Caderno 2 Capítulo 7 7.3 Dilatações www.aveiros.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA.
Advertisements

TERMOMETRIA.
Professor: José Queiroz
Termologia.
DILATAÇÃO TÉRMICA.
Transmissão de Calor.
PORQUE OS CORPOS, EM GERAL, SE DILATAM AO SEREM AQUECIDOS? Quando esquentamos alguma substância estamos aumentando a agitação de suas moléculas, e isso.
Termologia Prof. Raphael Carvalho.
Termologia Prof. Rosângela Moreira
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
TERMOLOGIA Revisão e cont.
O que você deve saber sobre DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS E DOS LÍQUIDOS
Professor: Marcelo Alano.
Dilatação Térmica dos Líquidos
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Termometria Temperatura
TEMPERATURA: mede o grau de agitação dos átomos de um corpo:
DILATAÇÃO.
DILATAÇÃO.
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
Exercícios Dilatação dos Sólidos.
DILATAÇÃO.
CALORIMETRIA.
Dilatação Térmica.
Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão
Termometria Termodinâmica
Física Térmica INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Caderno 2 Capítulo Temperatura
TERMOLOGIA.
TERMOLOGIA.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Dilatação Térmica Prof. Christian de Pinho Ramos.
FORMULÁRIO 01 Uma barra de ferro, coeficiente de dilatação linear 12.10 −6 °C −1, possui um comprimento de 15 m a 20°C, se a barra é aquecida até.
O que vem ser a termologia,o que ela estuda ?
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Dilatação Térmica.
TERMOMETRIA.
Dilatação Térmica Joyce Nascimento.
Professor: Diones Charles
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
1. Comparando-se um termômetro graduado em uma escala X com outro graduado na escala Celsius, obteve- se: t1 = 20°X ou 10°C e t2 = 40°X ou 70°C. Esses.
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
Termometria Conceito de temperatura
DILATAÇÃO TÉRMICA Professor Paulo Christakis, M.Sc.
PROFESSOR: REINALDO R. FERREIRA
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
DILATAÇÃO – Parte I DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 8ª
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Dilatometria Professor John Disciplina Física.
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
7.3 – Dilatação Térmica Site:
Dilatação dos sólidos e líquidos
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
Termologia O que vem a ser termologia? O que ela estuda? Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos.
I Revisão de Física Termodinâmica Prof: Marcos Rogério
Termometria FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2016 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ciências da natureza e suas tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Dilatação térmica Prof. Rodrigo.
Site: Unidade 4 Capítulo 18 Dilatação Térmica Site:
Transcrição da apresentação:

Caderno 2 Capítulo 7 7.3 Dilatações www.aveiros.com.br

7.3 / DILATAÇÃO TÉRMICA Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio mais quente para o meio mais frio. Condutividade Térmica

DILATAÇÃO TÉRMICA DE SÓLIDOS E LÍQUIDA De um modo geral, quando aumentamos a temperatura de um corpo (sólido ou líquido), aumentamos a agitação das partículas que formam esse corpo. Isso causa um afastamento entre as partículas, resultando em aumento nas dimensões do corpo (dilatação térmica). Por outro lado, uma diminuição na temperatura de um corpo acarreta uma redução em suas dimensões (construção térmica). DILATAÇÃO LINEAR Embora a dilatação de um sólido ocorra em todas as dimensões, pode predominar a dilatação de apenas uma das suas dimensões sobre as demais. Podemos estar interessados em uma única dimensão do sólido. Nesse caso, temos a dilatação Linear (ΔL).

Exemplos Dilatação Linear

DILATAÇÃO SUPERFICIAL A dilatação superficial corresponde à variação da área de uma placa quando submetida a uma variação de temperatura. As figuras abaixo representam uma placa retangular à temperatura To e à temperatura T >To .

Exemplo: Dilatação Superficial

DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA Neste tipo de dilatação, vamos considerar a variação de volume, isto é, a dilatação nas três dimensões do sólido (comprimento, largura e altura). Veja o exemplo do quadro abaixo: RELAÇÃO ENTRE COEFICIENTES:

Exemplo: Dilatação Volumétrica

A maioria dos líquidos se dilatam com o aumento da temperatura e se DILATAÇÃO DA ÁGUA A maioria dos líquidos se dilatam com o aumento da temperatura e se contraem com a redução da temperatura, mas a ÁGUA constitui uma anomalia do comportamento geral entre 0ºC e 4ºC, vejamos: Entretanto, a água, ao ser aquecida de 0ºC e 4ºC, contrai-se, constituindo-se uma exceção ao caso geral. Esse fenômeno pode ser aplicado da seguinte maneira: No estado sólido , os átomos de oxigênio, que são muito eletronegativos, unem-se aos átomos de hidrogênio através da ligação denominada ponte de hidrogênio. Em consequência disso, entre as moléculas, formam-se grandes vazios, aumentando o volume externo (aspecto macroscópico). Quando a água é aquecida de 0ºC e 4ºC, as ponte de hidrogênio rompem-se e as moléculas passam a ocupar os vazios existentes, provocando, assim, uma contração. Portanto, no intervalo de 0ºC e 4ºC, ocorre, excepcionalmente, uma diminuição de volume. Mas, de 4ºC e 100ºC, a água dilata-se normalmente. Os diagramas abaixo ilustram o comportamento do volume e da densidade em função da temperatura. Então, a 4ºC, tem-se o menor volume para a água e, consequentemente, a maior densidade da água no estado líquido. Observação: A densidade da água no estado sólido ( gelo ) é menor que a densidade da água no estado líquido.