Modernismo Contexto histórico progresso industrial;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Vanguardas e Modernismo
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Cubismo ( ).
PRÉ-MODERNISMO.
Movimentos artísticos
Literatura Prof. Henrique
Literatura Prof. Henrique
A Modernidade Arte Moderna.
MARCEL DUCHAMP Fonte, 1917 ready-made, urinol invertido altura 60 cm
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
VANGUARDAS.
FUTURISMO Alanna Ivone Géssica.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Revolução nas Artes e nas Ciências
The Persistence of Memory
Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
As vanguardas Européias
Aula 1 – Futurismo e Cubismo
Futurismo.
Movimento que investe no interesse ideológico da arte;
Prof Luiza Monteiro.
Vanguardas europeias A palavra vanguarda, ao pé da letra, significa o que está na expectativa, o que está aguardando alguma coisa ou acontecimento. Utilizamos.
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS - “ISMOS” -
Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo
A Arte no Início do Século XX
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
VANGUARDAS EUROPÉIAS Profª vivian trombini.
FUTURISMO.
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Profª vera cézar – bios juazeiro
VANGUARDAS EUROPEIAS.
VANGUARDAS EUROPEIAS MODERNISMO.
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”
Dadaísmo.
Filippo Tommaso Marinetti - líder
DADAÍSMO Líder - Tristan Tzara (romeno)
Modernismo Brasileiro
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Os estilos artísticos do início do século XX
“DADAÍSMO” Panorama histórico das artes no período dadaísta e acontecimentos históricos e estéticos que impulsionaram o movimento artístico.
DADAÍSMO Duchamp.
Movimentos Literários
A vanguarda europeia Língua Portuguesa e Literatura
1.
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
Literatura As Vanguardas Europeias
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Futurismo O tempo na tela.
Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
PRESENTATION NAME Company Name. FUTURISMO Um movimento que exalta fervorosamente toda inovação tecnológica – automóvel e velocidade. Prega uma poesia.
FUTURISMO. Futurismo O Futuro (do latim futuru) é o intervalo de tempo que se inicia após o presente [1] e não tem um fim definido. Referente a algo que.
 Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”,  Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.  Exalta a vida moderna.  Culto da máquina.
Vanguardas artísticas Exaltam a vida sobre as formas em que ela se apresenta.
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
Modernismo Contexto histórico: - progresso industrial;
Dadaísmo Evandro Alves História das Artes Visuais Contemporâneas.
DADAÍSMO Duchamp.
Transcrição da apresentação:

Modernismo Contexto histórico progresso industrial; automóvel, velocidade, máquinas... instabilidade político-econômica (disputa pelo mercado consumidor e de matériaprima); 1914/18 – 1ª Guerra Mundial; 1917 – Rev. Russa;

VANGUARDAS ARTÍSTICAS Nos primeiros 20 anos do séc. XX as espetaculares invenções - automóvel, cinema; máquinas voadoras etc.- provocaram uma euforia e crença no progresso exageradas. Dessa forma, o modo de viver e de encarar a realidade sofreu radicais transformações e a arte voltada para o sonho e para as idéias vigentes no século anterior (positivismo, cientificismo etc.) passaram a ser consideradas ultrapassadas. A máquina tornou-se parte integrante de todos os setores sociais e o conforto passou a ser a preocupação fundamental do homem burguês da época. Esse momento de euforia vivido pela burguesia ficou conhecido como belle époque. Vale lembrar que essa vida agradável e fácil abrangia somente a classes dominantes, o proletariado continuou a ser marginalizado.

FUTURISMO 1909 – Itália – Marinetti exaltação da vida moderna, da velocidade, da máquina; destruição da sintaxe, palavras em liberdade; exaltação da guerra, do militarismo, do patriotismo.

MANIFESTO FUTURISTA Nós pretendemos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e a intrepidez. Coragem, audácia, e revolta serão elementos essenciais da nossa poesia. Desde então a literatura exaltou uma imobilidade pesarosa, êxtase e sono. Nós pretendemos exaltar a ação agressiva, uma insônia febril, o progresso do corredor, o salto mortal, o soco e tapa.

Os Futuristas em Paris, fevereiro de 1912 Os Futuristas em Paris, fevereiro de 1912. (da esquerda para a direita: Luigi Russolo, Carlo Carrà, Filippo Tommaso Marinetti, Umberto Boccioni, Gino Severini.)

EXPRESSIONISMO 1910 – Alemanha - Van Gogh, Cézanne, Gaughin; materialização das imagens nascidas no interior do sujeito; Arte como instrumento de denúncia e de transformação da realidade (recusa da sociedade industrial e da alienação causada por ela); Brasil – Anita Malfatti

VAN GOGH GIRASSÓIS / LÍRIOS

Anita Malfatti

CUBISMO Pablo Picasso organização do mundo – caótico – através de formas geométricas; supressão da lógica aparente – preferência pelo “pensamento-associação”, entre o consciente e o subconsciente; linguagem predominantemente nominal e um tanto caótica; humor, ironia, antiintelectualismo; Brasil – Poesia Concreta – 1960

Pablo Picasso

DADAÍSMO Tristan Tzara exaltação da liberdade total de criação; negação do passado, do presente e do futuro. Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. (poema dadaísta)

SURREALISMO expressão direta dos impulsos criadores do subconsciente e do inconsciente, sem qualquer controle da razão ou do pensamento; ilogismo, livre associação de idéias e de palavras.

Salvador Dalí

ARTE CONCEITUAL – Duchamp a roda a fonte