EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Advertisements

Colocação Pronominal Ilustrada
REGÊNCIA.
Profª. Bia Buganeme Lingüista/USP
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
Português Professora: Pollyanna Mattos Professora Pollyanna Mattos 1.
Regência Verbal Quando falamos em regência verbal, estamos nos referindo ao fato de o verbo vir ou não seguido de preposição. Alguns verbos causam dificuldades,
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
Regência Verbal Professora: Josi
Regência verbal.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
O que você deve saber sobre
PREDICAÇÃO VERBAL.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
REGÊNCIA VERBAL.
Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
REGÊNCIA Regência nominal e Regência verbal.
Profª.: EDILAINE PEREIRA DE SOUSA
Professora: Raysa Ferreira
Universidade veiga de almeida Professora sabine mendes
Concordância Verbal Exercício Profª: Adriane Eloi.
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
Regência Verbal.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Análise Sintática Parte 2.
Regência verbal e nominal
Transitividade Verbal
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
EXERCÍCIOS REGÊNCIA VERBAL PROF. : RICARDO ERSE
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Termos essenciais da oração e predicação verbal
EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO E SÍLABAS
EXERCÍCIOS SOBRE VOZ PASSIVA
EXERCÍCIOS SOBRE COLOCAÇÃO PRONOMINAL
PREDICAÇÃO VERBAL.
• O complemento indireto
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
Pronomes Relativos.
EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
PRONOMES OBLÍQUOS FUNÇÃO SINTÁTICA.
VERBOS E COMPLEMENTOS VERBAIS MENSAGEM COMPLETA!.
FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Regência PORTUGUÊS - GRAMÁTICA Professora Flávia Rossi R. Albino.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA Professora Cristiane Orzil

Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 1 Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 1.Avalie a regência dos verbos nos itens seguintes: I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele prejudicou o consumidor. II. Como era esperado, preferiu mais a geração Y do que a X. III. Sempre aspirou a uma posição de destaque na empresa. Marque a alternativa CORRETA: (A) Apenas os itens I e II são corretos. (B) Apenas os itens II e III são corretos. (C) Apenas os itens I e III são corretos. (D) Apenas o item III é correto.

TJMG - 2010 – FUNDEP 2. Considerando a regência verbal, assinale a alternativa em que a associação está INCORRETA. A) ―Quem acompanha de boa fé assiste ao alerta diário destes meios contra [...].‖ (linha 32) – O complemento verbal pode ser substituído por LHE. B) A violência assiste em qualquer parte do mundo – Nesta frase o verbo assistir é intransitivo. C) Não me assiste o direito de criticar os meios de comunicação – No sentido de competência ou atribuição o verbo assistir é transitivo indireto. D) Repudiar a violência na tevê é um direito que assiste ao telespectador – No sentido de caber, competir, o complemento verbal pode ser substituído por LHE.

A - O verbo assistir com sentido de “ver” é transitivo indireto e exige a preposição a. Porém os gramáticos condenam a substituição de palavras pelo pronome oblíquo “lhe”, quando ligados a determinados verbos, tais como: assistir (ver), aludir, aspirar, comparecer, recorrer, proceder, preferir e visar. Nesses casos, devemos substituir o oblíquo átono “lhe” pelo tônico “ele”. Sendo assim, a substituição correta seria: “Quem acompanha de boa fé assiste a ele”. B - “Assistir” pode também ter o sentido de “morar”, “residir”, “encontrar-se”. Nesses casos, o verbo é intransitivo e tem sua ideia complementada, normalmente, por um adjunto adverbial de lugar. C - Nesse caso, “assistir” tem o sentido de “caber”, “pertencer”. Nessa situação, o verbo é transitivo indireto, tendo como complemento o oblíquo átono “me”, que exerce, na oração analisada, papel de objeto indireto. D - O verbo “assistir” é usado com a mesma regência da alternativa C. Sendo assim, o lhe poderia perfeitamente substituir o objeto indireto “ao telespectador”.

