades lusófonas? Faz parte da Missão do IICT: disponibilizar digitalmente o vasto património histórico e científico aos países da CPLP, como recomendado pelos Ministros da Ciência e Tecnologia da CPLP no âmbito da chamada “iniciativa portuguesa” ACTD No Stand da Cooperação Portuguesa