ADM. Mercado Exterior Órgãos Internacionais e Blocos Econômicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
Advertisements

ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
Blocos Econômicos.
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
BLOCOS ECONÔMICOS.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
Prof. Jeferson C. de Souza
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
UNIÃO EUROPEIA.
Blocos econômicos mundiais
GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
8D Nomes – Roger 17 e Cassiel 4
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
Comércio Internacional
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
Prof. Jeferson C. de Souza
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
SADC NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
INTEGRAÇÃO REGIONAL.
Associação de Nações do Sudeste Asiático
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
Trabalho de geografia : Mariana Mussallam , Clara Nassif, Pietra Biachi Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) BLOCOS ECONOMICOS.
GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
Blocos econômicos-APEC
Capítulo 19 – O comércio internacional
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Sistemática de Importação e Exportação
Macroeconomia Economia Internacional
Associação de Nações do Sudeste Asiático
Fundamentos do Comércio Exterior
BLOCOS ECONÔMICOS.
Organismos Financeiros Internacionais
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
Organizações Internacionais
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Gestão de Logística & Economia
Comunidade Européia (pág 06) - –Surgiu na Guerra Fria onde colaborou para a hegemonia norte-americana sobre a Europa ocidental. –Na década de 1990, as.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
FASE DO CAPITALISMO FINANCEIRO DOUTRINA: NEOLIBERALISMO
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
Multipolaridade econômica blocos econômicos
O mundo dividido na era da Globalização
Blocos Econômicos.
A nova regionalização do mundo
GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA
Professor: Jeferson Melo 2015
Blocos Econômicos Professor: Jeferson Melo Junho 2014.
MARKETING INTERNACIONAL
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
Blocos Econômicos Professor: Jeferson Melo Blocos Econômicos Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.
Transcrição da apresentação:

ADM. Mercado Exterior Órgãos Internacionais e Blocos Econômicos Prof. MSc. Cláudio Cabral

Nova estrutura Econômica Internacional no Pós-Guerra Com o fim da 2 Guerra Mundial em 1945, houve a possibilidade de adotar uma nova estrutura econômica mundial. Surgiu um conjunto de critérios e normas que regulam economia, finanças e comércio internacional. Criaram-se órgãos e instrumentos para suportar a nova estrutura.

Nova estrutura Econômica Internacional no Pós-Guerra Os Estados Unidos consolidaram sua liderança e hegemonia no mundo. Em julho de 1944, em Bretton Woods, EUA, organizou-se a Conferência Monetária e Financeira Internacional das Nações Unidas e Associadas. A reunião dos países que foram os vencedores da guerra teve por finalidade reestruturar comércio e finanças internacionais.

Nova estrutura Econômica Internacional no Pós-Guerra Os EUA saíram ainda mais fortalecidos, pois conseguiram, por exemplo, ter o Dólar como moeda-padrão no comércio internacional. Três órgãos foram criados: FMI (Fundo Monetário Internacional; BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio).

FMI – Fundo Monetário Internacional Objetivos: Cooperação monetária entre as nações; Ajuda no ajuste dos balanços de pagamentos dos países membros; Empréstimos;

FMI – Fundo Monetário Internacional Ações: Estimula o desenvolvimento do comércio internacional; Promove a estabilidade cambial; Estabelece um sistema multilateral de pagamento; Fornece empréstimos para corrigir desequilíbrios temporários no Balanço de Pagamentos.

FMI – Fundo Monetário Internacional Premissas: Para obter empréstimos os países devem se submeter a rigorosos ajustes ditados pelo FMI. Enfraquecimento: Em 1971, os EUA desvinculam a paridade do dólar com o ouro provocaram um forte impacto internacional, e enfraqueceram o FMI.

Foi pouco eficaz em relação aos países menos desenvolvidos. BIRD- Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - Banco Mundial Financiou a reconstrução dos países (da Europa especialmente) capitalistas atingidos pela Segunda Guerra Mundial. Foi pouco eficaz em relação aos países menos desenvolvidos. Atua em sintonia com o FMI, seguindo a mesma orientação.

BIRD- Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - Banco Mundial Fornecedor de crédito para investimentos produtivos nos países subdesenvolvidos; O país que toma empréstimo no Banco Mundial deve se submeter as exigências dele e do FMI; Avalista de empréstimos efetuados por capitais particulares para fomentar projetos de desenvolvimento.

Blocos Econômicos Com a globalização, surgem os blocos econômicos para facilitar o comércio entre seus países membros. Suas ações visam: Redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias; Facilitação da burocracia; Facilitação do tráfego de mercadorias;

Blocos Econômicos Blocos econômicos são formados, normalmente, entre países vizinhos ou que possuam afinidades culturais e comerciais. Ficar fora de um Bloco Econômico pode levar o país ao isolamento comercial.

Blocos econômicos-Nafta Fazem parte do NAFTA ( Acordo de Livre Comércio do Norte ) os seguintes países : Estados Unidos da América, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 . Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona de livre comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.

Blocos Econômicos-Mercosul O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Objetivos: Eliminar as barreiras comerciais Estabelecer tarifa zero entre os países.

Blocos Econômicos- Pacto Andino Bloco econômico da América do Sul formado por: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru . Foi criado no ano de 1969. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos ainda seja o principal parceiro econômico.

Bloco Ecnômico-APEC A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 na Conferência de Seattle. Integram este bloco econômico os seguintes países: Estados Unidos da América, Japão, China, Formosa (Taiwan), Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Canadá, México e Chile. Somadas a produção industrial de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial.

Bloco Econômico- União Européia A União Européia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Formado pelos países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Possui uma moeda única que é o Euro, um sistema financeiro e bancário comum. É o bloco mais avançado atualmente.

Bloco Econômico-União Européia Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia. A União Européia possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos : Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.

Obrigado Até a próxima aula