Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
É isso ai....
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
O valor de uma história.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
experiências INESQUECÍVEIS!
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Diversidades do Séc. XXI
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Catedral da Família Estudo opcional para célula
Aceitação incondicional
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
É isso aí Como a gente achou que ia ser A vida tão simples é boa Quase sempre É isso aí – Ana Carolina & Seu Jorge
É isso ai.... É isso ai... Como a gente achou que ia ser...
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Aumente o som. Não precisa clicar. É só ouvir e curtir a música
É isso ai.... É isso ai... Como a gente achou que ia ser...
Entre os espinhos do Cacto surge uma delicada flor
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
APRENDIZ DA VIDA!.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
As Meninas Superpoderosas
Dor de perda Letícia Thompson.
LIGUE O SOM É isso ai... Como a gente achou que ia ser...
Nunca diga que algo é impossível...
Diário de Bordo de Juliana Carneiro Machado UNIMINAS
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Eu sou um poeta.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Programação Neurolingüística
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
A Rocha.
Aprendi Clique.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Aumente o som... Não precisa clicar... É só ouvir e curtir a música.... Ana Carolina e Seu Jorge (versão Ana Carolina)
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Fernanda Borges Santos
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
SITUAÇÕES.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Fernanda Ribeiro Gonçalves
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
Recentemente terminei minha faculdade. O último trabalho que tive que apresentar foi o de sociologia. O professor apresentou um projeto chamado sorriso.
Transcrição da apresentação:

Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo Edilaine Aparecida Dairell Davi Junho 2006

Filme – Nenhum a menos Este filme nos fez refletir na persistência em que os educadores exercem o seu trabalho em condições até sub-humanas dentro das escolas. Fazem com que a aprendizagem seja significativa, ensinando valores humanos que é o mínimo para um cidadão ser digno, para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Vivências Fato significativo Músicas Marcantes Considerações Finais INTRODUÇÃO Vivências Fato significativo Músicas Marcantes Considerações Finais Agradecimentos

Introdução Este trabalho consiste em elaborar um diário de bordo através das vivências trabalhadas em sala de aula a do 3º período do Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Coordenadoras: Ana Carolina Scalia Rodrigues Beatriz Borges Reis Gilca Santos Vilarinho Voltar

Vivências Voltar Mude, e as coisas ao seu redor mudará. Valores Humanos Se colocar no lugar do outro. Resgatando o eu interior Dinâmica da paisagem Descoberta do outro Voltar

Considerações pessoais Valores Humanos Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

Valores Humanos Descrição – Vivência 1 Facilitadora Professora Beatriz B. Reis Começamos o aquecimento jogando uma bola e dizendo enquanto joga: “um barquinho carregado de...” e uma letra, por exemplo “A” e a pessoa que recebesse a bola deveria falar um sentimento com esta letra. O objetivos foi, reconhecer os valores humanos, familiar, união, amizade, justiça, verdade, entre outros. Voltar

Metodologia – Vivência 1 Valores Humanos 1º momento O aquecimento foi com a bola, onde uma pessoa fala uma letra e joga a bola para outra, quem recebeu a bola deve falar uma palavra relacionada a valores humanos ( caridade, amor, fidelidade, justiça, liberdade, etc…) 2º momento Foi distibuida uma folha em branco para cada um, e foi solicitado que retirasse das revistas imagens que representasse o sentimento para expressar de forma não verbal. 3º momento Socialização - Mostrar o trabalho feito aos outros alunos e explicar o que quis passar com a imagem escolhida e com as palavras que foram escritas. Voltar

Considerações pessoais – Vivência 1 Valores Humanos Aprendi que devemos ter companheirismo e compartilhar amizades incondicionalmente, tendo no colega força e otimismo para alcançarmos nosso objetivos comuns. Voltar

Considerações pessoais Dinâmica da Paisagem Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

Descrição da vivência - 2 Dinâmica da Paisagem Tivemos momento de reflexão, desenhando um lugar que eu considero importante. E o que eu deveria ser nesta paisagem. Voltar

Metodologia – Vivência 2 Dinâmica da Paisagem Ao som da música fechar os olhos e entrar no mundo imaginário, visualizer uma paisagem da natureza, um lugar onde você gostaria de estar agora, veja bem este lugar, o que ele tem (pausa) tem água? Como ela está? Tem mato? Plantas? Flores? Relva? Cachoeira? É no campo? É numa praia? Numa Região Montanhosa? O que mais você está visualizando nesta paisagem? (pausa) Tem animais? Construções? Está um dia de sol? Chuvoso? Quente ou frio? Distribuir uma folha sulfite para cada um e pedir que represente na folha a imagem que visualizaram dom todos os detalhes e elementos da natureza que perceberam.; podem utilizar os giz de cera, lápis de cor, canetinhas (tempo). Após terminarem pedir: observem os elementos da natureza que estão presentes na sua paisagem e selecione um que você mais se identifica com as suas características. Vire a folha e escreva que características aquele elemento tem e que você tem em comum. Voltar

