Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Criciúma/SC 08.12.2015 Lançamento do Premio Melhores Práticas em APL de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Políticas Publicas e Instrumentos de Apoio do Ministério da CIÊNCIA E TECNOLÓGIA para APLs de Base Mineral V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral VI Seminário Nacional de APLs de Base Mineral e 3º Encontro da RedeAPLmineral.
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC)
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Comitê Temático APLs de Base Mineral e RedeAPLmineral: ações conjuntas em prol do desenvolvimento dos APLs.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cátedra UNESCO / UNILAB
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Projeto Extensão Industrial Exportadora
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA REDEAPLMINERAL: DOCUMENTO BÁSICO E REGIMENTO INTERNO Goiânia, 30 de agosto de 2010.
FIEP – Outubro /Campina Grande PB
Programa de Responsabilidade Socioambiental da SAMA S.A. Minerações Associadas, criado em 2004.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2012.
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Associativismo e cooperativismo como instrumento de gestão sustentável para a mineração em pequena e média escala organizada em APLs Alan Ferreira de Freitas.
IX Seminário Nacional de APL´s de Base Mineral VI Encontro da Rede APL Mineral Salvador - BA 8 a 11 de outubro de 2012.
Ministério de Minas e Energia
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
O fomento ao cooperativismo mineral no Brasil
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Por Renata M. Rodrigues – out/2012 IX Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Seminário RESÍDUOS: tecnologias e sustentabilidade APLs de base mineral, resíduos e sustentabilidade Marcelo Soares Bezerra CETEM (em publicação)
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
APL . de Relacionamento Institucional" "Construção de uma Política
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA
PLANO ESTADUAL DE MINERAÇÃO com foco nos APL’s de base mineral
Região Centro – Oeste – Cristalina - GO
SUBGRUPO APL DE BASE MINERAL
Atuação do Sebrae na Cadeia Produtiva da Construção Civil
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
PAPL – UM PROGRAMA DE ESTADO
EXTENSIONISMO MINERAL
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL Sustentabilidade Ambiental da Pequena Mineração IV Seminário Nacional de APLs de Base Mineral.
Este projeto refere-se à instalação de um programa de desenvolvimento de Capacidade Tecnológica Própria em uma pequena unidade produtiva na cidade de Coronel.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Comissão Setorial de Ciência e Tecnologia Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais – APL. Com apoio a investimentos, inovação e agregação de valor para.
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Atuação do MME e MCTI no Planejamento Estratégico, Formalização e Organização da Produção Mineral para Sustentabilidade dos APL de Base Mineral SGM/MME.
Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Brasília/DF Finalistas.
Ministério de Minas e Energia Ministério de Minas e Energia Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Brasília, 16 de agosto de Oficina de Trabalho de Estruturação de Ação do Governo Federal em APLs de Base Mineral e Reestruturação da RedeAPLmineral.
Transcrição da apresentação:

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Criciúma/SC Lançamento do Premio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2015

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Iniciativa da Rede Brasileira de Informações de Arranjos Produtivos Locais de base Mineral – Rede APL mineral Objetivo: Visa chancelar, reconhecer e disseminar as atividades e projetos exitosos, de cunho tecnológico e gerencial, referentes a processos de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização de produtos, implementados por empresas e seus profissionais, mediante esforços próprios ou em parcerias com outras entidades, no segmento da mineração de pequena escala, organizados sob a forma de APLs de base mineral, dando visibilidade à sociedade, sensibilizando e estimulando outros atores da cadeia produtiva da indústria mineral do país a replicarem esse tipo de ação. Realizadas as Edições de 2011, 2012 e 2013 Premio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2015 PMP

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Temáticas do Prêmio Melhores Práticas em APL de base Mineral MINERAÇÃO 2.COOPERATIVISMO/ASSOCIATIVISMO/COOPERAÇÃO LABORATORIAL/ECONOMIA SOLIDÁRIA 3.TRANSFERÊNCIA E DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 4.TREINAMENTO/CAPACITAÇÃO 5.INCLUSÃO SOCIAL 6.GESTÃO E GOVERNANÇA 7.MEIO AMBIENTE, SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO. As propostas apresentadas devem ser pertencente a uma das temáticas do PMP 2015 e terem suas respectivas aplicações no âmbito das empresas organizadas sob a forma de APL de base mineral. 4

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Modalidades do Prêmio Melhores Práticas em APL de base Mineral 2015 Cada proposta ao Prêmio Melhores Práticas 2015 deve obrigatoriamente ser pertinente a um tema específico e deve fazer menção a pelo menos uma das seguintes modalidades: 1. Governança 2. Formalização 3.Treinamento/Capacitação, qualificação de pessoas 4.Desenvolvimento Sustentável da Pequena Produção Mineral; 5.Controle de qualidade e metrologia industrial 6.Emprego, renda e Inclusão Social; 7.Processos, Produtos e Serviços; 8.Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação; 9.Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho: 4

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 1° lugar do PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS 2013 Temática : MINERAÇÃO Título da Prática : FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DE ARGILAS PARA APL DE CERÂMICA VERMELHA APL de BASE MINERAL de MORRO DA FUMAÇA/SC Coordenador dos Trabalhos : SÉRGIO PAGNAN, Presidente da Cooperativa de Exploração Mineral da Bacia do Rio Urussanga – COOPEMI/SC 5 2° lugar do PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS 2013 Temática : TRANSFERÊNCIA e DISSEMINAÇÃO de TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Coordenação dos Trabalhos : JOSÉ FERREIRA LEAL Título da Prática: PROGRAMA em REDE do APL de GEMAS e JOIAS do RIO GRANDE DO SUL APL de GEMAS e JOIAS do RIO GRANDE DO SUL

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Temática: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO Título da Prática: “Laboratório ITAPORARTE de Lapidação e Artesanato Mineral, Capacitação Tecnológica da Unidade Produtiva de Coronel Murta com Vista ao Aprimoramento nos Processos de Inovação e Lapidação de Materiais Descartados dos Corpos Pegmatíticos Aplicados a Acessórios e Artesanato Mineral” APL : Arranjo Produtivo de Gemas e Joias Itaporarte-MG Parceria: Sindicato dos Garimpeiros do Vale do Jequitinhonha 9 3° lugar do PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS 2013

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 INSCRIÇÕES: março de 2015 A 05 SETEMBRO 2015 Participem! ACESSEM 12

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral

Desejo a todos os amigos um abençoado Natal e um Ano Novo de muito sucesso. Obrigado pela presença de todos. Francisco Hollanda