Introdução ao Romantismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Advertisements

Introdução ao Romantismo
Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
E SCOLA ESTADUAL DR. M ARTINHO MARQUES Trabalho de filosofia Professor: Eudi Bachiega Alunos: Beatriz e Rita.
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ROMANTISMO.
Arcadismo ou Neoclassicismo
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
SERVIDÃO E LIBERDADE Martin Luther King ( )
História Social do Romantismo. A poesia
Vai-se muito rápido, mas sempre se podem assoprar outras.
Cursinho Popular Paulo Freire
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
A casa, uma parte de mim no mundo
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
QUADRO COMPARATIVO Era Clássica Era Romântica Padrões preestabelecidos
NÃO??? ENTÃO VEJA SE NÃO TENHO RAZÃO:
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
Liberais e Nacionalistas
CADA DIA, CADA PASSO, VOU TENTANDO ENCAIXAR CADA PEÇA, CADA PARTE DO TODO QUE TENS PRA MIM DESTE SONHO QUE NASCE EM TEU CORAÇÃO, OBRA TUA, TUA GRAÇA, TUA.
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
Será que dava mais certo assim?
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
TUDO O QUE SEMPRE PRECISEI SABER, APRENDí COM A MINHA MÃE, E COM TUDO ISSO ESTOU VIVO ATÉ HOJE. A EDUCAÇÃO HOJE EM DIA É BEM DIFERENTE .... Ligue o som.
Ensino Médio 3ª Série..
Pastoreando Crianças em Momento de Crise
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
AULAS DE FILOSOFIA Por Prof. Mesquita.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
O que desejamos de um homem... Aos 16 anos: Aos 21 anos: Aos 32 anos: Aos 40 anos: Aos 55 anos: Aos 65 anos: Aos 75 anos: Clique nas imagens.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
CAMBI, FRANCO. HISTÓRIA DA PEDAGOGIA. (TRAD. ÁLVARO LORENCINI
AÇÚCAR.
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
TEMA: SOU UMA POETISA.
Unidade Poços de Caldas
TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA SE VIVER COM O PAI É BOM COM PAI E MÃE
Açúcar.
 foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.  Pouco se sabe.

EU SOU FÃ DE SÃO JOSÉ PAI ADOTIVO DE JESUS QUE EDUCOU O SALVADOR
Cuidados de Higiene.
São frequentes em suas telas os céus grandiosos, as tempestades, as ruínas e as cruzes, testemunhas da presença de Deus. Símbolos da morte também não são.
Há um barco esquecido na praia, Já não leva ninguém a pescar
HÁ UM BARCO ESQUECIDO NA PRAIA JÁ NÃO LEVA NINGUÉM A PESCAR
DE ONDE ELE VAI NOS LEVAR
Quero ver.
Prof° Leandro Crestani
A angústia segundo Sartre
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
E.E.Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS ALUNAS: Eduarda Amaral Hestélany Gama Maria Luiza SÉRIE: 3ºA/Médio - matutino Profª: Elaine Cristina MANOEL.
TEIMOSIA (Pe. Irala sj) Grupo OPA
Não importa de onde você é, nem de onde você veio Não importa de onde você é, nem de onde você veio Não importa de onde vem. Nem pra onde vai... Não.
Teste de Observação Querida amiga: fixe a seguinte imagem durante 5 segundos (controle pelo relógio)
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
“Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9- 3)
O QUE ELE ESTÁ FAZENDO.
Revolução Francesa AP 1 – F2 – M4 – Pág
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Romantismo

Contexto histórico na Europa Revolução Francesa. A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, 1830

Valorização do indivíduo. Tomada da Bastilha, de Jean Houel, 1789

Teoria do bom selvagem, de Jean-Jacques Rousseau O homem nasce puro e é corrompido pela civilização; Valorização da vida natural, da criança e do selvagem.

Revolução Industrial. Construção de barco, de John Constable, 1814

Escapismo Fuga para o passado (infância ou Idade Média); Fuga para o sonho e para a fantasia; Fuga para a morte. Silêncio, de Henry Fuseli, 1801

Marco inicial do Romantismo europeu Publicação da obra Os sofrimentos do jovem Werther, de Johann Wolfgang Goethe.

O poeta romântico Ser estranho, melancólico, extremamente sensível, ama a solidão. Viajante sobre o mar de névoa, de David Friedrich, 1818

Oposição ao mundo ilustrado, crítica ao mundo burguês e combate à alienação imposta pelas revoluções. Nem Tudo (Tony Bellotto/Arnaldo Antunes) Escova de dentes eu uso Pra escovar os dentes eu uso Às vezes pra limpar as unhas do pé Às vezes eu uso chiclé Cabelo me deixa confuso Escova de cabelo eu não uso Palito de dente nas unhas da mão Às vezes eu uso sabão O que eu faço com essa lente de contato se eu enxergo bem? Não vou botar na orelha porque eu já escuto muito bem. Nem tudo que se tem se usa Nem tudo que se usa se tem. Não tenho nenhum parafuso Não tenho, não quero e não uso Fios de cabelo eu tenho mais de mil Às vezes eu uso bombril O que eu faço com essa pedra num sapato que eu não uso mais? Não vou botar na orelha porque eu já escuto bem demais. Nem tudo que se tem se usa Nem tudo que se usa se tem.