Considerações pessoais – Vivência 2 Dinâmica da Paisagem Tivemos momento de reflexão, desenhando um lugar que eu considero importante. E o que eu deveria ser nesta paisagem. Eu escolhi o rio, pois ele transmite calma e perseverança em seguir seu caminho. Passando por vários obstáculos, mesmo assim ele é otimista em realizar seu percurso. Estarei na caminhada, e irei alcançar todos os meus objetivos sem desistir, sendo coerente e otimista. Voltar

MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

Descrição – Vivência 3 “MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ” Facilitadoras: Ana Paula, Camila e Fernanda O objetivo desta vivência foi verificar como as pessoas se comportam num ambiente de mudança, onde a criatividade é essencial para realizar um mesmo exercício de varias formas e a pró-atividade dos alunos em ajudar uns aos outros. Voltar

Metodologia – Vivência 3 “MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ” 1º Momento foi realizado uma dinâmica de aquecimento, onde em duplas as pessoas iam contando até 3 mas de diferentes formas (1 era bater palma, 2 era bater na barriga e 3 era dar uma reboladinha) 2º Momento as pessoas tinham que atravessar de um lado para o outro na sala de maneiras criativas, mas apenas 1 dos pés poderia ter contato com o chão. 3º Momento abrimos a discussão para o grupo quanto a situações de mudanças bruscas que exigem criatividade, da frustração de alguém “roubar” sua idéia para atravessar de uma lado para o outro e você ter que voltar a pensar novamente como passar por este obstáculo. Voltar

Considerações pessoais - Vivência 3 “MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ” O grupo explicitou a mudanças, em especial, a mudança em que nós estamos passando perante o curso. A sala colaborou com a vivência fazendo que fosse um momento de descontração. A dinâmica foi de muita ação e envolvimento, nos fazendo pensar nas nossa atitudes, perante o outro colega, pois a medida que cada um passava o outro teria que atravessar de outra forma. Isso houve atitudes de individualismo, poderíamos ter compartilhado mais idéias para a ajuda do colega.Foi legal e descontraído. Voltar

Se colocar no lugar do outro. Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

Se colocar no lugar do outro. Descrição – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro. Facilitadoras: Carla, Juliana Apda e Kenia Propciar a interação do grupo e a proximidade das pessoas. Recursos: chapéu, papeis com assuntos complexos (aborto, violencia sexual, politica, etc…), dvd com clipe sobre exclusão social, cd. Duração: 40 minutos Voltar

Metodologia – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro. 1º momento Fizemos um circulo com os participantes, o facilitador pediu que tirasse o chapéu para algo ou alguém e dizer o porque. Se tirar o chapéu para alguma pessoa diz primeiro porque e coloca o chapéu na pessoa. 2º momento Dinâmica do concordo e discordo. Foi entregue papeis com os diversos assuntos. Definir as duplas e quem vai ser concordo e quem vai ser discordo sobre o assunto. Cada dupla pega um papel e terá 5 minutos para discussão. Depois os papeis foram invertidos, quem era concordo será discordo e assim sucessivamente reservar mais 5 minutos. Continua

Metodologia – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro. 3º momento Socialização a reflexão sobre o significado cognitivo e prático da vivência. Qual é o sentimento ao ter que concordar ou discordar do que você acabou de discordar ou concordar? Como foi se colocar no lugar do outro? Seus prós e contras foram baseados em uma análise pré-conceituosa? Afinal sejamos sinceros: temos ou não pré-conceitos? 4º momento Para fixar a proposta da vivência foi apresentado: clipes sobre guerras, pré-conceitos e diferenças sociais, para reflexão. Música reflexiva da cantora Elis Regina : “ Como os nossos pais”. Todos se abraçam,as luzes apagadas e refletindo sobre a vivência. Voltar

Se colocar no lugar do outro. Considerações Pessoais – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro. É necessário ser coerente para aceitar as diferenças sem preconceitos e discriminação. Perceber que o novo está presente em todas as habilidades humanas e sem desigualdade racial, cultural, etc., somos todos iguais. Voltar

RESGATANDO O EU INTERIOR Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

RESGATANDO O EU INTERIOR Descrição – Vivência 5 RESGATANDO O EU INTERIOR Facilitadoras: Bruna Dione Keila Foi ministrado pelo facilitador o auto conhecimento, buscando a reflexão de cada um do grupo para o que deve ser melhorado. Recursos e materiais necessários: Colchonetes, folhas com o desenho de uma bandeira, folha sulfite, lápis preto, borracha, lápis de cor, giz de cera, aparelho de som e cd´s (Titãs e Enya). Duração: 50 minutos Voltar

RESGATANDO O EU INTERIOR Metodologia – Vivência 5 RESGATANDO O EU INTERIOR Foram questionadas as seguintes situações: O que você mais valoriza na vida? O que gostaria de melhorar em si mesmo? Se você morresse hoje, de que forma gostaria de ser lembrado Qual é o seu principal sonho ou aspiração? O que você mais gosta em sua família? Onde as mesmas foram discutidas e ouvimos alguns testemunhos de nossas colegas. Voltar

