TEMAS PROPOSTOS PELOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS.  Recursos hídricos: Brasil x España.  Contaminación sonora.  Contaminación visual.  Contaminación.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPROMISO CON TU APRENDIZAJE
Advertisements

Dias comemorativos.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
Ecossistema: histórico
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Jogo do Ambiente.
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
História do Brasil Clique para adicionar texto.
Administração para Engenharia
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Auditoria de Segurança da Informação
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Educação Visual e Tecnológica
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
“La discriminación por etnia o raza”
Monitoria GDI Aula Prática
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
Sociologia – Unidade 3.
Paulo Renato Rodrigues
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Caríssimos. A todos, meus cumprimentos
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - UCP Imunobiologia- MTBarros 1.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
17/6/ História do Brasil
Teoria Geral do Direito Ambiental
Rio Mulher.
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Fortaleza, CE – 14 de novembro de 2013 Alberto J. Palombo Rede Interamericana de Recursos Hídricos 1.
Centro de Cidadania da Mulher
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Simpósio Internacional: Crise de Representatividade. 12 e 13 de novembro de Antonio Arias - Antonio Arias Rodríguez Síndico.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS
METRO DE ESTOCOLMO SUECIA.
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Patrimônio cultural.
Transcrição da apresentação:

TEMAS PROPOSTOS PELOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS

 Recursos hídricos: Brasil x España.  Contaminación sonora.  Contaminación visual.  Contaminación atmosférica.  Contaminación del suelo.  Saneamiento básico (Comparación entre ciudades y pueblos).  Consumo x Reciclaje (Análisis histórico del nivel de consumo de la población española y el papel del reciclaje).  Cuestión ambiental x desarrollo socioeconómico.  Tratamiento del agua y aguas residuales.  Parques naturales. 3

 Automovilística.  Siderúrgica.  Calzados.  Alimenticia.  Textil. 4

 Solar.  Eólica.  Nuclear.  Principales fuentes de energía en Europa.  Balance térmico del planeta.  Marea Motriz. 5

 Por carreteras.  Por metro.  Ferroviario. 6

 Vinos: de la producción a la armonización.  Aceites: de la producción a la armonización. 7

 Museos.  Centros de Ciencias. 8

A movida madrileña é a resposta de diferentes grupos culturais a uma Espanha que saía de uma ditadura que petrificou o desenvolvimento de novas manifestações artísticas.

 Anos 80;  Idade de ouro do Pop Espanhol;  Movimento que acontece na cidade de Vigo e que coincide temporalmente com a Movida Madrileña;  Movimento fundamentalmente musical e estético, que se iniciou nos bares de Vigo.

 Produção de revistas amadoras que divulgavam temas da vanguarda artística na Espanha  Movimento artístico ligado a Movida Madrileña

A partir da citação de Bernard Shaw e considerando as Constituições Espanhola, Brasileira e Americana, o Departamento de Inglês propõe a análise dos seguintes temas:  O direito à educação conforme o artigo 26 da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”;  A garantia do respeito ao idoso e suas necessidades básicas;  O adolescente e a criança do século XXI sob a luz das Constituições.

 Qualidade de águas litorâneas (Bandeiras azul e verde) “España sigue siendo el país del mundo con más banderas azules en sus costas, que acreditan el cumplimiento de estándares como la calidad del agua”  Dessalinização “España posee la primera planta de desalinización de agua de mar de Europa”

Recuperação ambiental: estudo de caso do derramamento de petróleo em Galicia (navio Prestige) Rotas de migração (áreas protegidas): Aves Tartarugas Baleias Zoológicos como centros de conservação da fauna selvagem

 Doenças emergentes  Doenças emergentes na Espanha e no Brasil  AIDS  AIDS: programas de prevenção e tratamento  Tabagismo  Tabagismo: prejuízos do consumo entre jovens na Espanha e no Brasil  Controle de qualidade  Controle de qualidade de alimentos

 Consumo e cultivo de transgênicos  Manipulação e tratamento com células tronco embrionárias  Clínicas de reprodução humana: banco de esperma e óvulos

TEMA 1: OS DIREITOS HUMANOS NAS CONSTITUIÇÕES E NAS REALIDADES DA ESPANHA E DO BRASIL. TEMA 2: AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO ESTADO ESPANHOL E DO ESTADO BRASILEIRO. TEMA 3: EQÜIDADE DE GÊNERO NA ESPANHA E NO BRASIL (LEGISLAÇÃO, EMPREGO, CAMPANHAS, POLÍTICAS PÚBLICAS...) TEMA 4: VIOLÊNCIA DE GÊNERO – BRASIL E ESPANHA (LEGISLAÇÃO, SITUAÇÃO, CAMPANHAS, POLÍTICAS PÚBLICAS).

TEMA 5: OS DIREITOS DA MULHER NOS ÚLTIMOS 30 ANOS – BRASIL E ESPANHA. TEMA 6: IMAGEM FEMININA NA PROPAGANDA – BRASIL E ESPANHA. TEMA 7: IMIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NA ESPANHA E NO BRASIL. TEMA 8: CRIANÇAS E ADOLESCENTES PERANTE A LEI: ESPANHA E BRASIL. TEMA 9: RACISMO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

TEMA 10: LIBERDADE, LIBERDADE! ESTUDO DE ESCRITORES/POETAS ESPANHÓIS E BRASILEIROS QUE FALAM SOBRE A LIBERDADE. MONTAGEM DE APRESENTAÇÃO TEATRAL – TEXTO E MÚSICA. TEMA 11: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA ESPANHA E NO BRASIL (WEB E MEIOS DE COMUNICAÇÃO). TEMA 12: CIÊNCIA E TECNOLOGIA: O CONTROLE DA INFORMÁTICA NA ESPANHA E NO BRASIL.

