Unidade mista de felipe camarão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

DADOS DO CENSO 2010 Prof. Igor O. Franco - Geógrafo -
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Universidade Federal de Pelotas
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO TERRITÓRIO DA USF CONSOLAÇÃO
Especialização em Estratégia Saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
Unidade básica de saúde central de são valério - to
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Crianças e Adolescentes
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Visita à UBS e PSF Departamento de Odontologia Social –
Avaliação do desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose: vínculo entre profissional de saúde e doente no processo de atenção à tuberculose.
Quem é o jovem brasileiro?
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
CÂMARA DE SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
Os Jovens no Brasil.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.
Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 19 de Abril de 2011.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Rio Mulher.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
DADOS ESTATÍSTICOS DE MULHERES NO PODER - BRASIL.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Saúde Integral da Criança
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
CTR Nova Iguaçu.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
DIAGNÓSTICO DAS REGIÕES DE NATAL – 2011 ZONA OESTE.
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Unidade mista de felipe camarão

Dados da Visita Técnica Unidade: Unidade Mista de Felipe Camarão Endereço: Rua da Tamarineira, s/n, Felipe Camarão, CEP: 59072-200, Natal, RN Responsáveis: Anailde da Silva Neto – Diretora Geral; Ulisses Cabral da Silva – Administrador Atividades Desenvolvidas: Unidade Básica com Estratégia Saúde da Família e Maternidade

Delimitação da área Norte: Bom Pastor Localização: Zona Oeste Sul: Guarapes Leste: Cidade da Esperança / Cidade Nova Oeste: Município de São Gonçalo do Amarante Localização: Zona Oeste Atendimento: Bairro de Felipe Camarão , embora atenda pacientes de outros distritos, regiões metropolitanas de natal.

Sexo E Faixa ETÁRIA HOMENS: 24.512 ou 48,83% Maior Faixa Etária: MULHERES: 25.683 ou 51,17% Maior Faixa Etária: 10 a 14 anos de idade, 5.622 Pessoas ou 11,20% Durante a visita: 30 a 34 anos, 07 Pessoas ou 28% Durante a visita técnica haviam apenas mulheres na Unidade Mista Menor Faixa Etária 75 a 79 anos de idade, 397 Pessoas ou 0,79% Durante a Visita: 35 a 39 anos, 02 pessoas ou 8%

Escolaridade e Ocupação A população do Bairro é composta desde analfabetos a pessoas com ensino superior COM MESTRADO OU outros tipos de Especializações, bem como Possui todos os níveis de ocupação, passando por desempregados, donas de lar, autônomos, empregados de empresa privada e servidores públicos. nível de escolaridade com maior número de entrevistados: ensino fundamental de 1ª a 4ª série, 44% dos entrevistados. Ocupação: 48% dos entrevistados são profissionais do lar. Seguidos desempregados que perfaz o total de 24% dos entrevistados.

Formas de Organização Social Associações de Moradores, Centros Sociais Comunitários, Centro Desportivo, Fórum de Mulheres, Grupo de Aventureiros, Igrejas, Associação Sócio-Cultural, Biblioteca Comunitária, ONGs, Rádio Comunitária, União dos Moradores, Associação de Mulheres, Associação de Rádio Difusora, Conselho Comunitário, Clube de Mães e Grupo de Idosos

Condições Ambientais Abastecimento de água Rede geral: 94,50% Poços ou Nascentes: 0,65% Destino dos dejetos: fossa rudimentar: 66,89% fossa séptica: 24,64% Coleta de Lixo: Lixo Coletado: 95,76% Terreno Baldio: 3,04% Habitações: Casas: 98,07% Cômodo: 1,33% Logradouros Públicos: Pavimentados: 80% Saneamento:

Condições de Consumo Coletivo Transporte Ônibus: 16 linhas Alternativos: 2 linhas Educação Municipal: 02 creches, 03 escolas, e 01 CMEI. ESTADUAL: 06 escolas Privada: 03 creches, 01 escola de educação básica e profissional filiada a uma instituição bancária, 05 escolas. Saúde Unidade Mista: 01 Unidade Mista de Felipe Camarão Unidade Básica: 03 Unidades de Saúde da Família de Felipe Camarão II,III e do KM 06. Dispõe ainda de laboratório de análises clínicas particular. Lazer 02 Praças 01 Campo 01 Quadra

