MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física.
Advertisements

Cinemática Movimento uniformemente variado
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
Movimento Retilíneo Uniforme
1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Aceleração da Gravidade
CINEMÁTICA Velocidade.
Estudo dos Movimentos - MRU
Física.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
O que você deve saber sobre
OS MOVIMENTOS.
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
OS MOVIMENTOS.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Mecânica Cinemática escalar.
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
1.O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel durante 15 s de movimento. Com base no gráfico é correto afirmar que: a) o móvel está.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Queda Livre e Lançamento Vertical
Movimento Retilíneo e Uniforme
Mecânica Cinemática ♦ Lançamento vertical para cima.
LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Física.
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Cinemática Professor PH.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
DISCURSIVAS Aize Bezerra
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Os Primeiros passos do movimento
FÍSICA.
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Movimento em duas dimensões
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
AULA 1 CINEMÁTICA.
2º/2015 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME - MRU AULA Nº 1
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV FÍSICA 2 Prof. Diones Charles

O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa. O conceito físico de aceleração, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.

Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova I. ACELERAÇÃO O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos: Como a velocidade da bola aumenta, ela percorre distâncias cada vez maiores em intervalos de tempo iguais. A distância entre duas posições sucessivas aumenta com o passar do tempo. O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

Movimento Acelerado e retardado Movimento acelerado: o módulo da velocidade escalar aumenta no decurso do tempo. Movimento retardado: o módulo da velocidade escalar diminui no decurso do tempo.

I. Características do MRUV Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova I. Características do MRUV e O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) 5

I. Características do MRUV Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova I. Características do MRUV O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) 6

I. Características do MRUV Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova I. Características do MRUV Conclusões O sinal da velocidade determina se o movimento é progressivo (V > 0) ou retrógrado (V < 0). Sinais diferentes de velocidade e aceleração (v > 0 e a < 0 ou v < 0 e a > 0): movimento retardado Sinais iguais de velocidade e aceleração (v > 0 e a > 0 ou v < 0 e a < 0): movimento acelerado O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) 7

II. Função horária da velocidade e seus gráficos no MRUV Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova II. Função horária da velocidade e seus gráficos no MRUV O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

III. Função horária da posição e seus gráficos no MRUV Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova III. Função horária da posição e seus gráficos no MRUV Professor: esse gráfico não se encontra no material impresso. O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) 9

III. Função horária da posição e seus gráficos no MRUV Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova III. Função horária da posição e seus gráficos no MRUV O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

MRU Movimento retilíneo uniforme Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova MRU Movimento retilíneo uniforme Clique na imagem para ver o simulador. Professor: o simulador permite alterar os módulos da velocidade, da posição e da aceleração de um veículo e observar a plotagem dos respectivos gráficos no MRU e no MRUV. O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

IV. Equação de Torricelli Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova IV. Equação de Torricelli Em certas situações do MRUV, podemos determinar parâmetros do movimento, como velocidades iniciais ou finais, distância percorrida ou aceleração, sem empregar medidas de tempo. Para isso, eliminamos o tempo na função horária da posição no MRUV: (Equação de Torricelli) O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

V. Queda livre e lançamento vertical para cima Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova V. Queda livre e lançamento vertical para cima No século XVI, Galilei observou que corpos em queda livre próximos à superfície terrestre apresentam sempre aceleração constante. Mais tarde, Newton chegou ao valor dessa aceleração: em que g é uma constante denominada aceleração da gravidade. Nesse caso, o movimento de queda livre é um MRUV acelerado e respeita as mesmas equações que valem para o MRUV. Corpos lançados verticalmente para cima também estão sujeitos unicamente à aceleração da gravidade; trata-se, portanto, de um MRUV retardado. O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

V. Queda livre e lançamento vertical para cima Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova V. Queda livre e lançamento vertical para cima Representação dos movimentos de queda livre (A) e lançamento vertical para cima (B) segundo os sinais da velocidade e da aceleração da gravidade O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

