Planejamento de data center, com ênfase em sistemas hardened para melhorias de dependabilidade focado em variação de temperatura Rafael Roque rrs4@cin.ufpe.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
TERMOMETRIA.
Sistemas Operacionais - 3
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia.
CLIQUE O MOUSE PARA NOVAS INFORMAÇÕES
Introdução à Informática
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Prof. Ms. Vital Pereira dos Santos Junior
- 9 - EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Apresentação Executiva do Projeto
Cloud Empresarial para o SAP
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
DataFaz DCIM – Data Center Infrastructure Management
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Cálculo II Aula 07: Maximizando a Derivada Direcional, Plano Tangente às Superfícies de Nível, A Importância do Vetor Gradiente.
Avaliação de Dependabilidade de Call Center de Serviços de Emergência
2ª Aula: O Diodo Real sedr42021_0307.jpg
23.3 – A Primeira Lei da Termodinâmica
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
Escalas Termométricas.
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
● Empresa com foco no provimento de serviços de TI e de Telecomunicações ● 15 anos de existência ● colaboradores ● mais de clientes no mercado.
Virtualização.
Descrição, Plano de Projeto e Riscos
ACasa Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática – CIn Engenharia de Software e Sistemas – if682 Recife, 01 de fevereiro de 2006.
Saulo Lopes da Silva Oliveira
Bruno Iran Ferreira Maciel
ITIL – Entrega de Serviços
Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.
Alisson Mesquita Outubro de 2012
Projeto multidisciplinar
Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas Orientador:
Orientando Anderson Orientador Eduardo Tavares
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel Algoritmo baseado no de Ford e Fulkerson para otimizar a distribuição de energia em modelos EFM.
2005 Cin - Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Iniciação Científica Visual # Tool Bolsista: Rodrigo Cavalcante Mendes Orientadores:
Um estudo de estratégias de redundância para melhoria de dependabilidade em ambientes Openmobster mobile cloud computing Igor de Oliveira Costa
INTRODUÇÃO.
Security Policy: Truth vs. Myth
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
Data Center.
Projetos Personalizados ao seu Negócio
Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Gerenciamento de Ambientes. Sumário 2 1.Justificativa 2.Gerenciamento de Ambientes ALOG 3.Caso de sucesso 4.Almoço.
FUNÇÃO DO 1º GRAU.
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
Aula 3 Diodos semicondutores
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho. Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA) Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos.
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel A Power Load Distribution Algorithm to Optimize Data Center Electrical Flow.
Modelos associados a Políticas de Escalonamento para Avaliação de Desempenho de Serviços em Nuvem Aluna: Ahyalla Riceli Orientador: Eduardo Tavares.
Avaliação da capacidade de sobrevivência a desastres em sistemas de cloud computing geograficamente distribuídos Ana Carolina Veloso Teixeira
para todos os gases monoatómicos
Conceitos de Monitoramento
Superintendência de Gestão da Informação
Kraemer CCNA Exploration Planejamento e Cabeamento de Redes.
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela.
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
1 Modelagem e Avaliação de Dependabilidade de Infraestruturas de Mobile Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Orientador: Prof.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Portfólio de Serviços TI
Modelagem e Análise de Dependabilidade de um serviço de VoD streaming na nuvem Aluno: Jamilson Dantas Orientador: Prof. Paulo Maciel.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS. Aquisição de Buc´s, Modens e LNB´s Aquisição de certificados digitais Solução de alta disponibilidade Renovação.
Turma: Tecnologia em Redes de Computadores – 6° Semestre Nome: Leonardo Pinto Martins Orientador: Rafael de Figueiredo Rodrigues Virtual Router Redundancy.
Datacenter Redundante – Sede I Departamento de Tecnologia da Informação.
INFRAESTRUTURA.
Transcrição da apresentação:

Planejamento de data center, com ênfase em sistemas hardened para melhorias de dependabilidade focado em variação de temperatura Rafael Roque rrs4@cin.ufpe.br Orientador: Paulo Maciel prmm@cin.ufpe.br Grupo de Pesquisa: www.modcs.org

Introdução/Motivação Alta disponibilidade 20 ~ 22 graus Celsius Motivos Downtime $5k por minuto

Objetivos Objetivo Geral Quantificar o impacto do hardening computing na dependabilidade da infraestrutura de TI do data center

Arquitetura de Refrigeração Hardening Computing Arquitetura de TI Arquitetura de Refrigeração Router CRAC CRAC Switch Switch CRAC Rack Rack Chiller Cooling Tower CRAC Rack Rack CRAC CRAC (Cold Standby)

Arquitetura de Refrigeração Hardening Computing Arquitetura de TI Arquitetura de Refrigeração Router CRAC CRAC Switch Switch CRAC Rack Rack Chiller Cooling Tower CRAC Rack Rack CRAC Rack CRAC (Cold Standby) Rack

Modelos Utilizados Modelo RBD Modelo SPN com Dependência Modelo Energia Modelo Arrhenius

Métricas Custo Operacional Custo de Aquisição Disponibilidade

Modelo de Energia

Equação Arrhenius Energia de Ativação para ruptura dialétrica de semicondutores Final default K é uma constant de Boltzmann Final Inicial Final

Modos Operacionais OM1: Todos os dispositivos de TI deve estar funcionando. OM2: O sistema de TI está trabalhando, se pelo menos um roteador, dois switches e três racks são funcionais. OM3: Pelo menos um roteador, dois switches e dois racks devem estar funcionando.

SPN com Dependência

Configuração

Resultados C4 > C1: 2.024 horas 20 - 32.40 graus Celsius

Perguntas?