O nascimento de São João Batista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nos relatos da Infância de Jesus
Advertisements

“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas … veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: Jo
A bendita entre as mulheres
MARCOS
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Maria na Bíblia .
Chiara Lubich – Abril de 2010
A Igreja adianta-se qual o despontar da aurora
DEUS TRINDADE.
A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO
Personagens bíblicas. Advento.
NA VONTADE DO CRISTO Texto – Vários Música - Chopin Imagens – Google Formatação - Graziela.
Maria Visita sua prima Isabel
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
Virgem Poderosa.
Rainha dos Apóstolos.
Tríduo em louvor á São João Batista
Virgem das Virgens.
Rainha dos Profetas.
Mãe do Salvador.
A nossa oração é pública e universal
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
A Estrela da nova evangelização
A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente.
Site: O bem da Caridade Site:
O Anjo e Maria.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Maria - Um modelo de fé.
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
Maria de Pentecostes.
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o apóstolo. Por isso devia fazer-se.
1.
Maria, Discípula de Jesus Cristo
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.
Bendita seja a Mãe do Salvador!
O que significa tudo isto ?
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Imaculado Coração de Maria
São João Batista.
Nossa Senhora das Dores
Maria Adoradora do Verbo
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Catequese 2.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
Maria a escolhida de Deus
Rainha dos Mártires.
Mãe do Criador.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
A importância da Virgem Maria em Pentecostes
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
a sua prima Santa Isabel
JOÃO é seu nome.
Maria e Abraão.
REDEmPTORIS MATER.
Caríssimos, Estamos findando a II Semana do Advento. Meditamos esta semana na figura de João, o Batista, o precursor que dizia: “Este é aquele de quem.
Mistérios Gozosos - Alegria -
Imaculado Coração de Maria
Uma mulher cheia de Graça!
Virgem Maria no projeto de Salvação
Apresentação de Jesus no Templo
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Maria no mistério de Cristo
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE VÓS Ciclo C FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU A “Canção de berço” de Reger coloca-nos.
Imagens de Duccio Belém Música: “Què li darem al noi de la mare” (Pop. Catalão)
Somos a Igreja de Cristo parte 1
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
Transcrição da apresentação:

O nascimento de São João Batista

Voz do que clama no deserto A Igreja celebra o nascimento de João como um acontecimento sagrado. Dentre os nossos antepassados, não há nenhum cujo nascimento seja celebrado solenemente.

uma anciã estéril; Cristo nasce de uma jovem virgem. Celebramos o de João, celebramos também o de Cristo: tal fato tem, sem dúvida, uma explicação. E se não a soubermos dar tão bem, como exige a importância desta solenidade, pelo menos meditemos nela mais frutuosa e profundamente. João nasce de uma anciã estéril; Cristo nasce de uma jovem virgem.

O pai de João não acredita que ele possa nascer e fica mudo; Maria acredita, e Cristo é concebido pela fé. Eis o assunto que quisemos meditar e prometemos tratar. E se não formos capazes de perscrutar toda a profundeza de tão grande mistério, por falta de aptidão ou de tempo, aquele que fala dentro de vós, mesmo em nossa ausência, vos ensinará melhor.

Nele pensais com amor filial, a ele recebestes no coração, dele vos tornastes templos. João apareceu, pois, como ponto de encontro entre os dois Testamentos, o antigo e o novo. O próprio Senhor o chama de limite quando diz: A lei e os profetas até João Batista (Lc 16,16).

Ele representa o antigo e anuncia o novo. Porque representa o Antigo Testamento, nasce de pais idosos; porque anuncia o Novo Testamento, é declarado profeta ainda estando nas entranhas da mãe.

Na verdade, antes mesmo de nascer, exultou de alegria no ventre materno, à chegada de Maria. Antes de nascer, já é designado; revela-se de quem seria o precursor, antes de ser visto por ele. Tudo isto são coisas divinas, que ultrapassam a limitação humana. Por fim, nasce.

Recebe o nome e solta-se a língua do pai Recebe o nome e solta-se a língua do pai. Relacionemos o acontecido com o simbolismo de todos estes fatos. Zacarias emudece e perde a voz até o nascimento de João, o precursor do Senhor; só então recupera a voz.

Que significa o silêncio de Zacarias Que significa o silêncio de Zacarias? Não seria o sentido da profecia que, antes da pregação de Cristo, estava, de certo modo, velado, oculto, fechado? Mas com a vinda daquele a quem elas se referiam, tudo se abre e torna-se claro. O fato de Zacarias recuperar a voz no nascimento de João tem o mesmo significado que o rasgar-se o véu do templo, quando Cristo morreu na cruz.

Se João se anunciasse a si mesmo, Zacarias não abriria a boca Se João se anunciasse a si mesmo, Zacarias não abriria a boca. Solta-se a língua, porque nasce aquele que é a voz. Com efeito, quando João já anunciava o Senhor, perguntaram-lhe: Quem és tu? (Jo 1,19). E ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto (Jo 1,23). João é a voz; o Senhor, porém,no princípio era a Palavra (Jo 1,1). João é a voz no tempo; Cristo é, desde o princípio, a Palavra eterna.

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente. O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

Formatação – Altair Castro Texto –Dos sermões de Santo Agostinho – Imagens Google – Música – Benedictus Largo Formatação – Altair Castro 24/06/2014