5ª Jornada Ibero-americana da Rede Meio Ambiente Subterrâneo e Sustentabilidade ASPECTOS GEOMECÂNICOS DA CARACTERIZAÇÃO AO MONITORAMENTO DO COMPORTAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas de Carga e Deformação
Advertisements

Integração entre áreas de Engenharia / Obra / Manutenção
NRM - Normas Regulamentadoras da Mineração - Especificidade na Indústria de Areia e Brita Bom dia senhoras e senhores. Lavra a Céu Aberto.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA
Aula 05.
ANÁLISE DOS DANOS DO USO DE EXPLOSIVOS NAS ABERTURAS SUBTERRÂNEAS
ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE)
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
MINERAIS E ROCHAS.
REESCORAMENTO Engº JOSÉ LUIZ ARY Engº WILLIAN RODRIGUES.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Métodos de lavra subterrânea
INICIAR SAIR Módulo: Geotecnia Versão
Propriedades Mecânicas dos Materiais
5ª Jornada Ibero-americana da Rede Meio Ambiente Subterrâneo e Sustentabilidade CONJUGAÇÃO DE SUPORTES PARA A ESTABILIDADE GEOMECÂNICA DE ESCAVAÇÕES SUBTERRÂNEAS.
MAPEAMENTO GEOMECÂNICO EM ABERTURAS SUBTERRÂNEAS ESTÚDIO DE CASO MINA ARAES – MG - BRASIL  YULDER CARDENAS VILCA Engenheiro Geólogo Pleno, Geomecanicista.
Construção civil Fundações diretas
Autor Doutorando Alex Francisco Antunes
Projeto: Capacitação em GP
Princípios do SCO.
Deslocamentos e deformações
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
ANÁLISE DE SEGURANÇA DA TAREFA
Fundações Aula III.
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS POLÍMEROS
Experimentação Algorítmica
Teste de Software Conceitos iniciais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICAÇÃO DE MÉTODOS NUMÉRICOS NA MODELAGEM E INVERSÃO GEOFÍSICA Adeilton.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Gestão de defeitos.
A árvore. Estrutura - Função
Dinâmica da interação entre cápsula porosa água e ar
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
ORIGEM DO TESTE DE IMPACTO
DIMENSIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS DE LAVRA SUBTERRÂNEA
Tecnologia de Construção I Levantamentos Preliminares
Adensamento Camilla Borges.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Barragens de contraforte
Reavaliação das Resistências a Compressão e a Tração de Concretos com Diferentes Consistências e Relações a/c Luciana Kataoka; Ana Carolina Marques; Paulo.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Projeto Estrutural e Segurança
Sistema de Classificação Geomecânica de Maciços Rochosos
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO ESTRUTURAL VISANDO AUMENTO DA CAPACIDADE DE CARGA DE EQUIPAMENTOS DINÂMICOS PONTES ROLANTES Participantes: André Martins de.
Disciplina Vias de Comunicacao II
Uma proposta para organizar Avaliação:
ROCHAS METAMÓRFICAS.
Certificação e Auditoria
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
UNIDADE 2 – ZEROS DAS FUNÇÕES REAIS
Introdução Planejamento de Mina
PLANEJAMENTO de longo prazo
Falha Local de Painéis Reforçados – Método Gerard
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Prof MSc Maurício Capucim
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia de engenharia Ano: 3ro
ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES SUBTERRÂNEAS
Transcrição da apresentação:

5ª Jornada Ibero-americana da Rede Meio Ambiente Subterrâneo e Sustentabilidade ASPECTOS GEOMECÂNICOS DA CARACTERIZAÇÃO AO MONITORAMENTO DO COMPORTAMENTO DE SUPORTE DE ESCAVAÇÕES DE LAVRA SUBTERRÂNEA   José Margarida da Silva Escola de Minas, UFOP/Brasil

Apresentação Trabalho enfatiza: importância das investigações geotécnicas iniciais, da determinação dos parâmetros geotécnicos para definição da sustentação de escavações subterrâneas, mostra situações reais, compara contribuições de enchimento e de ancoragens à resistência de pilares, cita resultados de instrumentação do suporte de minas subterrâneas já existentes e no projeto de novas minas, envolvendo parâmetros geomecânicos.

