Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pangeia No tempo dos dinossauros, há 200 milhões de anos, havia apenas um enorme continente. Cerca de 70 milhões de anos depois, esse continente foi se.
Advertisements

FUTSAL.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Medida de volume – conceitos iniciais
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química Ensino Médio, 2º Ano Mistura de soluções.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – QUÍMICA
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Ciências Humanas e suas Tecnologias - FILOSOFIA
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Tecnologias - Matemática Estatística: frequência absoluta e relativa
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS.
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Inglês
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Sociologia
Matemática no Ensino Médio
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Equações termoquímicas
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Tecnologias - Matemática Volumes de sólidos geométricos
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Tecnologias - Matemática Medidas de ângulos – conceitos iniciais
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
Linguagens, Códigos e suas
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Prof. Gustavo Mendonça (Física 3) (Casd Vestibulares )
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental, 7º Ano Esporte: Vivência do esporte Futebol em diferentes espaços ( escola, campos comunitários, praia, praças), compreendendo.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 7° Ano Esporte: Vivência do Esporte Futebol e/ou futsal, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam

Uma paixão que vai além das 4 linhas. EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam FUTEBOL Uma paixão que vai além das 4 linhas. Imagem: Nuno Tavares / Domínio Público.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol é o esporte mais praticado no mundo. Sua vivência é vista em inúmeros locais, não importa espaço ou localidade, não importa a idade ou gênero. O brilho das belas jogadas, os dribles, os belos gols e defesas levam milhares de pessoas no mundo a contemplar o espetáculo, o qual mistura futebol e arte. O mundo do futebol esconde muitos significados no qual, muitas vezes, nos passam despercebidos. Vamos entender a realidade da prática desse esporte pelo qual temos paixão.

Seja oficial ou não, o futebol encanta a todos. EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Oficialmente o futebol é regido por regras que norteiam a modalidade: as dimensões do campo, trave, bola, faltas, impedimento, entre outros. Seja oficial ou não, o futebol encanta a todos. Vamos entender melhor?

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Você sabe dizer quais as dimensões oficiais de um campo de futebol? Oficialmente 120x90 Imagem: sacks08 / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.

Veja a realidade de nossos campos de futebol EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Veja a realidade de nossos campos de futebol Imagem: Thomas Ming / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Thomas Ming / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Juan de Vojníkov / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Alieneks / GNU Free Documentation License.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O campo de futebol, dentro de uma comunidade, proporciona divertimento, prazer, alegria. Não importa se há demarcações ou não, o espaço físico é um dos mais importantes. Os implementos ou regras que são intrínsecos ao futebol podem ser alterados, adequando-se à realidade dos praticantes.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Torsten Bolten / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Vamos observar a vivência do futebol em que as regras oficiais não são seguidas a risca.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol não deixa de existir porque as traves não estão oficialmente corretas. Imagem: ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Objeto lúdico que dá vida ao futebol. EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Objeto lúdico que dá vida ao futebol. A bola é um dos principais ícones do futebol. De várias formas e tamanhos, seu domínio requer talento, e a sua trajetória é responsável pelo maior momento do futebol: o GOL. Que significados a bola tem para aqueles que praticam o futebol? Imagem: Antiker / GNU Free Documentation License.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam A diferença entre os tipos de bola tiram o sentido e o significado do futebol? Imagem: Jonathan McIntosh / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: checkbrazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam A bola tem uma representatividade enorme para o futebol principalmente para cada um que o pratica. Não importa se ela é uma bola oficial da Copa do Mundo ou simplesmente uma bola de borracha, o significado dela é a alegria de bela jogadas, dos chutes, das defesas. Imagem: Voice of America / United States public domain. Imagem: Kallerna / Domínio Público.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Mass Communication Specialist 2nd Class Kerryl Cacho / U.S. Navy / United States public domain.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Não importa se estamos jogando com regras pré-estabelecidas, o ato do movimento caracteriza o esporte futebol, seja no jogo oficial ou simplesmente no mesmo movimento dentro do rio. Imagem: Gwib / Domínio Público. Imagem: Israeli Beach Soccer League / Domínio Público.

