Cubismo (1907-1918) O Cubismo foi o movimento artístico, iniciado por Georges Braque e FabIo Picasso. O Cubismo foi batizado pelo mesmo crítico que batizou os fauves (Louis de Vauxcelies). Repudia todo o princípio imitativo. Reconstrói o objecto. Rejeita a representação do objecto em função da percepção óptica (substituindo-a por uma visão intelectualizada, subjetiva, globalizante e de tipo geométrico - os objetos figurados são pura criação subjetiva). Desmantela por completo a perspetiva (decompondo o objeto em planos). Representa o objecto de forma plena (mostrando-o simultaneamente de frente, de lado, por cima, por baixo…).
Reduz a cor a tons neutros. Começa a introduzir novos materiais comuns de uso quotidiano (papel, pregos, cordel…). Simboliza o caos da vida moderna contra a beleza da forma (cubos, cones, cilindros...). Temas: naturezas-mortas com objetos do quotidiano (garrafas, copos, instrumentos musicais …).
Desenvolveu-se em duas grandes fases: Com Picasso e Braque (1908/1911) : Cubismo Analítico (geometrização e simplificação das formas, destruição completa das leis da perspectiva, redução da cor a tons neutros e introdução de uma 4ª dimensão – o tempo. Com Juan Gris – (1912/1914): Cubismo Sintético (reconstrução do objecto – os elementos fundamentais são reagrupados, a cor regressa, extrai-se tudo o que é acessório, inútil ou decorativo.).
Expressionismo (1905-1933) “Notei que a pintura tem um valor autónomo, independente da descrição objectiva das coisas. Perguntei a mim mesmo se não se deviam pintar as coisas como as conhecemos e não como as vemos (…). (Picasso)
Georges Braque, 1882-1963
Braque, Porto da Normandia, 1908.
Braque, O viaduto de Estaque, 1908.
Pablo Picasso 1881-1973
Picasso, natureza morta (os pássaros mortos) 1912
Picasso, Blanquita Soares, 1917
Picasso, Guernica 1937.
Juan Gris 1887-1927.
Gris, o jornal, 1916.
Juan Gris Retrato de Picasso, 1912