Lei de bases do sistema Educativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização do Sistema Educativo
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Alguns princípios fundamentais a considerar:
A situação da Igualdade de Género em Portugal
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Desenho de políticas educativas
Conjunto de estruturas
Análise e Gestão Escolar 2005/20061 Organização Geral do Sistema Educativo Realizado por: Ana Mafalda Pinto; Elisabete Carneiro; Lurdes Baldé; Marta Fernandes;
Trabalho realizado por: Ana Cristina Serra nº Ana Maria Fraga nº Ana Maria Silva nº Célia Afonso nº Célia Carneiro nº Licenciatura.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Máscaras Africanas.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Desafio das novas tecnologias
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
V Congresso Internacional
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Princípios de acesso á actividade Física
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Curricular
{ Trabalho realizado por: João Henrique João Santos.
Departamento do Ensino Secundário
Lei de bases da actividade física e desportiva
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Autoavaliação Institucional e a CPA
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
Num contexto particular...
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS Gestão do Ensino, Pesquisa e Extensão Prof° Esp. Walber Rodrigues da Silva.
Escola Secundária Fernando Namora
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
Roteiro da Aula Convivência
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Educação corporativa no Brasil - 01
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Medidas Ativas de Emprego
Projeto de Intervenção Elaborado por: Ariana Fulgêncio ( ) Diana Vieira ( ) Élia Teixeira ( ) Kelly Mendes ( ) Promoção.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A CIDADANIA EMRC E A CIDADANIA.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
RISKS CONSORTIUM (Direito) Ciência 2010 Lisboa, 5-6 Julho, 2010.
Transcrição da apresentação:

Lei de bases do sistema Educativo Definição Âmbitos Princípios

Definição e Âmbito A lei de bases do sistema educativo estabelece as regras gerais de educação. Entende-se por sistema educativo o conjunto de meios que permitem exercer o direito à Educação.

Definição e Âmbito A educação tem por objectivo global o desenvolvimento da personalidade, o sentido social e democrático. O sistema educativo utiliza um conjunto organizado de estruturas e acções da responsabilidade de entidades públicas e privadas sob a coordenação do M.E.

Definição e Âmbito Âmbito geográfico: Território Português Comunidades Portuguesas no estrangeiro Locais onde existe interesse pela cultura portuguesa.

Princípios Gerais Organizativos

Princípios Gerais 1. Todos os Portugueses têm direito à educação e à cultura. 2. É da responsabilidade do estado garantir igualdade de oportunidades de sucesso e acesso escolares.

Princípios gerais 3. Garantia da liberdade de aprender e ensinar, tendo em especial atenção os seguintes princípios: a) A programação da Educação e Cultura deve ser isenta de directrizes filosóficas, políticas, estéticas, ideológicas e religiosas. b) O ensino público não será confessional. c) Direito à criação de escolas particulares e cooperativas.

Princípios gerais 4. Resposta às necessidades da realidade social, promovendo o desenvolvimento da personalidade e cidadania. 5. Incentivar a formação de cidadãos interventivos com espírito democrático e crítico.

Princípios Organizativos Defesa da identidade nacional e noção de patriotismo, respeitando a diversidade cultural entre os diferentes povos. Proporcionar meios que permitam uma reflexão consciente sobre os diferentes valores espirituais, estéticos, morais e cívicos. Assegurar a formação cívica e moral.

Princípios Organizativos d) Assegurar o direito à diferença, assim como a sua valorização. e) Direito a uma formação profissional sólida de acordo com os seus interesses capacidades e vocações. f) Contribuir para a realização pessoal e comunitária dos indivíduos.

Princípios Organizativos g ) Descentralizar estruturas e acções educativas, fornecendo um leque de opções, igualmente acessíveis a toda a população. h) Proporcionar a oportunidade de aprendizagem independentemente da idade ou do motivo, para ambos os sexos.

Princípios Organizativos i) Participação activa de todos os intervenientes no processo educativo, na definição, administração e gestão do sistema escolar.

Trabalho realizado por: Elisabete Pereira nº13046 João Dias nº13096 João Mouro nº14804 Magda Charrua nº13888 Nelson Silva nº12243 Sandrina Brito nº13252 Licenciatura em Ensino de Ciências da Natureza Análise Gestão Escolar Setembro 2005