A. ( ) É necessário obedecer as leis. PMMG 3.Marque a alternativa CORRETA quanto ao domínio da regência verbal: A. ( ) É necessário obedecer as leis. B. ( ) Aspiro um cargo de chefia. C. ( ) Cheguei em casa rapidamente. D. ( ) Nunca esqueci aqueles agradáveis dias ao teu lado.

4.Assinale a alternativa correta com relação à regência verbal: Comunicou as alunas que não haveria aula na semana seguinte. Ainda não pagamos os honorários aos advogados do processo. Paguei o advogado, mas não me sobrou muito dinheiro. Sua decisão obsta o progresso da empresa. Obsta = impede

As aulas a que assisti foram proveitosas. PMMG – 2002 5.Marque a alternativa que contenha erro de regência verbal ou nominal. As aulas a que assisti foram proveitosas. As aulas que assisti foram proveitosas. Ele chamou o filho da vizinha, a qual veio correndo. Ele chamou o filho da vizinha, o qual veio correndo.

a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. 6.(IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:       a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.       b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte de cana.       c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.       d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade.       e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido.

7.(BB) Regência imprópria:       a) Não o via desde o ano passado.       b) Fomos à cidade pela manhã.       c) Informou ao cliente que o aviso chegara.       d) Respondeu à carta no mesmo dia.       e) Avisamos-lhe de que o cheque foi pago.

8.(IBGE) Assinale a opção em que as duas frases se completam corretamente com o pronome lhe: a) Não ..... amo mais. / O filho não ..... obedecia. b) Espero-..... há anos. / Eu já ..... conheço bem. c) Nós ..... queremos muito bem. / Nunca ..... perdoarei, João. d) Ainda não ..... encontrei trabalhando, rapaz. / Desejou-..... felicidades. e) Sempre ..... vejo no mesmo lugar. / Chamou-..... de tolo.

9.(UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de "acarretar", "produzir como consequência", constrói-se a oração como objeto direto, como se vê em:       a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo.       b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.       c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.       d) O banqueiro implicou-se (envolveu-se) em negócios escusos.       e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.

10.(CESESP-PE) "... trepado numa rede afavelada cujas varandas serviam-lhe de divisórias do casebre". Em qual das alternativas o uso de cujo não está conforme a norma culta? A) Tenho um amigo cujos filhos vivem na Europa. B) Rico é o livro cujas páginas há lições de vida. C) Naquela sociedade, havia um mito cuja memória não se apagava. D) Eis o poeta cujo valor exaltamos. E) Afirmam-se muitos fatos de cuja veracidade se deve desconfiar.

(CESESP-PE) "... trepado numa rede afavelada cujas varandas serviam-lhe de divisórias do casebre". Em qual das alternativas o uso de cujo não está conforme a norma culta? A) Tenho um amigo cujos filhos vivem na Europa. Vivem na Europa OS FILHOS do meu amigo. (O possuído não foi antecedido de preposição) B) Rico é o livro cujas páginas há lições de vida. Há lições de vida nas (em + as) páginas ... Correção: em cujas páginas C) Naquela sociedade, havia um mito cuja memória não se apagava. Não se apagava AS MEMÓRIAS. (O possuído não foi antecedido de preposição) D) Eis o poeta cujo valor exaltamos. Exaltamos O VALOR do poeta. (O possuído não foi antecedido de preposição) E) Afirmam-se muitos fatos de cuja veracidade se deve desconfiar. Não se deve desconfiar DA VERACIDADE. (O possuído é antecedido pela preposição DE)

A frase em que o complemento verbal destacado NÃO 11.CESGRANRIO 2011- PETROBRÁS A frase em que o complemento verbal destacado NÃO admite a sua substituição pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe é: (A) Após o acordo, o diretor pagou aos funcionários o salário. (B) Ele continuava desolado, pois não assistiu ao debate. (C) Alguém informará o valor ao vencedor do prêmio. (D) Entregou o parecer ao gerente para que fosse reavaliado. (E) Contaria a verdade ao rapaz, se pudesse.

GABARITO D A B E C