Catequese 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
que tira o pecado do mundo
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
C ATEQUESE 27 CREIO.
A INFÂNCIA DE JESUS.
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
Nos relatos da Infância de Jesus
no Evangelho de S. Marcos
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
Por Moisés Sampaio de Paula
Frei Vanildo Luiz Zugno
Recordamos a vida de Cristo
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
24 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
DEUS TRINDADE.
PRIMEIROS MÁRTIRES DE ROMA
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
O FILHO AMADO, JESUS.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Uma perspectiva Bíblica
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
O Anjo e Maria.
No mês de Setembro comemoramos o
A eucaristia Começar.
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
Jesus é a VIDA João
CULTO CULTO CRISTÃO.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Jesus é a VIDA João
Jesus é preso, julgado e condenado
Outros pps você encontrará em: Visite-nos em:
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
O Projeto do Reino de Deus
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Pedir a graça do Espírito Santo...
QUEM É JESUS CRISTO? Lição 3 18 de abril de 2015.
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
Batismo de Jesus.
Caríssimos, Estamos vivendo um tempo precioso de alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande domingo. Estes oito.
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
JESUS A PEDRA REJEITADA
Quem sou eu? Catequese 2.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
Caríssimos, Neste mês de outubro, a Igreja comemora a vida de vários santos e ficamos a pensar o que os levaram a ser santos. Santa Terezinha, São Francisco.
Mateus Mateus “13.Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:— Quem o.
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA “CREIO EM JESUS CRISTO”
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Credo.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Tema: ‘Propósitos divinos para quem anda com Cristo’ Marcos
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
Confessemos CRISTO como Senhor e Deus, escutando “Domine Deus” da Missa em si menor de Bach 21 do Tempo Comum.
Transcrição da apresentação:

Catequese 2

Quem Sou Eu?

E Vós, Quem Dizeis que eu Sou?

“Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe “Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe. No caminho, fez aos discípulos esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Disseram-lhe: «João Baptista; outros, Elias; e outros, que és um dos profetas.» «E vós, quem dizeis que Eu sou?» - perguntou-lhes. Pedro tomou a palavra, e disse: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes, então, que não dissessem isto a ninguém.” (Mc 8, 27-29)

Cristo “Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo» ”. “Cristo” é uma palavra grega, que significa o mesmo que “Messias” em hebraico: “Ungido”. Primeiro era um título dado ao rei, porque era ungido com azeite, quando era eleito, como sinal de força de Deus para cumprir a missão que era chamado. E também o Enviado por Deus, tão esperado, que viria para salvar o povo, deveria ter a força do Espírito Santo, para exercer a sua missão de rei, sacerdote e profeta. Desde os primeiros cristãos, liga-se a consagração messiânica de Jesus ao seu batismo. Foi então que “Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder”. De facto, é a partir desse momento que Jesus inicia o anúncio do Reino de Deus, através de gestos e palavras.

Filho de deus Já no Antigo Testamento se anunciava que o Messias haveria de ser chamado filho de Deus. Porém, isso não significava que fosse mais do que um humano. Pedro não obstante, diz: “Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo”. A resposta que Jesus lhe dá a seguir é reveladora, pois para Ele essa afirmação não era uma descoberta humana mas uma revelação do Pai. Sabemos isso, sobretudo, depois da ressurreição, uma vez que é sobretudo nela que Deus se manifesta como “Deus vivo” e Deus que dá a vida. É nesse acontecimento único que aparece totalmente a condição divina de Jesus: “verdadeiro Deus e verdadeiro homem”. É também por isso que o Novo Testamento chama a Jesus “Filho Primogénito” (o primeiro) e “Unigénito” (único Filho por natureza). Nós, n’Ele, somos filhos “adoptivos”, isto é, por amor e graça. Somos “filhos no Filho”.

senhor Porquê o titulo “Senhor”? Era assim que na primeira tradução da Bíblia para grego (chamada os Setenta ou LXX) se chamava Deus. Em vez do nome próprio de Deus (em hebraico “lahveh”), diziam “Kyrios”, que em português significa “Senhor”. O Novo Testamento emprega este título para Deus Pai e usa-o, ao mesmo tempo, para Jesus, reconhecendo assim a sua condição divina. O título “Senhor” pode indicar respeito, entrega e confiança. Por isso, depois da ressurreição, era assim que os cristãos exprimiam a sua fé e adoração: “ meu Senhor e meu Deus”. Este título significa ainda que não há nenhum outro poder e nenhum outro senhor a quem devamos entregar a própria vida, a não ser Jesus, o nosso Senhor. É n’Ele que se concentra toda a história humana. Por isso, a Igreja, quando olha para o futuro, reza: “Maranatha”. Uma expressão aramaica que em português significa: “Vem, Senhor!”.

Jesus de Nazaré é o Filho de Deus