TEMA 13: ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA ESPANHA E NO BRASIL (QUAIS, ONDE, COMO SÃO TRATADAS PELA LEGISLAÇÃO, COMO SE ENCONTRAM). TEMA 14: USOS E CONFLITOS POR ÁGUA NA ESPANHA E NO BRASIL. TEMA 15: USINAS NUCLEARES NA ESPANHA E NO BRASIL.

TEMA 16: PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DA HUMANIDADE NA ESPANHA E NO BRASIL (QUAIS, ONDE, COMO SÃO TRATADOS PELA LEGISLAÇÃO, COMO SE ENCONTRAM). TEMA 17: SÍTIOS PALEONTOLÓGICOS E ARQUEOLÓGICOS NA ESPANHA E NO BRASIL.

TEMA 18: INTERVENÇÕES ARQUITETÔNICAS EM PATRIMÔNIOS HISTÓRIOCOS: CONVERSAÇÃO, PRESERVAÇÃO E RESTAURO. EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA ESPANHA E NO BRASIL. TEMA 19: ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: ESPANHA E BRASIL.

TEMA 20: CULTURA POPULAR: ESPANHA E BRASIL

TEMA 20: Cultura popular: Espanha e Brasil (Influências ibéricas na cultura popular brasileira)

TEMA 21: SISTEMA POLICIAL NA ESPANHA E NO BRASIL. TEMA 22: PENA DE MORTE. A POLÊMICA. TEMA 23: SISTEMA DE SAÚDE NA ESPANHA E NO BRASIL. TEMA 24: SAÚDE PÚBLICA E CONSUMO TEMA 25: TRABALHO E MORADIA.

 A partir da citação de Bernard Shaw e considerando as Constituições Espanhola, Brasileira e Americana, o Departamento de Inglês propõe a análise dos seguintes temas:  O direito à educação conforme o artigo 26 da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”;  A garantia do respeito ao idoso e suas necessidades básicas;  O adolescente e a criança do século XXI sob a luz das Constituições.

 Tema 1  Análise comparativa de aspectos lingüísticos do Português e do Espanhol;  Tema 2  Análise comparativa da história do Português e do Espanhol;  Tema 3  Declaração dos direitos lingüísticos (Língua Espanhola e Língua Portuguesa);  Tema 4  Análise comparativa dos artigos das constituições espanhola e brasileira;  Tema 5  Estrutura lingüística das constituições espanhola e brasileira;

 Tema 6 A literatura pós-Franco: aspectos comuns da literatura espanhola e literatura brasileira;  Tema 7 Autores da literatura brasileira que trabalham temas relacionados aos direitos humanos;  Tema 8 Pluralidade cultural na literatura espanhola e na brasileira após 1978;  Tema 9 Discriminação racial e social na Espanha e no Brasil;  Tema 10 Individualismo e poder na literatura espanhola e brasileira após 1978.

 TEMA 1 ◦ El pensamiento utópico en España a finales de los años setenta  TEMA 2 El cómic español: evolución desde el franquismo hacia la democracia.  TEMA 3 ◦ La publicidad en España: historia de una persuasión.  TEMA 4 ◦ Treinta años de movimientos teatrales: grupos, temas, montajes.  TEMA 5 ◦ ¡Cómo hemos cambiado!: grupos pop y rock de los últimos años.

TEMA 6 ◦ Por aquí pasó…  Reconstruyen la ruta que hacen estos personajes literarios y la comparan con la actualidad.  Mío Cid, paisaje, arte, gastronomía e historia.  Lázaro de Tormes, una visión de la España del Lazarillo y la de hoy.  Don Quijote, lugares de ayer, de hoy y de siempre. TEMA 7 ◦ Unos y otros. Somos plurales: lenguas cooficiales en la España de hoy, lo que hemos ganado. TEMA 8 ◦ Galicia en ambos mundos, desde Castelao a Manu Chao.  Lo que la Constitución nos devolvió.  Las huellas que dejamos.

 TEMA 1 ◦ PARQUES NACIONALES: LA DIVERSIDAD NATURAL DE ESPAÑA  TEMA 2 ◦ LA PINTURA RUPESTRE: LA ESCUELA LEVANTINA (ESPAÑA) Y LA SIERRA DE CAPIVARA (BRASIL)  TEMA 3 ◦ ARQUITECTURA CONTEMPORÁNEA EN ESPAÑA  TEMA 4 ◦ LA EVOLUCIÓN DE LA MUJER ESPAÑOLA EN EL SIGLO XX (TRABAJO, VIDA FAMILIAR, IMAGEN)  TEMA 5 ◦ EL MARCO HISTORICO EN EL QUE SURGE LA CONSTITUCIÓN ESPAÑOLA: LA TRANSICIÓN DE LA DICTADURA A LA DEMOCRACIA  TEMA 6 ◦ EL ESTADO DEL BIENESTAR: VIVIENDA DIGNA, EDUCACIÓN Y SALUD.