Condições de Consumo Coletivo Igrejas 104 entre todas as religiões. Religião predominante: Catolicismo comércio: supermercados de pequeno e médio porte, farmácias, casas de rações, lojas de roupas populares, lojas de calçados populares, madeireiras, distribuidoras alimentícias e de bebidas, feiras livres. Prêmios:

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA UNIDADE: Prêmios: Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, por desenvolver dentro da sua realidade, idéias, soluções e práticas que buscam oferecer um atendimento seguro, acolhedor e humanizado às mulheres e aos recém-nascidos sob seus cuidados. Hospital Amigo da Criança, o Ministério da Saúde, por ser referência em amamentação. Na maternidade as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o pós-parto para que aumente dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo assim a mortalidade infantil. Maternidade: 20 leitos para alojamento conjunto e 02 leitos pré-parto. equipe: 12 obstetras, 12 neonatologistas, 07 enfermeiros, 30 auxiliares de enfermagem, 01 nutricionista e 04 auxiliares de farmácia, além de outros profissionais.

Assistentencia social; Odontologia; Psicólogia; Fármacia; VACINAS; Unidade Básica de Estratégia Saúde da Família: 06 equipes, 34 agentes de saúde, 12 técnicos em enfermagem, 06 enfermeiros e 06 médicos. Atendimentos Ambulatoriais: 12 fichas por dia para médico generalista e 04 fichas de reserva para atendimentos de urgência. Outros atendimentos: Assistentencia social; Odontologia; Psicólogia; Fármacia; VACINAS; Exames laboratóriais.

Unidade mista e sua articulação no SUS Nível Primário: Promover a saúde e a prevenção de doenças que são realizadas pelas equipes da ESF. Nível Secundário: Diagnosticar e promover o tratamento de doenças com os atendimentos realizados na Unidade

Perfil epidemiológico A Zona Oeste do município Natal: abrange 28% da população da cidade, aproximadamente 195.584 habitantes; 47.209 domicílios Maiores problemas Citados pelos entrevistados: Presença de insetos e roedores (75%); Péssima qualidade da segurança pública (90%); Iluminação pública ruim (52%); Ausência de drenagem das águas pluviais (70%); Presença de esgoto a céu aberto (54%); Ausência de áreas de lazer (50%); Presença de lixo na rua (45%); Baixa quantidade de arborização (40%).

Perfil epidemiológico Aspectos gerais da população: em sua maioria é adulta na faixa de 30 a 34 anos; 72% da população moram em casas de tijolo; 76% utilizam água da rede pública. 07 crianças tiveram aleitamento materno até aproximadamente 01 ano e meio de idade; bem como, todas estavam com a vacinação em dia. Apenas um das crianças estava enferma com virose, as outras estavam esperando atendimento de rotina.

Perfil epidemiológico As doenças que mais acometem as pessoas entrevistadas são: hipertensão, 68% - 17 pessoas, doenças respiratórias, 76% - 19 pessoas. Nos últimos 06 meses, as doenças que mais acometeram a população entrevistada foram: virose, resfriado, gripe, dengue, pneumonia e bronquite. Nos casos de morte, a grande maioria dos óbitos foram causados por falência múltipla dos órgãos, decorrentes de alguma patologia.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA REALIZADA NA UNIDADE MISTA DE FELIPE CAMARÃO ALINE LOPES PINHEIRO ANA LÚCIA ALVES DA SILVA MEDEIROS ANA PAULA FRANÇA DA SILVA ANA RUTE DE OLIVEIRA XAVIER ANTONIA AMANDA EZEQUIEL SIQUEIRA BÁRBARA HELLEN DE OLIVEIRA BÁRBARA LISLLA DE ARAUJO PEREIRA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS   Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em 28 de Fevereiro de 2015. NATAL. Prefeitura Municipal. (Re) desenhando a rede de saúde na cidade do Natal. Natal: Secretaria Municipal de Saúde, 2007. Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: www.natal.rn.gov.br/sme/. Acesso em 28 de Fevereiro de 2015. Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Disponível em: http://www.natal.rn.gov.br/semob/. Acesso em 02 de Março de 2015 Secretaria Municipal de Saúde. Disponível em: www.natal.rn.gov.br/sms/ . Acesso em 01 de Março de 2015.