Capitania do Rio de Janeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPÉRIO ENCOLHE Colonos sofriam com monopólio metropolitano. Eclodiram várias revoltas em diferentes regiões. Elemento comum: combate medidas Coroa que.
Advertisements

França antes da Revolução
Crise Econômica Colonial
Manifestações contra a Metrópole
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
29 DE MARÇO: PARABÉNS SALVADOR
Revolução Francesa.
A Inconfidência Mineira
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
A mineração.
A presença estrangeira no Período Colonial
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
Professor Bruno Barreira
RENASCIMENTO.
Estrutura político-administrativa da Colônia
Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates
A Belle Époque Tropical
A Reforma Religiosa do século XVI
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
O GOVERNO GERAL: a busca pela descentralização administrativa
Organização militar no Brasil Colônia
A Colonização do Brasil
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Revolução Francesa.
Independência dos EUA (1776)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Curso Direito à Memória e à Verdade
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
A Crise da economia portuguesa
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Comercio, Empresa e Industria, sua História e Herança
A expansão portuguesa na América
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
Atenas e Esparta.
CURIOSIDADES DE NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA
A REPÚBLICA NO PARANÁ E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA. Vários fatores facilitaram a difusão das ideias republicanas: a velhice do monarca, o isolamento da monarquia.
Maria João Gama Nome Nº Turma A SOCIEDADE SENHORIAL Nobreza.
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
Tema da aula Grupo – Capítulo
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
Movimentos nativistas e emancipacionistas
A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu.
Produção literária no Brasil-colônia
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
BRASIL COLÔNIA: O SISTEMA ADMINISTRATIVO
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
INDEPENDENCIA DOS EUA 22/9/20151www.nilson.pro.br.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Atividades de História
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Capitania do Rio de Janeiro 1660 - 1661

Protestos Antifiscais Impostos lançados pelo governo da Capitania do Rio de Janeiro no século XVII: 1617: imposto sobre o vinho. Custeava a canalização da água do Rio Carioca para o centro da cidade. 1620: imposto de 5$000 rs. sobre a entrada e saída de embarcações do porto. 1625: o governador-geral decidiu estender à capitania do Rio de Janeiro a cobrança de imposto sobre cada caixa de açúcar exportado. 1641: Foi lançado o subsídio grande dos vinhos, imposto de importação que incidia sobre os vinhos, justamente para pagar os soldos da guarnição. 1642: Lançou-se a finta ou donativo para pagar despesas com os soldos atrasados da infantaria. Protestos Antifiscais

“A crise política que transbordaria em 1660-1661 faz desses primeiros ensaios obras menores. (...) diante da franca receita (...) o governador (Salvador Correia de Sá e Benevides) arbitrariamente lança um outro imposto suplementar, dessa vez sem consulta. Este imposto previa uma finta geral para a população e uma taxa predial para os moradores da rua Direita e arredores. Considerado sem legitimidade para aplicar tal finta – um direito apenas dos monarcas – e já desgastado sob uma conjuntura econômica crítica, as insatisfações com o governador aumentam.” FIGUEIREDO, Luciano R. de A. Protestos, revoltas e fiscalidade no Brasil colonial. LPH. Revista de História. 5 (1995): 56-87.

Trecho do manifesto dos conspiradores: “Em primeiro lugar protesta o dito Povo que são muito leais vassalos a el-Rei Nosso Senhor Dom Afonso que Deus guarde...” “Que nenhum caso querem que governe esta praça e mais distrito o governador Salvador Correia de Sá e Benevides pelas muitas fintas, tributos e tiranias com que tiraniza este cansado Povo destruindo suas fazendas(...)”

Para refletir: Com base na leitura dos textos, analise: O sentimento da população em relação ao governo da capitania. Os motivos que levaram a população a se sublevar. Se houve uma contestação ao poder real.

A revolta: Diante da dificuldade de acordo, os líderes da revolta cruzam a baía de Guanabara e tomam o prédio da câmara, destituindo o governador Salvador Correia de seu cargo, assim como os vereadores. Nomearam o capitão Agostinho Barbalho Bezerra para o cargo de governador, até que o monarca nomeasse um outro.

A primeira medida do governo instalado foi a revisão das exigências fiscais: “Que por nenhum acontecimento consentissem os ditos oficiais da Câmara neste povo, tributos nem fintas sem expressa provisão de Sua Majestade, por evitar os tumultos do povo e alterações, que esta cidade tem experimentado...”

Atividade final: A partir de suas conclusões, elabore um texto sobre a revolta do Rio de Janeiro.

Fazenda Entre os vários significados, fazenda era a palavra usada na colônia como sinônimo de “bens que andam em comércio”: “fazer fazenda”, negociar. No sentido mais geral, era termo equivalente a riqueza, a recursos econômicos, conjunto de bens. voltar