Introdução Elaboração de um projeto de mineração - conhecimento de certos parâmetros que reflitam comportamento da massa a ser lavrada, pois são alteradas condições de equilíbrio em que a mesma se encontra. Questões geotécnicas: tipo de suporte, vão estável na lavra, geometrias potenciais de ruptura das escavações, dimensões dos salões e dos pilares. Impacto significativo na seleção do método de lavra e também no projeto do realce.

Introdução Nas últimas décadas, desenvolvimento da Engenharia de Maciços Rochosos tem permitido avanços significativos nas técnicas. Informações geotécnicas raramente são obtidas durante estágios de delimitação do depósito e de estimativa das reservas. Resistência e outros dados (permeabilidade, deformabilidade, características do maciço que variam com o tempo, consequências da exposição das rochas às condições ambientais da mina e sequência de extração mais adequada) só disponíveis durante lavra.

Avaliação geotécnica preliminar Objetivo: prever comportamento do maciço quando as escavações são executadas e como elas afetarão a segurança e economicidade do projeto. Pode se iniciar com aplicação de métodos geofísicos e mapeamento regional para analisar geologia estrutural, procurando determinar feições estruturais (falhas, dobras, diques e outras). Informação disponível e interpretação dos ciclos tectônicos são indispensáveis para definir direção da tensão dominante.

Avaliação geotécnica preliminar Propriedades e características do maciço que devem ser analisadas: fraturas principais, resistência ao cisalhamento, comprimento e espaçamento de juntas, hidrologia; alteração; preenchimento; abertura de descontinuidade; RQD.

Exemplo Mina Sudeten Mountains (Polônia, cobre, câmaras e pilares) Para cada litologia importante (dolomitos, calcários dolomíticos, xistos e arenitos) são determinados para a precisão do projeto de atirantamento: densidade, resistência à compressão, resistência à tração, resistência ao cisalhamento, módulo de deformação, coeficiente de Poisson, índice de rock burst, entre outros (Hustrulid e Bullock, 2001).

Caracterização de enchimento Rigidez x Deformabilidade, resistência, permeabilidade. Enchimento pouco compressível favorece fraturamento da rocha na frente de desmonte -> menor capacidade de carga. Enchimento muito compressível também levará o arco de tensão para o interior do material de enchimento. Se rocha do teto é muito rígida, enchimento pode não ser suficientemente comprimido, para transferir a descompressão do teto da frente de trabalho -> instalação de tensões intensas, grande risco de acidentes.

Caracterização de enchimento Permeabilidade para facilitar drenagem: acima de 20 mm/h (< 10% finos). Projeto de enchimento: percentual de sólidos, tensões internas ao enchimento, cargas sobre barreiras de contenção e drenagem, resistência de enchimento e barreira. Enchimento hidráulico acontece em dias, sendo necessário conhecer altura do enchimento e da água através da operação e quando drenagem cessará. Tempo de assentamento do enchimento é crítico para sucesso do método, pois o enchimento deve ser disposto em tempo para assumir alguma ou toda carga originalmente superposta ao minério no alargamento.   Brady & Brown (2006) - colocação simultânea de agregados ou enchimento seco e em polpa cimentado pode: reduzir custo de enchimento, estender a capacidade da planta, facilitar o ciclo.

Aplicação Lupin Mine

Aplicação Barrick Bullfrog Mine - faixas de aplicação do backfill (Hustrulid e Bullock, 2001): alta resistência – adição de 7% de cimento (em frentes de lavra), baixa resistência – 3 a 4 % (cabeceiras na lapa). Mina Serra da Fortaleza (níquel, Votorantim) - treinamento especializado em cada tipo de suporte (Nantes, 2011).   Mina Lamego (ouro, AngloGold) - recomendação de suporte por área, considerando-se (Lima, 2011): classificação do maciço, condição local de mergulho do corpo, vão a ser praticado, tipo de operação (desenvolvimento ou lavra), entre outros parâmetros.

