A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiversidade em risco
Advertisements

Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16
~ , `.
UM PATRIMÔNIO À PRESERVAR
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Meio ambiente.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Protecção e Convenção da Natureza
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Desenvolvimento Sustentável
Ecologia.
ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
3- Outras formas de poluição: a) Sonora: Efeitos: Efeitos: - Curto / médio prazo: alterações comportamentais Longo prazo: surdez Longo prazo: surdez b)
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
~ , `.
Gestão Ambiental Aplicada
BIODIVERSIDADE.
ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme
RECURSOS NATURAIS.
A água e a biodiversidade
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A diversidade da vida.
Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo Proposta de candidatura
RESÍDUOS.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Cultura,lingua e comunicação UFCD 2
Consequências da presença de espécies exóticas, com ênfase nos ecossistemas aquáticos Europeus Elaborado por: Alicia Aguilar Erasmus.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Constituição do planeta Terra:
Biodiversidade compreende, portanto:
Restauração de Habitats
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
Conservação e Preservação
Grandes Problemas ambientais
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
OBJETIVOS CONTEÚDO.  Agregar conceitos básicos de ecologia, termos e padronização  Capacitar o profissional com uma visão ambiental, ampliando seu raio.
Unidades de Conservação de Santa Catarina
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
Impacto da pesca nos Ecossistemas Marinhos
Recuperação da Paisagem 4º ano 2º semestre Thomas Panagopoulos Prof. Auxiliar.
Ciências Naturais – 8.º ano
Profª Adriana Braz Moreira
~ , `.
Impacto Ambiental.
Ciências Naturais – 8.º ano
Agrupamento de escolas de Aveiro e.b.23 João Afonso de Aveiro.
“Necessitei de avistar a Terra a partir do espaço, em toda a sua beleza e fragilidade, para compreender que a tarefa mais urgente é estimar e preservar.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Espécies Invasoras: Parte II - Consequências
Estratégias de Preservação do Património.. A UNESCO A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, fundada em 1945, tem como objetivo.
Diversidade Biológica
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Importância da biodiversidade animal
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Ciências Naturais – 8.º ano
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes Trabalho elaborado por: Alexandra Vieira, nº5 Fábio Braga, nº11 Márcio Barros, nº16

O que é a biodiversidade? A biodiversidade traduz-se na quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. A espécie humana depende da biodiversidade para sobreviver.

Distribuição da biodiversidade no planeta Terra Existem áreas de Grande biodiversidade Média biodiversidade Pequena biodiversidade “hot spots” ou pontos críticos ex.: florestas tropicais ou os recifes dos corais;

A importância da biodiversidade A manutenção da diversidade biológica é de grande importância em termos: Económicos Sociais Ecológicos - Valor consumptivo e produtivo (alimentos, materiais de construção, combustível, madeira, fibra, resina, fontes energéticas, …); - Espaço de lazer, inspiração (pela beleza estética), turismo (observação de aves, pesca desportiva, parques naturais, ….), e criação de emprego; - Valor científico e educacional; - Valor de existência (desejo de pagar pela conservação de determinadas espécies ou habitats). - tradições - simbolismo - espiritualidade - Suporte de vida; - Controlo de cheias; - Protecção do solo contra a erosão; - Filtração da água e purificação do ar; - Polinização; - Regulação do clima;

A biodiversidade está ameaçada? Acções do Homem e suas consequências na biodiversidade do planeta: Eliminação ou alteração do habitat pelo Homem Poluição das águas, solo e ar Super exploração comercial Introdução de espécies exóticas “cansam” os ecossistemas e matam os organismos ameaça muitas espécies marinhas e algumas terrestres ameaçam os locais por predação, competição ou alteração do seu habitat natural é o principal factor da diminuição da biodiversidade. A eliminação da vegetação local para construção de casas ou para actividades agropecuárias altera o meio ambiente

A extinção de espécies Quando os ecossistemas são perturbados por catástrofes naturais ou pela intervenção do ser humano, os efectivos populacionais de muitas espécies podem ser diminuídos e algumas populações podem mesmo extinguir-se. - Actualmente, muitos animais são mortos não para forneces alimento, mas para abastecer o lucrativo mercado de luxo e lazer.

As espécies exóticas O ser humano também pode ser um factor de dispersão, ao transportar espécies entre diferentes ecossistemas. Quando uma espécie é introduzida num habitat onde não existia antes é denominada espécie exótica. A maioria das espécies exóticas não consegue sobreviver nos locais onde foram introduzidas No entanto, algumas instalam-se no seu novo habitat, reproduzem-se e aumentam os seus efectivos populacionais, ocupando muitas vezes o nicho ecológico das espécies que já lá se encontravam (nativas ou autóctones). As espécies exóticas podem mesmo provocar a extinção das espécies nativas, competindo, por exemplo, pelo alimento, ou tornando-se seus predadores, ou ainda transformando o habitat de tal forma que as espécies nativas já não consigam sobreviver.

Como proteger a biodiversidade? Para conservar os ecossistemas, é preciso reconhecer e respeitar a sua biodiversidade. Actualmente, para a preservação da biodiversidade tem-se verificado: - muitos investigadores nacionais dedicam-se ao estudo das populações, particularmente das espécies ameaçadas; - o ministério com a tutela do ambiente possui grupos de trabalho que se encarregam de reunir e analisar os resultados apurados pelos cientistas, divulgar o estatuto de conservação de espécies e propor medidas legais que permitam a recuperação dos efectivos populacionais; - as associações ambientalistas desenvolvem trabalhos de protecção das espécies e também denunciam situações de agressão aos ecossistemas; - os jornalistas exercem uma acção importante ao alertarem, através dos órgãos de comunicação social, para o incumprimento da legislação de protecção das espécies e dos ecossistemas.