O que é isso, companheiro?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
25 de Abril de 1974.
Advertisements

MÃE MÁ.
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
O Sorriso de Deus.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
(Carta de um filho ao seu pai)
Regime Militar (1964 – 1985).
Para entender o filme “Batismo de Sangue”
Assim é a Vida....
As memórias de libertação
Não deixe para amanhã
Sendo homem como Jesus: Missão e Convicção
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Um simples amigo nunca te viu chorar.
O ESTRANHO.
Betinho, uma vida de luta e afeto
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
queríam dedicar-se à pintura.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
MÃE MÁ.
Curso Direito à Memória e à Verdade
A DITADURA MILITAR DE 1964 Características gerais: centralização do poder política, legislação autoritária, hipertrofia do Poder Executivo, e uso frequente.
INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
4º Bimestre Avaliação Mensal : 9º A. B : 31/10 9º C: 31/10
Assim é a Vida....
Movimento Revolucionário 8 de Outubro
PORTARIA PORTARIA QUINDIM NA PORTARIA.
Mães Más.
Assim é a Vida....
O que é isso, companheiro?
O GOLPE MILITAR DE 1964: ANOS DE CHUMBO
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
+ LITERATURA Obras UFSC 2015 Prof a. Karen Neves Olivan.
Pais maus Dr. Carlos Hecktheuer (Médico Psiquiatra)
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
FAUSTA ROGÉRIO DE OLIVERIRA
PASTEL, GUARANÁ E DEUS!!!   Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu.
Instruções: Dedique alguns poucos minutos do seu tempo para essa mensagem E reflita bem o que ela pode significar para você. Leia a historia que contem.
DITADURA MILITAR NO BRASIL
DITADURA MILITAR NO BRASIL HISTÓRIA – PROFESSORA LISIANE 8ª SÉRIE
1 Curso Técnico Administrativo. Antes do 25 de Abril O país vivia mergulhado na tristeza e no medo; Não havia democracia, não se realizavam eleições livres.
Cláudia Amaral Bárbara Alves Tiago Tadeu Einstein, um judeu exilado.
As diferenças entre "Amigo Simples,
Brasil: o que foram os anos de chumbo? (1964 – 1985) Avaliação Mensal 24/10 9º A/B/C Capítulos: 16 e 17.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 09 a 11 de Maio de 2015.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução Farroupilha
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sexta-feira, 15 de Maio de 2015.
A Pessoa Errada....
A Revolução Islâmica no Irã
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 17 a 19 de Maio de 2014.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quinta-feira, 23 de Maio de 2013.
Bossa Nova Tropicália Jovem Guarda
DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985) PROF.: FELIPE DOMINGOS.
REGIME MILITAR NO BRASIL
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Transcrição da apresentação:

O que é isso, companheiro? PANORAMA INICIAL PROF. EDIR ALONSO http://literatura-edir.blogspot.com.br/

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? DADOS BIBLIOGRÁFICOS Autor: Fernando Gabeira Escola Literária:  Lit. Contemporânea Ano de Publicação: 1979 Gênero: Texto memorialístico Narração: 1.ª pessoa Divisão da Obra: 16 capítulos Local: Rio de Janeiro/ São Paulo

• Publicada em 1979 (Anistia) A obra e seu contexto • Publicada em 1979 (Anistia) • Relato sobre o período da Ditadura Militar no Brasil. • Golpe (1964) • Maio de 1968 / Morte de Édson Luís

• Sequestro do Embaixador dos EUA (1969) • Prisão de Gabeira (1970) A obra e seu contexto • AI5 (1968) • Sequestro do Embaixador dos EUA (1969) • Prisão de Gabeira (1970) • Exílio (1970) • Flashes do Exílio - Chile (1973)

Gênero, linguagem e estilo • Caráter memorialístico • Relato informal, conversa com o leitor “O amigo(a) talvez fosse muito jovem em 64. Eu mesmo achei a morte de Getúlio um barato só porque nos deram um dia livre na escola. Um golpe de estado, entretanto, mexe com a vida de milhares de pessoas. Gente sendo presa, gente fugindo, gente perdendo o emprego, gente aparecendo para ajudar, novas amizades, ressentimentos ...”

Narrativa não-linear (flashes) “Irarrazabal (Cidade de Santiago) chama-se a rua por onde caminhávamos em setembro. É um nome inesquecível porque jamais conseguimos pronunciá- lo corretamente em espanhol e porque foi ali, pela primeira vez, que vimos passar um caminhão cheio de cadáveres. Era uma tarde de 1973, em Santiago do Chile [...]”

GUIA DE LEITURA CAPÍTULO A CAPÍTULO http://pt.slideshare.net/ediralonso/o-que-isso-companheiro

Estrutura da Obra - 16 Capítulos: • Caps. 1 a 14: Análise da conjuntura política brasileira; Resistência contra a ditadura: divisão interna da esquerda. Relatos da atividade como jornalista; Episódios históricos (Golpe, morte de Édson Luís, Passeata do 100 mil); e Guerrilha conta o Regime Here comes your footer  Page 8

• 1 a 14: Chega um momento em que o narrador precisa ajustar melhor suas linhas, tencionar melhor o seu arco, tirar alguns efeitos técnicos. Todos esperam isso dele, sobretudo na hora da emoção.

Estrutura da Obra - 16 Capítulos: • Cap. 15: Babilônia, Babilônia: Sequestro do Embaixador dos EUA (Charles Burke Elbrick); Gabeira: Intelectual, não Guerrilheiro. Figura apenas vigiando o Embaixador no cárcere; Sensibilidade para o drama humano: Gabeira solta a arma durante a conversa com o Embaixador Here comes your footer  Page 10

Estrutura da Obra - 16 Capítulos: Cap. 15 Grupos revolucionários detiveram hoje o Sr. Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos, levando- o para algum lugar do país, onde o mantêm preso. Este ato não é um episódio isolado. Ele se soma aos inúmeros atos revolucionários já levados a cabo: assaltos a bancos, nos quais se arrecadam fundos para a revolução, tomando de volta o que os banqueiros tomam do povo e de seus empregados Ocupam quartéis e delegacias, onde se conseguem armas e munições para a luta pela derrubada da ditadura; invasões de presídios, quando se libertam revolucionários, para devolvê-los à luta do povo; Explodem prédios que simbolizam a opressão; Exigem a aplicação da justiça aos carrascos e torturadores. [...] Leia a íntegra do manifesto redigido por Franklin Martins

Manifesto do MR-8 Cap.16: Cap. 16 Onde o Filho chora e a mãe não ouve “Geladeira” / Transferência para SP Prisão, interrogatórios Tortura: Cap. Albernaz Transferência para o DOPS, depois para o RJ Conversa com um Guarda que se diz cansado (participara da perseguição que resultou na morte de um estudante) Sequestro do Cônsul Japonês Sequestro do Embaixador Alemão Exílio : “Tchau Brasil.”