O futebol tratado pedagogicamente EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol tratado pedagogicamente Imagem: Christopher Bruno / GNU Free Documentation License.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam O futebol tratado pedagogicamente tem uma característica mais inclusiva, bem como, quando se joga o futebol nas várzeas, nos campinhos da comunidade onde não requer o trato tático. As regras, muitas vezes, são alteradas. Imagem: MASA / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

ter autonomia nas decisões; trabalhar em grupo; ser solidário; EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Os jogos esportivos coletivos voltados ao futebol direcionam o aluno a: ter autonomia nas decisões; trabalhar em grupo; ser solidário; respeitar as regras; ter união.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Eric A. Clement / U.S. Navy / United States public domain.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam A flexibilidade de regras, o trabalho em grupo e o espírito de solidariedade dão ao futebol vivenciado sentido e significado para as vidas, pois forma o cidadão ativo capaz de interagir, cooperar, criar e a viver em sociedade.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Imagem: Meik.ch / GNU Free Documentation License.

Atividade Dividir a turma em grupos: EDUCAÇÃO FÍSICA, 7º Ano do Ensino Fundamental Esporte: vivência do esporte futebol, alterando as regras e ampliando seu sentido significado a partir da realidade daqueles que o praticam Atividade Dividir a turma em grupos: . Pedir que observem, na hora do intervalo ou na rua, alguma partida de futebol e anotem se jogam taticamente; se existe árbitro ou se identifica quem marca as infrações; como eles distinguem uma equipe de outra? Debater na sala.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2-A Nuno Tavares / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Soccer.Field_Transparant.png 05/09/2012 5 sacks08 / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ellis_Park_antes_Chile-Brasil.jpg?uselang=pt-br 6 Thomas Ming / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ASoccer_field_in_Honduras.jpg 7 http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ASoccer_field_in_Bolivia.jpg 8 Juan de Vojníkov / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AFotbalov%C3%A9_h%C5%99i%C5%A1t%C4%9B_v_osad%C4%9B_Skv%C3%A1rovna%2C_Bylany_(Miskovice).JPG 9 Alieneks / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AEl_Banana_Stadium.JPG 11 Torsten Bolten / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ASoccer_Youth_Goal_Keeper.jpg 13 ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AHagibor%2C_fotbalov%C3%A1_branka_a_sportovn%C3%AD_hala.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   14 ŠJů / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AMale%C5%A1ice%2C_h%C5%99i%C5%A1t%C4%9B_nad_zahr%C3%A1dk%C3%A1%C5%99skou_osadou_U_kapli%C4%8Dky.jpg 05/09/2012 15 http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AHagibor%2C_fotbalov%C3%A9_branky_a_sportovn%C3%AD_hala.jpg 16 Antiker / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AAdidas-JABULANI.jpg 17-A checkbrazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ANeymar_visiting_Red_Bull_Arena.jpg 17-B Jonathan McIntosh / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AJakarta_old_football.jpg 18-A Voice of America / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AAdidas_Jabulani_into_the_back_of_the_net_VOA.jpg 18-B Kallerna / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ASuper_Tele.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   19 Mass Communication Specialist 2nd Class Kerryl Cacho / U.S. Navy / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AUS_Navy_070624-N-9421C-055_Children_living_at_the_Guinobatan_Evacuation_Center_show_off_a_new_soccer_ball_given_by_Sailors_from_USS_Peleliu_(LHA_5).jpg 05/09/2012 20-A Gwib / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AGwib_doing_bicycle_kick.jpg 20-B Israeli Beach Soccer League / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AIsrael_v_Brazil_9.jpg 21 Martins, Tito / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AAs_tr%C3%AAs_regi%C3%B5es_do_futebol.png 22 Christopher Bruno / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3APallo_valmiina.jpg 23 MASA / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AJunior_Soccer_Football_(3).jpg 25 Eric A. Clement / U.S. Navy / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ASoccer_in_Djibouti.jpg 27 Meik.ch / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AHanga_Roa_Isla_de_Pascua_4.jpg