GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Urbana.
Advertisements

DAFEN A Cidade Dos Copistas Ligue o som.
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
Hip hop.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
MOVIMENTO HIP HOP.
PINTURA MURAL.
Os lugares que formam o mundo
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Grafites e grafiteiros
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
DIAGRAMA JOÃO 3:16.
Pierre Auguste Renoir
O ARTISTA QUE ME FEZ Texto: Luiz Gonzaga da Silva
IDENTIDADE VIRTUAL Dificilmente temos consciência do que é significativo em nossa própria existência, e isso certamente não deve preocupar nosso vizinho.
queríam dedicar-se à pintura.
Corpus Christi Ligue o som.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
 No século XV, numa pequena aldeia perto de Nuremberga, vivia a família Durer com vários filhos. Para ter pão na mesa para todos, o pai trabalhava cerca.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
As Quatro Leis Espirituais
Gostava tanto de você Recebi este texto de uma amigo e não sei de quem é a autoria. Porém, ele é bastante interessante e nos faz refletir sobre a vida.
Arte na rua Trabalho realizado por: Sara Galego Tatiana Gouveia.
Movimento Hip Hop.
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
Uma atitude que muda tudo
By Búzios Slides CONFISSÕES De MIM Clique para avançar.
Essa é a Mel. Faz sete anos que eu a ganhei. Mestiço de Labrador, doce, companheira. Onde quer que eu fosse, lá estava ela ao meu lado.
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Arte Romana.
. Dizem que é de Bocage AUTOMÁTICO . Seja fino ou muito grosso É um órgão muito querido.
Grafite Sim! Pichação Não!
Diverte-te com Hip-Hop
Curiosidades do Hip Hop - Dança
Maria Rita.
E.E. Dom José de Camargo Barros Indaiatuba, disciplina de filosofia. Trabalho de Filosofia do 4ºbimestre de Siron Franco: Vida e arte. Siron Franco:
Eu sou uma poetisa.
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Irving Penn Trabalho realizado por:
A BASE DA VIDA É O AMOR Texto de Angela Maria, coletado
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Luiza Monteiro.  Com o advento da internet e dos recursos tecnológicos de uma maneira geral, a forma de comunicação entre as pessoas mudou consideravelmente.
Denise Dubiella.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Transição automática Ligue o Som ANO VELHO... ANO NOVO!!!! Estamos no último dia do ano de
Não sei precisar quando, mas um dia acordei muito triste. Apesar do dia estar claro e ensolarado, eu estava muito cinza. Como um robô me levantei...
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
. Poema escrito e declamado – ligue o som “ADVINHA” (origem e autoria: Portugal, dizem ser de autoria de Bacage). DA SÉRIE: BRINCANDO COM A LÍNGUA.
A arte dos grafiteiros © João Vieira Grafite, é o nome dado às inscrições feitas em paredes. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho.
Vandalismo  Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios.
PICHAÇÃO E GRAFITE.
Prof. Artur Matuck Gabriela Nakano Juliana Harami Renata Cristina Raony Iaconis.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
Transcrição da apresentação:

GRAFITE (OU PICHAÇÃO???)

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo.

A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta • Grafiteiro/writter: o artista que pinta. • Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro. • Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos. • Tag: é assinatura de grafiteiro. • Toy: é o grafiteiro iniciante. • Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

“O grafite é uma manifestação cultural, como qualquer outra arte “O grafite é uma manifestação cultural, como qualquer outra arte. O cenário melhorou muito nestes últimos 20 anos. Mas, apesar de sermos bastante reconhecidos fora do Brasil, ainda somos um pouco marginalizados por aqui” (Oswaldo Júnior, o Juneca, um dos principais nomes do grafite brasileiro)

O problema, muitas vezes, é acordar e ver o muro da sua casa todo colorido com uma obra de arte que não é do seu gosto. “Não suporto esses negócios. Todo ano tenho de pintar a fachada da minha casa. É sempre a mesma história, não passa nem uma semana e já está todo cheio de desenhos. Nunca pedi para fazer nada no meu muro, mas não adianta. Muro para mim é branco”, afirmou Benedita Amaral, moradora do bairro do Limão, de 92 anos .

Diferente da pichação, que usa apenas letras, o grafite ganhou espaço nas grandes metrópoles – nos muros, nos vagões de trens, nos viadutos e nas vias expressas. Porém continua, na maior parte dos casos, sendo uma arte marginalizada.

No Brasil, o grafite ganhou força no final da década de 70, com artistas como Alex Vallauri, que deixou as galerias de arte para começar a se expressar nas ruas. Falecido no dia 27 de março de 1987, Vallauri foi homenageado e a data de sua morte passou a ser do dia do grafite em São Paulo.