Considerações pessoais – Vivência 5 RESGATANDO O EU INTERIOR Esta vivência nos trouxe um momento para avaliarmos e refletirmos sobre as nossas conquistas e realizações em nossa vida pessoal e profissional. O facilitadores mostraram o tema com muita segurança e liderança. Voltar

Considerações pessoais Descoberta do Outro Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

Descrição – Vivência 6 Descoberta do Outro Facilitadoras: Elaine, Janaína, Jeane Aprofundar as relações entre os participantes de um grupo. Eliminar o preconceito ocasionado pelas “primeiras impressões”. Recursos materias: Papel, canetas, cd Duração: 60 minutos Voltar

Metodologia – Vivência 6 Descoberta do Outro Ao som da música, foi pedido a nós para fechar os olhos, relaxar o corpo; movimentar a cabeça; ombros; braços e pernas. (música de fundo). Fora feito o seguinte questionamento para reflexão: Como eu vejo você? Como eu penso que você me vê? Como realmente você me vê? Socialização: Qual foi o sentimento ao ouvir o que o outro pensa a seu respeito? Que postura você poderá adotar a partir desse exercício? Quais os aspectos positivos que você destacaria destes momentos vivenciados? A partir desta vivência, você passou a ver de outra forma o seu companheiro de grupo? Quem? Dê um abraço nessa pessoa agora. Continua

Metodologia – Vivência 6 Descoberta do Outro A orientação para que cada participante amasse o papel o máximo que puderem. Solicitar que “voltem” as suas folhas ao que eram antes, ou seja, “desamassem-nas”. O facilitador diz: Ninguém, jamais consegue tomar banho num rio duas vezes... Isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experiência possa nos parecer, sempre é possível aprender-se algo diferente. Aqui a folha de papel das suas vidas nunca mais sejam as mesmas de quando vocês entraram aqui, no início dessa vivência. Que saiam modificados por algum aprendizado. Exemplo – Elaine Voltar

Considerações pessoais – Vivência 6 Descoberta do Outro “Nós jamais iremos tomar banho num rio duas vezes”... Assim podemos dizer que as experiências através de novos caminhos, sempre é possível aprender-se algo diferente e inovador para o nosso crescimento. A folha de papel amassada é uma representação de que tudo que fizemos nada volta atrás. É preciso ser coerente e pensar bem no que vai ser feito para que não haja arrependimentos. Sempre que modificamos nossas atitudes aprendemos algo novo. Voltar

Gabriela e o Papai dela - 2 meses FATOS SIGNIFICATIVOS Um dos fatos mais marcantes em minha vida foi o nascimento de minha filha, Gabriela. Foi uma surpresa que me causou um susto, mas me trouxe muitas alegrias. Se hoje sou o que sou, com minha persistência e otimismo devo muito a ela, pois me dedico para dar o melhor futuro a ela. 5 meses 4 meses Gabriela e o Papai dela - 2 meses 8 meses Continua Voltar

FATOS SIGNIFICATIVOS Outro fato foi significativo, foi a minha volta para a faculdade, pois quando engravidei estava no segundo período. E com o tempo surgiu algumas dificuldades que poderiam me fazer desistir. Mas sou otimismo e brasileira “ eu não desisto nunca” . Voltar

Ana Carolina - Part. Seu Jorge É Isso Aí ( Ana Carolina - Belíssima ) Música Marcante É isso aí Há quem acredite em milagres Há quem cometa maldades Há quem não saiba dizer a verdade É isso aí Um vendedor de flores Ensinar seus filhos a escolher seus amores Eu não sei parar de te olhar Não sei parar de te olhar Não vou parar de te olhar Eu não me canso de olhar Não vou parar de te olhar Ana Carolina - Part. Seu Jorge É Isso Aí ( Ana Carolina - Belíssima ) É isso aí Como a gente achou que ia ser A vida tão simples é boa Quase sempre É isso aí Os passos vão pelas ruas Ninguém reparou na lua A vida sempre continua Eu não sei parar de te olhar Eu não sei parar de te olhar Não vou parar de te olhar Eu não me canso de olhar Não sei parar De te olhar Voltar

CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste semestre tivemos diversas experiências que nos fez refletir, trazendo crescimento e oportunidades de desempenho pessoal e profissional. É preciso ser forte, pois nos surgem várias obrigações que acabem ficando pra depois, vi que é necessário mais comprometimento para o desenvolvimento de um bom trabalho. Levando-nos a ser um gestor de sucesso. Continua

CONSIDERAÇÕES FINAIS Espero que no próximo semestre tudo de renove, e que seja maior o interesse de trabalhos entre grupos. Ana Carolina, Obrigada por todo o desenvolvimento pedagógico que você nos proporcionou, fazendo com que tenhamos ânimo para continuar a caminhada. Boa Férias. FIM Voltar

Agradecimentos “A vocês Ana Carolina e Beatriz, à minha princesa, Gabriela ao Joanderson, Lucelena e Jaime, Edmar e toda a minha família pela compreensão e atenção a mim direcionados” Voltar