Consequências para o Planeta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Homem como agente de mudanças ambientais
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas brasileiros e domínios climáticos
Alterações Climáticas Um problema de todos
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
Dentro de um século, os habitantes das zonas costeiras terão de enfrentar inundações regulares associadas a tempestades. Estes habitantes terão de reconstruir.
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Aquecimento Global.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Aquecimento global.
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
CLIMA DAS AMÉRICAS.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
Cuidado! O Aquecimento Global está aí!
Väder- och Klimatförändringar
Síntese dos Relatórios IPCC e PBMC
ANÁLISE DE RISCO E TENDÊNCIA CLIMÁTICA DEFESA CIVIL DE SÃO PAULO JANEIRO DE 2012.
Elementos e fatores climáticos
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
Fenômenos Meteorológicos
Apresentação de : Ana Nogal Mónica Pereira Andreia Moura
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Aquecimento Global.
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Alterações Climáticas
A Terra: as estações do ano
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Trabalho elaborado por:
Aquecimento Global O oceano e seus habitantes serão irreversivelmente afetados pelo impacto do aquecimento global e as mudanças climáticas. Os cientistas.
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Prof. Jefferson O Clima.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
Problemas Ambientais.
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).
AQUECIMENTO GLOBAL Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores no planeta como nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por.
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de geografia por: Maria Rita Santos Turma: 9ºA Nº: 16 Data:
Aquecimento Global.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
FATORES CLIMÁTICOS.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
LATITUDE. LATITUDE "Quanto maior a latitude, menor a temperatura"
Dinâmica Climática.
O Efeito Estufa.
Classificação Climática
DINÂMICA CLIMÁTICA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
Fatores de influência climática
Easy.
Causas das Alterações Climáticas. Emissões de CO2 por sectores e por países, em osphere/atmosphere02-16.html.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
SOS Oceanos – aquecimento global Se continuarmos a poluir como agora, estas belezas Naturais vão-se extinguir!
Transcrição da apresentação:

Consequências para o Planeta “E para o cidadão comum alterações climáticas também já deixou de ser expressão abstracta. As 37 mil vítimas mortais da onda de calor de Julho de 2003, na Europa, ou a sucessão de superfuracões que nos últimos três anos fustigaram as Caraíbas, Florida e golfo do México despertaram consciências. Mas será que o problema se arrisca a ser uma moda, para depois voltar tudo à mesma? “ in DN Online 2005

Consequências para o Planeta Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. - Como já deves saber, a diminuição da cobertura de gelo,o aumento do nível do mar e as mudanças dos padrões climáticos são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as actividades humanas mas também os ecossistemas.

Consequências para o Planeta Aumento da temperatura global permite que um ecosistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.

Consequências para o Planeta Aumento do nível do mar: - está a aumentar entre 0.01 a 0.025 metros por década e em alguns países insulares do Oceano Pacífico são expressivamente preocupantes, porque rapidamente poderão estar debaixo de água. expansão térmica da água

Consequências para o Planeta Aumento do nível do mar: Alguns cientistas estão preocupados que no futuro, a camada de gelo polar e os glaciares derretam significativamente. Se isso acontecesse, poderia haver um aumento do nível das águas, em muitos metros. No entanto, os cientistas não esperam um maior derretimento nos próximos 100 anos e prevê-se um aumento do nível das águas entre 14 e 43 cm até o fim deste século. (Fonte: IPCC) Degelo polar e dos glaciares

Consequências para o Planeta in: http://www.globalwarmingart.com/

Consequências para o Planeta Aumento da evaporação: - O aquecimento da superfície favorece um aumento da evaporação nos oceanos, o que fará com que haja na atmosfera mais vapor de água (o gás de efeito de estufa mais importante, sobretudo porque existe em grande quantidade na nossa atmosfera). - Poderá significar um “reforço” do aquecimento da superfície e nesse caso poderemos esperar, um aquecimento médio de 4 a 6ºC na superfície

Consequências para o Planeta Aumento da evaporação: - Poderá provocar pesados aguaceiros e mais erosão. Progressivo Aquecimento Global

Consequências para o Planeta Nuvens - Controlam a energia que entra e que sai do sistema (planeta). - Podem arrefecer a Terra, ao reflectirem a luz solar para o espaço, e podem aquecê-la por absorção da radiação infravermelha radiada pela superfície, de um modo análogo ao dos gases associados ao «efeito de estufa». - O efeito dominante depende de muitos factores, nomeadamente da altitude e do tamanho das nuvens e das suas gotículas. Equilíbrio Energético

Consequências para o Planeta O aquecimento global também pode apresentar efeitos menos óbvios: - A Corrente do Atlântico Norte, por exemplo, é provocada por diferenças de temperatura entre os mares. E aparentemente ela está a diminuir à medida que a temperatura média global aumenta. - Áreas como a Escandinávia e a Inglaterra que são aquecidas pela corrente poderão apresentar climas mais frios devido ao aumento do aquecimento global.

Consequências para o Planeta Efeitos Positivos - Os aumentos de temperatura e de concentrações de CO2 podem aumentar a produtividade do ecossistema. - Observações de satélites mostram que a produtividade do hemisfério Norte aumentou desde 1982. - No entanto, o total da quantidade de biomassa produzida não é necessariamente muito boa, uma vez que a biodiversidade pode diminuir, o que poderá provocar a extinção de algumas espécies.

Consequências para o Planeta Portugal - Até ao final do século, o nosso país vai debater-se com fenómenos extremos como chuvas intensas e períodos de seca. O risco de cheias irá agravar-se em todo o litoral. - A subida do nível do mar trará efeitos no litoral, no que respeita ao «agravamento da erosão, aumento das áreas inundadas e modificação do regime das marés». - Em termos anuais, deverá ocorrer uma diminuição da precipitação até ao fim do século, «podendo ser superior a 30 por cento no Sul do país» . Neste cenário, o Algarve poderá perder «mais de 40 por cento de chuva, variando entre 10 e 30 por cento no Norte e Centro do país Fonte: SIAM

Consequências para o Planeta Portugal - Quanto à temperatura, irá verificar-se um aumento substancial da frequências de «dias muito quentes» e noites tropicais cada vez mais frequentes até ao fim do século XXI. - O Sul do país será o mais afectado sendo provável que venha a registar «mais de 100 dias por ano com temperaturas acima dos 35 graus, sobretudo no interior» . - Entre 1931 e 2000, verificou-se que os seis anos mais quentes aconteceram nos últimos 12 anos do século XX (1997 bateu todos os recordes). Mais recentemente, o ano 2001 teve um Inverno muito seco, apesar de, no ano anterior, a mesma estação ter sido das mais chuvosas dos últimos 30 anos (imprevisibilidade climática). Fonte: SIAM

Consequências para o Planeta Portugal (período de Verão) a) Situação actual b) Previsão 2080-2100