PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

O HOMEM QUE TEVE MEDO SE DECIDIR
A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3 A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3. PERCEBEMOS QUANDO... Admiramos… Contemplamos… Observamos… Estamos sob a ação da obra ADORAÇÃO Nos relacionamos.
O SERMÃO DA MONTANHA.
Pe. Antonio Vieira.
INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes
no Evangelho de S. Marcos
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
SERMÃO EXPOSITIVO.
MARCOS
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
Eclesiástico 17,1-13 Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante.
A Revelação e sua transmisão
A Missão.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III
ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES
Quinto Império.
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
Servos a serviço do reino Servos que transformam o caos I Pedro 2
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
1) O que significa a oração para nós
CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
A DINÂMICA NO MINISTÉRIO DE MÚSICA DA IGREJA
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
Salas de Matemática.
Santo André, Apóstolo.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Comunidade Cristã Jesus Para o Mundo
Padre António Vieira. Vida 1608: Dia 6 de Fevereiro, nasce em Lisboa António Vieira. 1614: Aos 6 anos parte para o Brasil, com família. 1633: Prega pela.
Mateus 5: Mateus 5:13-16 Mateus 5: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada.
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Quanto desejei ardentemente cear convosco
Vivendo o Reino de Deus Lucas 10: 1 – 24.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Geração de discipulos João 12:9 E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem.
QUARTA SEMANA: JUDEIA, NOSSO ESTADO.. “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Rio Verde - Goiás - Brasil
O AMOR SACRIFICIAL.
SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (AOS PEIXES)
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
EVANGELISMO PÚBLICO.
RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico:
O SENHOR confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Salmo 22.14
ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
CONSELHOS DE JESUS A SEUS MISSIONÁRIOS
Atos 4:9-12.
Certezas Sobre o Arrebatamento
Batismo de Jesus.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Leia vagarosamente Passe para os teus amigos Leia vagarosamente Passe para os teus amigos.
Trabalho realizado por: - Madalena Scafuro Nº 20 - Marisa Trajano Nº 25 - Cristiana Correia Nº ºG.
Sermão de Santo António aos Peixes
“Sermão de Santo António”
Sermão de Santo António Estrutura do Sermão
Transcrição da apresentação:

PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009

Padre António Vieira Para ensinar, sempre é necessário amar e saber; porque quem não ama não quer e quem não sabe não pode. Sermão do Espírito Santo

Padre António Vieira O meio mais eficaz de apagar a inveja é repartir a felicidade. Carta ao Duque do Cadaval

Padre António Vieira Ver e não remediar é não ver. Sermão da Quinta Quarta-Feira da Quaresma

Padre António Vieira Sabeis porque choram os olhos? Porque vêem. Sermão das Lágrimas de S. Pedro

Padre António Vieira Palavras sem obras são tiros sem balas: atroam mas não ferem. Sermão da Sexagésima

Padre António Vieira A maior pena a que fui condenado foi a do silêncio. Carta ao Duque do Cadaval

Padre António Vieira Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras. Sermão da Sexagésima

Sermão de Santo António 13 de Junho de 1654 Padre António Vieira Sermão de Santo António 13 de Junho de 1654

PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009

Sermão de Santo António Antecedentes . Março de 1653 – Sermão dos Escravos: denúncia da injusta escravidão a que os índios eram sujeitos causou grande impressão e aceitação entre colonos e autoridades . Mas, passado pouco mais de um ano, os compromissos assumidos pelos colonos eram esquecidos: os índios continuavam a ser oprimidos. . Em Junho de 1654 – Nem os colonos, nem as autoridades portuguesas, nem os religiosos de outras ordens apoiavam a acção de P.e António Vieira, antes a contrariavam: ninguém já o queria ouvir falar sobre justiça e sobre a liberdade dos índios. . Junho de 1654 – P.e António Vieira resolve embarcar para Lisboa com o fim de alcançar novas leis a favor dos índios.

Sermão de Santo António Três dias antes do embarque para Lisboa, na festa de Santo António – 13 de Junho de 1654 –, em S. Luís do Maranhão, P.e António Vieira sobe ao púlpito e causa grande surpresa: em vez de, simplesmente, enaltecer as virtudes e os milagres de Santo António... ...relembra o ambiente adverso que reinava contra ele, sossega os ouvintes e declara-lhes que, visto não o quererem ouvir, vai, a exemplo de Santo António, pregar aos peixes, que estavam ali a poucos passos. E profere uma das melhores obras oratórias de sempre: O Sermão de Santo António

Sermão de Santo António Estrutura de um Sermão Introdução – Exórdio Desenvolvimento – Exposição e Confirmação Conclusão – Peroração

Sermão de Santo António Exórdio Capítulo I . O conceito predicável: «Vós sois o sal da terra» – há muitos pregadores; – a Terra está corrupta, ou porque o sal não salga ou porque a Terra não se deixa salgar… . Santo António como exemplo de pregador – como os homens não o ouviam, pregou aos peixes; – Padre António Vieira vai seguir o seu exemplo.

Sermão de Santo António Exposição e Confirmação Capítulos II, III, IV e V . Cap. II – Louvores aos peixes em geral . Cap. III – Louvores aos peixes em particular . Cap. IV – Repreensões aos peixes em geral . Cap. V – Repreensões aos peixes em particular

Sermão de Santo António Exposição e Confirmação Capítulos II, III, IV e V . Cap. II – Louvores aos peixes em geral – bons ouvintes («ouvem e não falam»); – primeiras criaturas criadas por Deus; – obedientes; – prudentes (recusam a convivência com o homem).

Sermão de Santo António Exposição e Confirmação Capítulos II, III, IV e V . Cap. III – Louvores aos peixes em particular – o peixe de Tobias; – a rémora; – o torpedo; – o quatro-olhos.

Sermão de Santo António Exposição e Confirmação Capítulos II, III, IV e V . Cap. IV – Repreensões aos peixes em geral – comem-se uns aos outros, com a agravante de os grandes comerem os pequenos; – ignorância, cegueira e vaidade.

Sermão de Santo António Exposição e Confirmação Capítulos II, III, IV e V . Cap. V – Repreensões aos peixes em particular – os roncadores; – os pegadores; – os voadores; – o polvo.

Sermão de Santo António Peroração Cap. VI . Retoma dos argumentos utilizados. . Apelo aos ouvintes para que respeitem, venerem e louvem a Deus. . Louvor a Deus.

PADRE ANTÓNIO VIEIRA António Vieira   O céu ‘strela o azul e tem grandeza. Este, que teve a fama e a glória tem, Imperador da língua portuguesa, Foi-nos um céu também. No imenso espaço seu de meditar, Constelado de forma e de visão, Surge, prenúncio claro do luar, El-Rei D. Sebastião. Mas não, não é luar: é luz do etéreo. É um dia; e, no céu amplo de desejo, A madrugada irreal do Quinto Império Doira as margens do Tejo. Fernando Pessoa, Mensagem, 31-7-1929

PADRE ANTÓNIO VIEIRA António Vieira Filho peninsular e tropical   Filho peninsular e tropical De Inácio de Loyola, Aluno do Bandarra E mestre De Fernando Pessoa, No Quinto Império que sonhou, sonhava O homem lusitano À medida do mundo. E foi ele o primeiro. Original No ser universal... Misto de génio, mago e aventureiro. Miguel Torga, Poemas Ibéricos, 1965

FIM PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009 PADRE ANTÓNIO VIEIRA FIM