Regimes autoritários nos anos 30

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Fatores e Características
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Nazismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
O Fascismo.
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
PERÍODO ENTREGUERRAS.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
Itália Alemanha 1 Prof. Paulo Leite - BLOG
23/9/20141www.nilson.pro.br.  A Primeira Guerra Mundial havia acabado, e muitos fatores básicos, considerados raízes desse conflito, não haviam sido.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO– AULA 11 E 12 – 4B
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
Nazismo e Fascismo.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
O Fascismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
COMO FOI POSSÍVEL A ASCENSÃO DE DITADURAS TOTALITÁRIAS?
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Fascismo alemão (nazismo)
1- Antecedentes 1ª Guerra Mundial
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
TRABALHO DE HISTÓRIA NAZI-FASCISMO.
Os Fascismos Itália Alemanha
NAZISMO E FASCISMO.
FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Os Regimes Ditatoriais
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

Regimes autoritários nos anos 30 O Fascismo Está um trabalho razoável, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Enunciaram os princípios do Fascismo mas não os caracterizaram. Existe demasiada informação nalguns slides e informações essenciais não aparecem. Poderias ter dado exemplos mais concretos. Não se justifica num trabalho de pesquisa deste tipo, não existir uma imagem!

As ideias Fascistas O fascismo tem oitos ideias características principais que são: Podiam ter sido aqui indicadas as 8 ideias e nos diapositivos seguintes explicadas.

Nacionalismo: Apenas a raça, ideologia e costumes do país são dignas e válidas, existe um desrespeito por outras raças criando conflitos.

Ideologia Oficial: Existe um controle da publicidade, edição de jornais, revistas, livros, cinema e da rádio para uma propaganda a favor do Estado (não existe liberdade de expressão).

Imperialismo: A disposição dos Estados mais fortes para dominar económica e politicamente os países mais fracos.

Militarismo: O uso da força militar para o controle da oposição fascista. O movimento “camisas negras” defendia o estado. As crianças tinham treino militar e eram educadas na ideologia fascista.

Corporativismo: Forma de organizações agrupando tanto patrões como operários. Os seus inimigos eram a democracia e o comunismo, pretendia conflitos sociais.

Totalitarismo: O Estado e superior aos interesses do povo. O Estado a cima de tudo. “ Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.”

Culto da Personalidade: Considerava-se o tratava-se o Chefe como um deus.

Autoritarismo: O Governo esta a cima de qualquer movimento popular.

Mussolini - Duce Benito Mussolini (1883-1945) foi o chefe de um partido político de extrema direita apoiado por um pequeno grupo de políticos: Partido Nacional Fascista. Esse partido usava a violência como principal arma aos militantes de extrema esquerda e participava nas greves. Está um trabalho razoável, referiste os princípios do Fascismo e caracterizaste-os correctamente. As causas da subida ao poder da extrema direita não são explicitadas. Poderiam ter dados outros exemplos mais concretos. Imagens e cor apropriadas, sendo que não deveriam ter escrito tudo em maiúsculas. Boas sugestões de vídeos. Parabéns.

A Subida ao poder Após um período de grandes perturbações políticas e sociais, período em que alcançou grande popularidade, guindou-se a chefe do partido (Duce), e em 1922 organizou a famosa marcha sobre Roma, um golpe de propaganda. O próprio Mussolini nem sequer esteve presente, tendo chegado de comboio. Usando as suas milícias (chamadas de ‘camicia nera’, camisas negras) para instigar o terror e combater abertamente os socialistas, conseguiu que os poderes investidos o nomeassem para formar governo. Foi nomeado Primeiro Ministro pelo rei Vítor Manuel III, alcançando a maioria parlamentar e, consequentemente, poderes absolutos na governação do país.

O Partido Fascista Em 1919, fundou os Fasci Italiani di Combatimento, organização que originaria, mais tarde, o Partido Fascista. Baseando-se numa filosofia política teoricamente socialista, conseguiu a adesão dos militares descontentes e de grande parte da população, alargou os quadros e a dimensão do partido.

Hitler – Führer Adolfo Hitler (1889-1945) (Führer - significado é Guia) fundou o partido NAZI, a pequena e a média burguesia, operariado e desempregados apoiavam o seu partido. O seu sonho era conseguir entrar na Academia de belas artes, sem compridos os seus objectivos viveu na rua até ser admitido no exército Alemão. Participou com um posto de cabo na 1º Guerra, tendo sido ferido em combate.

Hitler- Frütrer Em 1921, assumiu a chefia do Partido Partido-Nacionalista e colaborou, logo em 1923, uma tentativa tomada ao poder. Fracassado esse golpe, foi, condenado a 5 anos de prisão. Tento comprido só 6 meses de pena. Nos quais escreveu o seu conhecido livro Mein-Kampf em que exponha as suas teorias racistas e anti-semitas.

Subida ao Poder O Partido NAZI teve um grande crescimento, tanto em número de militares como eleitores. Nas eleições de 1932, o partido NAZI foi o mais votado. O presidente da republica nomeou Hitler a Chanceler da Alemanha.

Trabalho elaborado por: Bárbara Rafaela nº5