Analogamente, para t = 4 s, obtemos: s = -2 - 4 . 4 + 2 . 42 Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova 2 (UFSC) Uma partícula, efetuando um movimento retilíneo, desloca-se segundo a equação s = -2 - 4t + 2t2, onde s é medido em metros e t, em segundos. Determine o módulo da velocidade média, em m/s, dessa partícula, entre os instantes t = 0 e t = 4s. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Substituindo t0 = 0 na função horária do movimento, obtemos: s0 = -2 - 4 . 0 + 2 . 02 Analogamente, para t = 4 s, obtemos: s = -2 - 4 . 4 + 2 . 42 Portanto, o deslocamento escalar é de: ∆s = s - s0 = 14 - (-2)  ∆s = 16 m E ocorreu num intervalo de tempo dado por: ∆t = t - t0 = 4 - 0  ∆t = 4 s Pela definição de velocidade média, temos: Vm = ∆s = 16  Vm = 4 m/s ∆t 4 Resposta: 4 m/s O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) – NO VESTIBULAR

Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova 3 (Vunesp) No jogo do Brasil contra a Noruega, o tira-teima mostrou que o atacante brasileiro Roberto Carlos chutou a bola diretamente contra o goleiro do time adversário. A bola atingiu o goleiro com velocidade de 108 km/h e este conseguiu imobilizá-la em 0,1 s, com um movimento de recuo dos braços. O módulo da aceleração média da bola durante a ação do goleiro foi, em m/s2, igual a: a) 3.000. b) 1.080. c) 300. d) 108. e) 30. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: C Professor: a unidade-padrão para aceleração é m/s2. Utilizá-la pode ser incômodo, já que muitas vezes nos referimos a velocidades medidas em km/h. O fator de conversão 3,6 é suficientemente recorrente para insistir que os alunos o memorizem. Obs.: diferentemente do que consta no enunciado, Roberto Carlos não é atacante, mas joga na defesa. O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) – NO VESTIBULAR

Pode-se afirmar então que: a) a aceleração do móvel é nula. Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova 8 (UCS-RS) Um móvel descreve um movimento retilíneo, com velocidade variando com o tempo, conforme o gráfico. Pode-se afirmar então que: EXERCÍCIOS ESSENCIAIS a) a aceleração do móvel é nula. b) a velocidade do móvel é constante. c) a aceleração do móvel é constante e vale 5 m/s2. d) o móvel percorre 60 m em 2 s. e) a velocidade média do móvel de 0 a 2 s vale 5 m/s. RESPOSTA: C O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) – NO VESTIBULAR

Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova 9 (UEL-PR) Um motorista está dirigindo um automóvel a uma velocidade de 54 km/h. Ao ver o sinal vermelho, pisa no freio. A aceleração máxima para que o automóvel não derrape tem módulo igual a 5 m/s2. Qual a menor distância que o automóvel irá percorrer, sem derrapar e até parar, a partir do instante em que o motorista aciona o freio? a) 3,0 m b) 10,8 m c) 291,6 m d) 22,5 m e) 5,4 m EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D Professor: a questão apresenta problemas típicos da vida real, nos quais o que mais interessa é a desaceleração para cumprir um deslocamento máximo. Mostre que o melhor caminho, nesses casos, é a equação de Torricelli. O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) – NO VESTIBULAR

a) A partir do gráfico, encontre a aceleração de cada carro. Fi-cad-1-top-2 – 3 Prova 19 (UFJF-MG) Dois carros estão se movendo em uma rodovia, em pistas distintas. No instante t = 0 s, a posição do carro 1 é s = 75 m e a do carro 2 é s = 50 m. O gráfico da velocidade em função do tempo para cada carro é dado a seguir. 1 EXERCÍCIOS ESSENCIAIS a) A partir do gráfico, encontre a aceleração de cada carro. b) Escreva a equação horária para cada carro. c) Descreva, a partir da análise do gráfico, o que ocorre no instante t=5 s RESPOSTA: O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) – NO VESTIBULAR