Monitoramento Objetivos principais: verificar validade das suposições, aferição do modelo e propriedades do maciço; assegurar condições de segurança, por exemplo, controle das deformações, pressões de água, carga nos suportes; informações localizadas, para implementação de medidas de segurança (zona de cisalhamento, estrato menos resistente e outros).

Plano de controle do maciço rochoso Devem ser considerados (MOSHAB, 1997): profundidade de lavra, condições esperadas do corpo de minério e das rochas encaixantes, dimensões das operações; número, tamanho, forma, orientação e proximidade dos corpos em lavra, método de lavra, taxa de produção, tamanho, forma, orientação das escavações, grau de mecanização.

Documentação A aplicação de suportes e seus efeitos têm características próprias de cada mina. Para propiciar informação relevante dos eventos de ruptura em minas, têm sido propostos relatórios simples verbais e escritos. Informação usada para analisar fatores que incluem: local da ruptura, dimensões alcançadas, qualidade do maciço, detalhes de escavação, suporte e reforço; informações de monitoramento.

Exemplos Mineração Caraíba (cobre, Barrocas- BA) - inspeção geomecânica com formulário: relação da ruptura com frente de avanço (direção, mergulho); condições observadas - intensidade do fraturamento: abertura, rugosidade, preenchimento, alteração; presença de água, blocos instáveis, ruídos na rocha, sobrequebra (overbreak); detalhes da contenção (tipo, comprimento, espaçamento); conformidade com recomendações, índice de qualidade da rocha, proximidade com grandes escavações.

Exemplos Mina Roça Grande (ouro, Jaguar), entre outras - momento de reunião de equipe com relatos de ocorrências. Mina Cuiabá (ouro, AngloGold) - protocolo geomecânico: dados obtidos de instrumentação (convergência do maciço), são afixados em mapas na entrada de cada escavação em código de cores (vermelho, amarelo, azul e verde), conforme risco de cada situação.

Trabalhos Mina do Moinho (Portugal) capacidade de ancoragem dos cabos instalados em locais considerados mais críticos. Valores ensaiados se aproximaram bastante do valor teórico calculado para carga de ruptura. Verificou-se que o elemento mais fraco foi o cabo (Couto, 2002). Minas Baltar (calcário, Brasil), Belluno (carvão, Brasil), Cuiabá (ouro, Brasil), Cayeli (Turquia), entre outras - extensômetros para medição da distância entre pontos do interior do maciço e da seção da escavação.  

Trabalhos Minas Cuiabá e Lamego (ouro, Brasil), Perseverance (Austrália), Ouro Fino (ouro, Brasil), Ipueira (cromo, Brasil), Serra da Fortaleza (níquel, Brasil) - medições de convergência para avaliar distâncias entre pontos da seção escavada. Minas Caraíba (cobre, Brasil), Fazenda Brasileiro (ouro, Brasil) - varredura a laser. Minas Cannington (Austrália), São Bento (ouro, Brasil), Ipueira (cromo, Brasil), Serra da Fortaleza (níquel, Brasil) - teste de arrancamento da ancoragem (pull test). Mina Doyon Gold (realce em subníveis, enchimento) - células de pressão. Mina Cuiabá (ouro, Brasil) – células de carga.

Conclusões Enchimento e cabos de ancoragem - requisitos essenciais para vários métodos de lavra especialmente aqueles que precisam limitar efeitos de subsidência e obter grande recuperação de minério, com baixa diluição.  Engenharia geotécnica claramente é parte essencial do processo de lavra como um todo. Desenvolvimento de abordagens e técnicas, incluindo aplicativos computacionais auxilia solução de diversas questões. Considerável quantidade de dados geotécnicos não está disponível para domínio público. Principais técnicas de monitoramento utilizadas : medições de convergência, por extensômetros, testes de arrancamento de ancoragens, resistência de concreto projetado com tempo de aplicação. Relatos entre colegas, mapas em locais visíveis na mina, relatórios formais das empresas e outras medidas implementadas, associadas ao aumento do conhecimento e registro de eventos, podem auxiliar bastante na tarefa de sustentação de escavações.