A violência faz parte integrante das naturezas sociais António Pedro Dores Tema Violência, Exclusão e justiça Guadalajara, Outubro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais
Estados de espírito de segunda geração António Pedro Dores, CIES/ISCTE, 2004.
e as percepções da justiça de imigrantes lisboetas
António Pedro Dores, Sociedade e Comportamentos Desviantes
Tipologias de estados de espírito na investigação
Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
da palavra/do diálogo/ de visão crítica
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2007
Capitalismo / Socialismo
Estados de espírito na investigação Métodos e Técnicas de Investigação - extensivos António Pedro Dores, Dep. Sociologia, CIES,
objectos de estudo sociológico?
Prevenção da Tortura na Europa António Pedro Dores Coimbra, 8 Março 2006
Concepção de justiça dos imigrantes em Lisboa Sub-projecto de Prisão e não nacionais António Pedro Dores, CIES/ISCTE, 2005 Financiamento FCT/MESC.
Espírito de corrupção António Pedro Dores
VI. Dinâmicas sociais* e metodologias
Definições de estados de espírito António Pedro Dores CIES/ISCTE_IUL Janeiro 2012.
Medo como emoção social Percepções da justiça de imigrantes em Lisboa António Pedro Dores, CIES/ISCTE, 2005 Financiamento FCT/MESC.
Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07.
Naturezas sociais e estados de espírito
A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
Visão de mundo = natureza das ideias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SOCIEDADE AGRARIA BRASILEIRA “TRADICIONAL” CONFLITOS SOCIAIS NO CAMPO
O tamanho do pátio Reflexões teóricas em torno de três casos singulares de ex- prisioneiros (II) António Pedro Dores/Dep. Sociologia ISCTE/CIES/projecto.
Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais
Tortura nas Prisões: um Património de Silêncio nas Ciências Sociais
Mestrados de sociologia na era de Bolonha António Pedro Dores, Dep. Sociologia.
A Rede Social.
Critérios de justiça e penas em Portugal António Pedro Dores, ISCTE-IUL, Jun 2012.
A face e a sociologia da instabilidade (II) =Identidade e mimetismo=
Direito Penal Proposta sociológica de investigação e pedagogia António Pedro Dores/Dep. Sociologia ISCTE/CIES Junho 2005
CIDADANIA.
As etapas do Capitalismo
O espírito dos direitos humanos nas sociedades modernas António Pedro Dores Março 2013.
Espírito e Sociedade retomar investigações esquecidas com novos métodos António Pedro Dores, 2011.
Virtudes e defeitos Luzia.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
A face e a sociologia da instabilidade Breve apresentação de uma crítica à teoria social António Pedro Dores (Outubro 2012)
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
A face e a sociologia da instabilidade Breve apresentação de uma crítica à teoria social António Pedro Dores (Novembro 2013)
EDER.
Projeto de pesquisa Natal 2006
Metodologia Científica
Instabilidade e espaço analítico dos estados de espírito António Pedro Dores Novembro 2007.
A violência da teoria social António Pedro Dores 12 de Maio de 2014.
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
A sociologia de Florestan Fernandes
Aristocracia: estudos e tabus sociais António Pedro Dores Março 2013.
Globalização, Justiça Social e Direitos Humanos
Processos de purificação social António Pedro Dores Outubro 2012 a propósito da manifestação de 15 de Setembro de 2012 em Portugal.
Dupla inspiração da teoria social António Pedro Dores 9 Março Risco, Trauma e Sociedade.
Espírito e sociedade retomar investigações esquecidas com novos métodos António Pedro Dores, ISCTE-IUL, Jun 2012.
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Política Nacional de Prevenção de Acidentes e Violência
Sociologia Por quê?.
Controvérsias metodológicas Métodos e Técnicas de Investigação - intensivos António Pedro Dores, Dep. Sociologia, CIES,
A violência faz parte integrante das naturezas sociais António Pedro Dores Tema Violência, Exclusão e justiça Guadalajara, Outubro.
Rendimento Básico Incondicional e Estado António Pedro Dores – Novembro 2015.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
A Linguagem E seus termos.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

A violência faz parte integrante das naturezas sociais António Pedro Dores Tema Violência, Exclusão e justiça Guadalajara, Outubro 2006

A violência faz parte integrante das naturezas sociais A comunicação apresentará alguns dados empíricos recolhidos em livro – El espíritu de sumisión – a sair em breve em castelhano, onde se apreciam as formas de conjugação da esperança global na democracia e no Estado de Direito, na organização do trabalho nos países do centro do capitalismo, e a certeza dos caminhos indizivelmente tortuosos da imigração, bem como da cumplicidade de agentes da autoridade no sentido de vincar os aspectos violentos da submissão, procurando a sua cota de benefícios privados à custa das diferenças dos termos de troca entre as diversas regiões do mundo e do empenho dos imigrantes em ganharem um lugar do lado favorável das fronteiras. Os processos de angariação de mão-de-obra, ainda que em condições significativamente diferentes daquelas que foram descritas na Inglaterra do século XIX, continuam a implicar formas de violência extrema e mantos de segredos sociais sobre tais violências.

Projecto de investigação Estados de espírito na prisão Efeitos da prisão nos não-nacionais livres Efeitos da prisão nos profissionais de justiça Efeitos da prisão na vida dos dormitórios de classe média alta Efeitos da prisão na vida dos dormitórios de classe trabalhadora pobre

Não-nacionais e justiça Apoios FCT/MCT (2002/05), CIES/ISCTE Entrevistas duplas e aleatórias a 50 pessoas (europeus de Leste, africanos, brasileiros) (28 mulheres e 22 homens) Três entrevistas dirigidas a pessoas com experiência de encarceramento 4 seminários com activistas sociais da questão imigratória

Conclusões empíricas Interpelação de investigação produz medo As respostas sobre o que é justiça são doutrinariamente bem informadas Imagem positiva da justiça portuguesa contrasta com a imagem dos países de origem Dificuldades de tratar casos concretos e de falar da família

Espírito de submissão Respeito pelos segredos sociais Disponibilidade para colaborar Resiliência moral ao abuso, violência e trauma Produção (segredos, labor, estigma sacrificial)

A violência faz parte integrante das naturezas sociais Os processos de socialização, de integração social, o trabalho social em geral (incluindo a investigação sociológica) é um exercício de violência sobre gente submetida e submissa! Que, todavia, aprecia os valores da modernidade e da sua justiça! Porque abrem a esperança da emancipação.